quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Converte-te e Crê no Evangelho!

A paciência de Deus, sua longanimidade, usando um termo bíblico que S.Paulo aponta como fruto da ação do Espírito Santo nas vidas das pessoas, me encanta! Ele sempre espera, Ele sempre convida, Ele atrai com sua beleza e bondade indizíveis... Quando eu era criança ficava muito impressionada com as imagens da paróquia de Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, Rio de Janeiro, cobertas com longos panos roxos em sinal de recolhimento por conta da Quaresma. Acho que por isso o roxo sempre foi a cor que mais rejeitei em minhas escolhas. O efeito visual porém, contribuiu para que eu entendesse no decorrer na vida e por obra do Espírito Santo a quem a gente vai abrindo a inteligência, os afetos e a liberdade, que por trás do símbolo do recolhimento das imagens havia o chamado para entrar em mim mesma, no que sou e faço para deixar-me novamente pautar pelo amor incansável e desconcertante do Senhor manifestado em Jesus.

Como Deus é amável e amante! Como Ele respeita como ninguém o dom da nossa liberdade! Como conhecê-lo e busca-lo dá sentido à existência da maneira como Deus mesmo pensou e quis que vivêssemos como filhos. Como deve ser doloroso para o Senhor quando o tememos, quando dele fugimos, quando nos deixamos enganar pelos relativismos todos - nossos e alheios - e pautamos a vida muitas vezes ética, correta, com valores de consciência e de bem viver mas longe desta comunhão e amizade pessoal com Ele, indiferentes às realidades espirituais que nossa alma grita sedenta e árida.
Mas é melhor dar notícias... Agradeço às pessoas, amigos e família, irmãos antigos e novos, que têm me escrito com um carinho enorme por conta do acidente. Obrigada pelas orações e o desejo de me consolar, a mim e a todos da Comunidade missionária em Haifa. Nada tem sido fácil mas não me sinto só, nem os de casa. Ontem as entrevistas na Polícia foram longas e cansativas, com suas pitadas de graça por conta do tradutor policial-detetive Ariel judeu-argentino cidadão de Israel que já virou nosso chapa... gente boa, motoqueiro também, que já não aguentava ouvir a mesma história e não entender as mesmas palavras: testemunho, rua. Ainda não recebi a resposta se terei e quando será meu segundo depoimento. Não tivessem os irmãos e Ariel contado com a tradução interna português-espanhol e vice versa que a Lorena fez, até o depoimento sair em hebraico, escrito e falado, só Deus sabe que hora todos teriam saido de lá.
Ontem e hoje voltei ao trabalho pois a rotina sempre ajuda e os meus colegas da Cúria, todos, foram super gentis e demonstraram felicidade e louvor a Deus por estarmos todos vivos, mesmo lamentando o sofrimento pela morte do Edmond Rohana. As visitas em casa não param pois a cultura árabe é assim e todos são e se comportam como uma grande família. Meio cidade do interior de antigamente. Todo mundo traz lanche, café, fala a mesma frase de saudação agradecendo a Deus pelo dom da vida... O centro das atenções é a Viviane que ficou machucada mas todo mundo quer saber se eu estou bem, e haja chá, conversa, suco, bolo... é uma grande escola de fraternidade concreta, é mais uma experiência forte de inculturação.
Hoje voltei do trabalho com o bispo que me deixou em casa e foi visitar a família do jovem falecido. O acompanharam três abunas (padres). Um deles foi quem intermediou o encontro pois a fofoca estava comendo solta que a família não queria receber o bispo porque as palavras dele sairam do 'esperado e do tradicional' e foram consideradas duras... mas ele veio assim mesmo. Depois todos passaram aqui em casa e disseram que houve maiores escalrecimentos e, sem dúvida, o amor, a autoridade espiritual e a bênção que a presença de um bispo, como pai traz, é muito importante, tanto para os Rohana, quanto para nós.
Eu estava tensa que só pois toda esta situação tem me causado um tremendo desgaste. Hoje me deu uma tristeza enorme pensar que saí do Brasil para ser missionária para doar minha vida e, de repente, na sabedoria ainda nebulosa do Senhor, Ele permite que através de mim e, indiretamente, de toda a Comunidade este sofrimento tão irreversível aconteça... Dá uma vontade meio infantil de voltar pra casa, de voltar para um canto protegido, mas estas realidades todas existem fora mas começam dentro. É preciso viver aqui e agora este cálice de dor. Meus irmãos tem sido bons, generosos e não me acusam ou culpam um momento sequer. Há quem já tenha dado a entender que foi imperícia minha... me dói como uma facada porque esta dúvida sempre vai existir, mesmo que as perícias e a logística provem o contrário. Há uma palavra que não me sai da cabeça, que teria que checar mas que acredito esteja no livro da Sabedoria e que diz: 'aceita tudo o que te acontecer...'. Sei que este sofrimento acolhido e vivido no abandono carrega um mistério de participação no sofrimento do Senhor que começamos a meditar e a mergulhar hoje, quarta-feira de cinzas, e que acaba numa experiência de ressurreição. É assim a minha esperança.
Na sexta-feira haverá a missa de sétimo dia e o bispo quer que todos nós participemos, melhor, vai nos levar com ele, inclusive eu e aí teremos que encontrar com a família. A primazia da graça de Deus é toda a minha súplica e sei que ela será nosso escudo e fortaleza.
Virgem Santíssima, S.José, intercedei por nós!

3 comentários:

Clara Arreguy disse...

Irmã, irmãzinha. Sei que na fé e na coragem você será forte para enfrentar mais essa barra-pesada. Você sabe que não está só, que voltar para trás não é a saída, que seu caminho só se torna cada vez mais belo, quanto mais você encarar com amor cada novo desafio. Mas saiba que, se um dia quiser voltar, todos que te amam estarão de braços abertos para você. Siga em frente, minha linda. Te apoiamos com todo nosso amor.

Anônimo disse...

Minha irmã,lembra-te: "Quem quiser salvar a sua vida por causa de mim e do evangelho, terá que perdê-la".
Hoje vives na prática essa máxima do evangelho. Tua vida não te pertence mais, há muito tempo. portanto, deixa tudo nas mãos do Altíssimo. Oro por ti nesse momento de dor.
Fica na paz
Fátima

Anônimo disse...

QUERIDA ENA, JÁ CONSEGUI A "NOVENA DAS MÃOS ENSANGUENTADAS DE JESUS" E 2ª FEIRA VOU POR NO CORREIO VIA SEDEX PARA VOCÊ. VAMOS VER SE CHEGA. PEÇO AO NOSSO
ANJODA GUARDA QUE LEVE ESSOALMENTE PRÁ VOCÊ.
DEUS TE ABENÇÔE E TE CONSOLE
SUA TRINITY