domingo, 12 de dezembro de 2010

Obra Shalom, o que é isso?

A Obra Shalom é, sem dúvida, um tema, um assunto, um jargão muito próprio da Comunidade e que permeia a vida e a realidade de quem dela faz parte de um jeito ou de outro, como consagrado, mero observador, novato, estreante ou da turma da primeira hora. A Obra Shalom, com letra maiúscula. Mas o que é isso, afinal? Por conta de ter me sido confiado um trabalho com os Estatutos da Comunidde tenho me debruçado sobre cada parágrafo o que tem me obrigado a saborear, observar e fazer descobertas ricas, como sempre acontece quando lemos um texto e buscamos as vozes, os estratos, as intenções, a beleza, o contexto escondidos para além da sucessão de palavras. Se o texto conta então, com um particular toque da graça de Deus capaz de alcançar o coração a fim de transformá-lo, mais importante ele se torna. E este é caso da Obra Shalom.

O parágrafo do preâmbulo dos Estatutos vai dizer que a 'Obra Shalom' é aquilo que Deus opera em nossas vidas e que transborda na Obra Shalom que escorre de nossos dedos em obras de toda ordem, de evangelização, arte, promoção humana, serviços missionários, uns mais evidentes e outros mais apagados ou mais discretos. O que mais me chama atenção é a prioridade que fica evidente no chamado a Ser Shalom antes do fazer. Não há uma Obra sem a outra num movimento contínuo da graça de Deus, e nem tampouco divisão, como se alguém dissesse: primeiro eu quero ser e depois eu faço! O primeiro querer é o querer do Senhor, é o seu chamado encontrando um eco de resposta de cada um daqueles que Lhe pertencem  neste caminho de santidade, chamado vocação Shalom. Por isso o caminho é tão rico e tão desafiador: este ser e fazer em cada um começando no Fundador e na Co-Fundadora e alcançando a todos, cada vez em maior número, são um entrelaçado plano do Pai que só ficará pronto na eternidade.

Fomos feitos família porque fomos chamados a Ser Obra Shalom transbordando a Obra Shalom como irmãos e irmãs, em unidade, sem deixar de entender que cada um tem um ritmo próprio e está numa fase própria segundo a obra de santificação do Espírito Santo. Daí sermos pacientes uns com os outros, daí aprendermos a contemplar a obra do Amor de Deus em si mesmo e no outro, cada outro, daí não desistirmos quanto tudo parece tão lento. Nós vemos muito mal e tendemos a ver somente a aparência e como as aparências enganam. Somente os olhos do amor iluminados pela perspectiva da fé, da vida espiritual, são capazes de esperar e confiar sabendo que Jesus, o Ressuscitado que passou pela Cruz e que dá o Seu Espírito sem medidas, de seu coração vivo, humano e divino, é fundamento da Comunidade Shalom e do Carisma Shalom!

É por Ele que vivemos, é para Ele que vivemos e nos amamos - tentamos sempre! Por causa de Jesus podemos ver que apesar de tudo e exatamente por causa de nossas fraquezas pessoais e comunitárias, o Ser Shalom está tomando forma dentro e fora todo o tempo. Parece que o inimigo e nossas próprias concupiscências nos empurram todo o tempo para o desânimo, para o querer desistir e usando uma palavra que foi muito usada durante anos, para o mitigar e empobrecer o zelo pela santidade. É por isso que ciclicamente a Igreja como Mãe oferece as graças sobrenaturais para começarmos tudo de novo pequeninos, encatados, diante do Menino Jesus para prepararmos a Sua volta, gloriosa como o Senhor do céu e da terra.

Para mim que saio de uma semana de incêndio e entro numa semana de chuva e frio intenso, 8 graus em Isifya neste domingo, de mudanças externas marcantes, fica o entendimento de que a contínua desistalação que vivo como missionária da Comunidade, faz parte da Obra Shalom em meu coração para ele ser mais livre, mais feliz, mais realizado, mais capaz de amar, estando disposto a fazer transbordar a Obra Shalom que através de mim cabe acontecer. Ser e fazer Shalom é um chamado de todos e um dom para todos. Nada de desânimo, nada de tristeza! Corramos até o Menino e depositemos nosso coração pecador, amoroso e frágil e individualmente e como célula, missão, apostolado ou grupo de oração comecemos tudo de novo.

Vem Senhor Jesus! Que bom que é domingo gaudete, o domingo da Alegria pois o Senhor vem, Ele sempre vem!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Elena!

Reza por mim. Deus abençoe vc!!

Shalom!
Raiane

Anônimo disse...

Shalom!

Elena, gostaria de tirar uma dúvida contigo:
Aissefia e Isifya é a mesma cidade?

Deus abençoe!


Lucas