quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ela nasceu!

Não havia passado duas horas do meu último post quando eu soube, pelo telefone, que a Silvânia tinha dado à luz: Silvia ou para nós Silvinha, nasceu em Nazaré, no dia 15 de dezembro, com 970 gr e pouco mais de 6 meses! Foi batizada na mesma hora e está passando bem, graças a Deus. Ficará dois meses no hospital, numa encubadoura, e de ontem para hoje engordou 20 gr, me contou o pai Tennessee, muito emocionado e feliz. Também a Silvânia se recuperará da cesariana durante uma semana e aos poucos tudo se ajeitará no acompanhamento da filha, já que eles são da missão de Haifa. Pessoalmente não pude ver ainda a criança mas o farei o mais breve possível, e se for permitido tirar uma foto a postarei aqui, com certeza, para alegrar os irmãos e amigos da Comunidade que poderão testemunhar, no caso do nascimento desta menininha, uma verdadeira intervenção divina do amor que se antecipa!

Tennessee me pediu que falasse para todos sobre a fidelidade do Senhor que permitiu muitas provas e provações mas esmerou-se em cuidados e providências inesperadas como um verdadeiro e terno Pai, a ponto de chamar atenção de quem está por perto e que não é da Comunidade. As provas de uma gravidez delicada e prematura, de um primeiro médico bastante rude e impaciente com pais de primeira viagem que não falavam hebraico, de um plano de saúde cheio de falhas e mentiras, de um último mês tumultoado por incêndio e trabalhos extras, além das lutas interiores de cada dia para se vencer a si mesmo e para crer na Providência financeira, amadureceram a fé e a confiança de Silvânia e Tennessee. Como marido e mulher, como missionários Shalom da Comunidade de Vida, como filho e filha de Deus, eles foram deixando a obra nova do Senhor acontecer, me disse pessoalmente a Silvânia no domingo passado quando a visitei no hospital, alargando o coração, não com pouca dor, mas seguindo os passos de José e de Maria, tornados tão próximos pela própria na missão na Terra Santa. Como não pensar e se espelhar em S.José e na Virgem Maria quando se tem os planos mudados várias e várias vezes e precisando concretamente confiar na Providência Divina para tudo? E tudo é tudo mesmo: das roupinhas do bebê, ao berço, até o tempo e as forças para deixar tudo arrumadinho, sem contar as incertezas do como e do onde se dará o nascimento, do dinheiro escasso, do número maior de perguntas do que de respostas...

E foi assim que o amor de Deus que prova para amadurecer o amor e a fé, é o mesmo amor que prova que ama pessoalmente, desconcertantemente, enternecendo além de surpreender. Foi assim quando Ele interfere e do nada se antecipa ao dar uma médica, obstetra de Nazaré, católica, competente e terna que passou a dar toda segurança à Silvânia, quando já não se sabia mais como fazer com o médico anterior, o único do plano, nada acolhedor e duvidoso em competência. Depois, quando a gravidez se firma e as medicações se ajustam, na semana passada, dia da consulta, uma inesperada carona leva Silvânia e Tennessee à Nazaré. Sem esta carona o pequeno sangramento que surgira na véspera poderia ter provocado um aborto irreversível se eles tivessem ido de ônibus, como era o previsto. Só Deus sabia disso. Imediata internação no Hospital Francês, onde a obstetra trabalha, e a surpresa de que o hospital não é coberto pelo plano. Não se tem saída. Descobre-se porém, que no hospital há inúmeros corações de boa vontade e Deus intervém mais uma vez. A diretora do hospital ao saber do caso e de quem são estes missionários brasileiros, meio sem eira nem beira, faz o Evangelho se cumprir em sua radicalidade e fidelidade: passa a tratá-los como 'amigos do Rei', visita a Silvânia todos os dias e resolve conceder o maior desconto possível sem que ninguém pedisse! A equipe médica adota o casal e o bebezinho que estava querendo nascer a qualquer instante com um carinho e atenção especiais. Nasce a Silvinha ontem, prematuríssima e o médico que faz o parto mais a diretora confidenciam ao Tennessee que sem dúvida eles eram muito 'especiais' pois as duas mais modernas unidades neo-natais de Israel estão no Hospital Francês de Nazaré, dando segurança e o melhor cuidados que existe no país à pequenina Silvia! Como não ver ação pessoal e direta do Bom Deus em todo este tumulto? Tinha que ser em Nazaré, tinha que ser sob o olhar intercessor de Nossa Senhora e de S.José. Tinha que ser uma criança a unir mais ainda as duas casas e missões da Comunidade Shalom, balançando nossas estruturas e nos convidando a crescer na fé e na gratidão. Ainda precisamos confiar mais e confiar até o fim pois as provas não terminaram, mas estamos todos felizes, muito felizes antecipando em dez dias a alegria que invadiu os pastores quando viram os anjos e foram adorar o Menino Jesus.

Uma menina nos foi dada, uma filha de Deus, fruto do amor de um casal santo e bom que deseja somente fazer a vontade de Deus e dizer com a vida que Deus é Bom, que seu Filho Jesus Cristo é Amor e está no meio de nós, Ressuscitado. Eles são missionários para testemunhar que Jesus continua a dar o Seu Espírito e a comunicar o Seu Shalom transformando vidas. Somente Ele se antecipa para nos amar. Precisamos ter olhos para ver.

A nós, os mais novos tios e tias, algumas quase avós, cabe a confiança seguindo os passos de José e de Maria que de modo especial olham e amam esta menina tão especial, a Silvinha. Seja bem-vinda! E cantemos juntos um glória de gratidão por todas as crianças do mundo e por mais esse coraçãozinho Shalom que Deus nos presenteou.

3 comentários:

Anônimo disse...

Deus é fiel!!

Shalom!!!

Raiane

Anônimo disse...

Testemunho que balança nossa estrutura de pouca fé.

"Deus é capaz de dar reinos por ti"(Isaías)

Obrigada pela comovente partilha.
Fátima Simas

Manuela Cordeiro disse...

Me emocionei ao ler as palavras sobre o nascimento da Silvaninha, pois desde que soube da sua vinda fui tomada por um grande amor pela pequena e pelo casal de Deus. Uma criança é uma benção para a família.
Que toda a família shalom celebre a sua chegada.
Com carinho,

Manuela Cordeiro