sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Durbak e Fogo no Monte Carmelo

Durbak é o nome do instrumento de percussão que em post anterior vemos o Moysés tentanto tirar um som. Já vi crianças entrando em escolas de música para aprender a tocar durbak, instrumento típico da cultura árabe e que produz um som muito agradável. Na Obra o campeão de durbak é o Ronie.

Passamos por um grande susto ontem, quinta-feira, e até agora esperamos as coisas se assentarem. Não sei ainda qual a origem do incêndio mas no fim da manhã no kibbutz Bet Oren que fica ao lado da vila de Isifya, na encosta do monte um pouco mais abaixo, começou um fogaréu. Perto do kibbutz há um presídio que foi evacuado mas não a tempo de morrerem pessoas. Até agora o número chega a 40. Não pude voltar para casa porque a estrada estava fechada e a vila sem luz ou telefone por medida de segurança. Depois do trabalho fui para casa da Silvânia e Tennesse que estão morando bem pertinho da Cúria. Tive tempo de saber que Cristina e Viviane ficariam no asilo e que estava tudo seguro por lá, pois o asilo tem gerador próprio.

No entanto, por volta da meia-noite, a Viviane telefonou e pediu ao Tennessee que subisse para Isifya pois o fogo tinha voltado e o Exército mais o Ministério de Sáude tinham dado ordens que o asilo fosse evacuado e os idosos transferidos para um asilo em Haifa. Israel está precisando de um novo profeta Elias que interceda pedindo chuva pois há mais de ano não cai uma gota d'água no país e esta, que seria uma época de estação mais úmida, está mais quente do que nunca e tudo ao redor está seco, bem seco. Daí o fogo unido ao vento se espalhar com tanta facilidade. Dois carros particulares mais um caminhão especial do Exército fizeram a mudança. Está tudo em paz, sem feridos.

Viviane deve estar cansadíssima por causa da responsabilidade, e quando tudo voltar ao normal, ela, especialmente, necessitará de um merecido descanso. No momento está com idosos no asilo em Haifa, tendo dormido por lá, acompanhada de uma funcionária de Isifya que pode vir ajudar.  Cristina e outra funcionária ficaram no centro de evangelização. D.Elias Chacour cancelou um compromisso e foi visitar os idosos e dar à Vivi e aos funcionários a segurança de sua presença, a bênção e o apoio necessário. Creio que só amanhã, sábado, estaremos de volta em casa, à noite, voltando à rotina, se Deus quiser, mas ninguém sabe pois o fogo ainda está lambendo o Monte Carmelo. Há um grande aparato lutando contra o incêndio. Rezemos, mas que ninguém que ler este post se preocupe. Escrevo da Cúria, acabei de falar com o bispo e estamos todos instalados e salvos, inclusive os idosos do asilo.
Em tempos de Advento, ao ver e passar por estas surpresas e desinstalações penso que Deus está a me falar sobre desapego, sobre abertura à mudança, sobre pobreza e total confiança no Senhor. Quando Tennessee chegou de volta às 3 da manhã dizendo que estavam todos sãos e salvos mas que os bombeiros e o Exército somente nos permitiriam voltar para casa quando o fogo estivesse realmente debelado, sem querer ser dramática, pensei: 'e se o fogo chegar à nossa casa e a gente perder tudo?'. Não foi fácil dar resposta, pois uma coisa é pensamento outra é a realidade concreta, mas é bom pesar as coisas dentro do coração e ver em que lugar coisas, pessoas, valores estão. 

Com certeza seria dureza perder tudo, mas sei que Jesus me sustentaria, a mim e aos irmãos. O que tenho de mais precioso está guardado dentro de mim, na alma e no coração. E um susto como este, na possibilidade de perder tudo, nem que seja em pensamento, me fez me sentir bem próxima dos exilados, dos imigrantes ilegais, dos sudaneses, etíopes, por exemplo, que via Egito entram ilegalmente em Israel e sofrem horrores. Também a reflexão, até ser vencida pelo sono, me fez crescer em gratidão pelo muito que se tem, pelo tanto que se é protegido e senti vergonha do quanto preciso ainda me comprometer com quem sofre e é pobre, os prediletos do coração do nosso Deus que conhece na carne o que ser humano, pequeno e necessitado. 

Que Mar Elias, o profeta, interceda para que o Senhor perdoe tantos pecados cometidos neste país e mande chuva abundante para Israel e o fogo do seu amor para que os corações de pedra se deixem tocar e busquem o Seu Amor para serem de carne, mais uma vez. Começando pelo meu.

Um comentário:

Clara Arreguy disse...

Vimos aqui o noticiário do incêndio e ficamos preocupados. Que bom que estão todos em segurança e com o espírito fortalecido. Beijos, prima querida!