sábado, 25 de dezembro de 2010

Diminutivos e Superlativo, Natal de 2010

Merry Christmas! Esta palavra antiga, inglesa, que significa feliz, alegre, talvez só subsista aos tempos modernos por causa do Natal que, graças à Igreja e a fé dos cristãos que a formam, se repete a cada ano como memória e se atualiza a cada dezembro por obra do Espírito Santo nos corações e na vida. Merry Christmas mais uma vez! Mais um dezembro para eu ter chance de conhecer Deus feito homem entre nós que me espera, ama e atrai, como atraiu os pastores e os sábios. O Natal tem essa capacidade de enternecer e gerar amor no coração... 

Por causa da circunstância muito particular da comunidade de termos entre nós uma recém-nascida mínima de dez dias, enquanto celebrávamos e rezávamos ontem na capela, depois da missa solene na basílica da Anunciação em Nazaré, eu pensava no Menino Jesus, no bebezinho, adorado por Maria e José desconcertantemente frágil e pequeno dependente dos homens, sendo Deus sem começo nem fim... Quanto amor! Quanta surpresa! Que inesperada iniciativa muito além de toda razão e imaginação humana! Quem poderia ter idéia tão extraordinária para nos alcançar e atrair sem medo senão Deus mesmo? Quem poderia não temer ser fraco e pobre senão aquele que é o dono da vida e da morte? Enquanto cantávamos uma bela canção adorando o Santíssimo Sacramento eu me deixava tomar pela presença de Deus que estava no altar que é o mesmo Deus conosco, Jesus encarnado, nascido em Belém, e que fez tenda-morada em nossas almas. É Jesus, sempre Ele.

Nestes últimos dez dias venho me cercando de diminutivos por causa da Silvinha que é pequenininha, miudinha, uma bezerrinha, lindinha, que cresce e amadurece devagarzinho, e entre inhas e inhos vejo e experimento um superlativo Amor, o Amor de Jesus. É este Amor que grita através dos mínimos gestos e respiração da  alma imortal da Silvinha que a vida é forte e que ela quer viver a vida que Deus lhe deu através de seus pais, aqui em Nazaré! A vida grita eloquentemente neste bebezinho, mas grita também em mim e em cada pessoa é só dar atenção e saber encontrar a fonte...

Se tivéssemos a coragem de nos abrir, de nos abaixar, de entrarmos numa igreja, de nos confessar como fez Charles de Foucauld no Natal de 1886 mudando a vida radicalmente... Se tivéssemos a disposição de abandonarmos nossas camadas de durezas e certezas e nos voltássemos para Deus pedindo o seu Amor, Ele nos apontaria o presépio. Não é Ele que está longe, somos nós que O tiramos de diante dos olhos e ficamos cegos, tateando sem Luz. O mundo que mata e morre em guerras, corrupção, compulsões e pornografia, desespero e excessos, carências e extremos de dor, precisa somente dobrar a esquina da própria vida e pegar o endereço de Belém, que passa por todas as cidades do mundo onde Jesus pode ser encontrado. Ah se eu pudesse... pegaria cada parente, cada um da família, cada amigo, cada pessoa que eu conheço e que sei que perdeu o mapa ou até rasgou o mapa - hoje seria um gsm - e que sofre sem fé ou nem sofre porque enxerga sem ver e a vida é só o aqui e agora, eu convidaria dizendo com simplicidade: 'vamos juntos? quer ir comigo? eu te ajudo! eu vou com você! eu também já peguei muitos atalhos, também já me cansei, também eu, tem horas, que olho para trás e pergunto será que eu consigo chegar? eu também, tantos dias, me vejo mergulhada na noite e mal consigo vislumbrar a estrela e Jesus parece tão distante... sou como você, preciso de Jesus, vamos juntos, só é possível ir junto, ninguém consegue chegar sozinho, nem tem graça. Os anjos cantaram em coro, os pastores cantaram em coro, até Nossa Senhora e S.José adoraram juntos, então vamos juntos...'. E nesse devaneio intercedo e converso com Jesus.

Muitas vezes eu intercedo por aqueles que perderam a fé ou a deixaram esfriar a tal ponto que não a acionam mais em si mesmos, como se a fé tivesse se tornado um acessório supérfluo... o que eu faço é entregar para o Senhor que é sábio e cuida de cada um para Ele fazer como  quiser, com sua eterna e perfeita sabedoria que dispõe de tudo, com o Seu Amor que tudo pode. No entanto, penso que a nossa pequena colaboração daria uma mãozinha. No caso da fé, seria fazer um caminho novo, um pequeno passo, uma pequena visita em silencio a Jesus numa igreja, arriscar um olhar furtivo de amor e agradecimento diante de uma beleza, seria dar espaço à dúvida de si mesmo para que a fé surjisse e brotasse como uma florzinha no meio do nada árido ou do nada povoado. A fé... ela está em nós e é dom dado e inequívoco no espírito de quem foi entregue  a Jesus na fé dos pais e da Igreja, daqueles que vieram antes.

Se eu disse em tomar um  atalho novo para chegar à Belém, digo também que reencontrar a fé é como virar o gsm de cabeça para baixo, é fazer o inusitado para si mesmo, que no fundo é o mais simples. Outro dia eu estava quebrando a cabeça para fazer encaixar duas peças de um mixer. Mexi, virei, apertei, fiz tudo duas ou três vezes até decidir pedir ajuda. E ouvi a coisa mais simples do mundo de quem sabia mais do que eu e conhecia o mixer: 'por medida de segurança o encaixe é ao contrário'. Neste Natal o Natal da Silvinha enquanto rezava, intercedia e adorava Jesus, junto com os irmãos e toda a Igreja  pedia a ajuda dos anjos e de Nossa Senhora e S.José e pensava: quais são as coisas que estão emperradas em minha vida que precisam somente de um encaixe ao contrário dado pelo Espírito Santo? A Ano Novo vem aí... vamos ver o que virá, é hora de muitos clics, é hora de cair a ficha e se converter, é tempo de voltar e abraçar o novo e não olhar para trás. 

Aos que me amam e que eu amo digo: um Natal santo, feliz, superlativo, amoroso e cheio da presença de Jesus. Mesmo de longe, tão longe me sinto unida em amor a vocês e os tenho em meu coração e orações. Vamos juntos viver um tempo novo de esperança! Deus está conosco e jamais nos abandonará! Ele tem a paz que tanto precisamos para curar nossa dor mais profunda.

E continuemos rezando a agradecendo ao Senhor pela vida da Silvinha. Imagino-a grandinha, um dia, dizendo cheia de orgulho, quando não mais morar na Terra Santa, após seus pais tenham sido transferidos de Israel: 'eu e Jesus passamos a infância na mesma cidade! Além dele ser meu Amigo, meu Senhor, meu Deus, posso dizer que Ele foi também meu vizinho...' E então a Silvinha dará um sorriso bem largo e bonito que com certeza terá herdado da mãe.

Nenhum comentário: