sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Revivendo a Missão de Propriá

Noviças e postulantes do Carmelo da Imaculada Conceição em Propriá, Sergipe, cidade onde tive a minha primeira experiência missionária entre 1992 e 93, que me marcou a vida. Tive a alegria de voltar à cidade nestas férias, no fim de semana passado, ao descer de Fortaleza de volta para o Rio de Janeiro, minha cidade natal. Fiz grande bem à minha memória que se esmerou em me presentear com lembranças boas de toda ordem: cores, sons, vielas e ruas, sabores e curvas, irmãos e amigos antes jovens agora adultos como eu. 

Como Deus é bom e fiel! Pude testemunhar a força do evangelho quando Jesus fala do Pai como semeador pois as poucas sementes que plantei com meus dois inesquecíveis irmãos, Marco Flávio e Teresa, sem contar Eveline por 4 meses,  deram frutos, muitos frutos, regadas e adubadas pelas gerações de missionários que se sucederam anos a fim. No entanto, nós fomos os primeiros e por isso a Graça e as aventuras vividas têm sabor especial. Meu coração em festa mal cabia no peito e nas duas noites que dormi em Propriá mal dormi de tanta gratidão e alegria por tudo querendo aproveitar cada encontro, cada registro visual, cada abraço e palavra!
As irmãs antigas do meu tempo de missão: Ir. Bena (hoje a Madre), Ir. Maria da Graça, Ir. Maria de Jesus, Ir. Francisca e atrás Ir.Teresinha. O que seria de mim sem a presença destas carmelitas em minha vida? 



 Madre Bena e Ir.Maria das Graças que adorava fazer sopa de feijão para nos mimar nas quartas-feiras, dia de nosso lazer comunitário naqueles primeiros tempos de missão, passado com as Carmelitas semana após semana, até nós fazermos outros amigos. Tomávamos sopa e no parlatório com todas elas jogávamos conversa fora e contávamos piadas bobas, de português e inocentes que são sempre as melhores.

 Os casais Teresa e Jurinha com os filhos e Otávio e Selma (com S, ela sempre repetia), faziam parte dos primeiros jovens que se aproximaram da Comunidade Shalom e fizeram o primeiro Seminário de Vida no Espírito Santo que lhes marcou a alma e a vida. Dá para imaginar a emoção que senti quando os vi entrando no Centro de Evangelização onde eu havia começado a fazer uma pequena partilha e testemunho de vida, depois de 18 anos?


Um casal feliz e batalhador: Tereza, Jurinha, João Victor, o mais alto, João Pedro e Maria Cecília. 

 Selma e Otávio que já tem três filhos adolescentes.

Os jovens e alguns adultos da Obra e da Comunidade de Vida e Aliança de Propriá que estavam presente no sábado a noite quando nos reunimos para testemunho e partilha sobre a missão. Grande alegria, muito riso, muitas histórias e gratidão pela vocação e pela força do carisma que nos chama à missão. Interessante porque comigo outros quatro irmãos que passaram por Propriá se tornaram missionários na Terra Santa: Renilson, Socorro Cruz, Beto e Cristina. Propriá é missão fecunda e abençoada pelo Senhor! Que assim seja para sempre!

Três crianças lindinhas e simpáticas: João Paulo, Maria Cecília, a princesinha, João Victor, que ficou doido para aprender a contar até dez em hebraico.


Este era outro jovem que engordou uns 20 kg e hoje é policial: Joeliton. Acho que estou errando o nome... Em sua família há muitos vocacionados e ele continua sendo um homem de Deus.

 Mais uma foto com as irmãs da antiga tendo, dessa vez, a nossa Madre do passado, a santa Ir. Maria do Carmo do presente, com seus 86 anos lúcidos e cheios de amor e simplicidade, sentada na primeira fileira. Bendito aqueles que se confiaram à oração desta mulher de Deus.

Ir. Maria do Carmo é madrinha do João Pedro. 
Esta foto ficou especialmente bonita!

Sentada com as irmãs na última foto na difícil hora de dizer adeus. Queira Deus que não leve mais 18 anos! Que em tudo se faça a vontade de Deus que tudo pode e tudo dispõe para o nosso bem. Se minhas férias tivessem terminado depois de Propriá já teriam valido a pena!

Um comentário:

Leonor disse...

Minha terra Propriá. Quanta saudade pude sentir agora vendo este povo que fez e faz parte de minha vida. Agradeço a Deus pelos três anos em que morei nesta terra santa. Só faltou a foto do Monsenhor Francisco e de Dom Mário, grandes sinais de Deus para esta terra sedenta do Amor do Pai. Somos poucos ainda, mas Deus tem seus designios para esta cidade Santa.