domingo, 26 de dezembro de 2010

Um amor crescente por S.José

Festa linda da Sagrada Família, nesta data, que vem reafirmar para o mundo que família feita de Pai e Mãe e Filhos está nos desígnios de Deus e é assunto inviolável e eterno! Que conversa é essa de chamar de família o que não é? Ninguém nega a ninguém o direito e a graça que é amar e amar crianças e jovens, velhinhos e doentes, os mais desfavorecidos, seja quem for, mas dizer que duas mulheres, dois homens podem constituir uma família é ser muito iludido com a realidade e concretude da vida humana e dos relacionamentos humanos e uma afronta aos desígnios de Amor de Deus que sabe o que faz. Gente, Deus sabe o que faz! Parece que perdemos o temor do Senhor.

Jesus mesmo teve Pai e Mãe, modelos e ícones, que vivos da eternidade adotaram toda a Igreja, nós, eu e cada você como se fosse Jesus novamente, pois não formamos o Corpo de Jesus no tempo e na História? A gente sofre de solidão porque mantem o olhar por demais centrado no próprio umbigo ou simplesmente porque não sabe do Céu, não sabe de Deus e dos santos, em especial de S.José e Maria Santíssima que nos adotaram como filhos. A vida intrincada que vivemos neste mundo tão desafiador, é permeada da companhia e de amigos do Céu.

O homenageado de hoje em especial é José, o amadíssimo S.José que é pai e protetor, guardião - os Franciscanos gostam de chama-lo assim - de quem o criou. Que grande mistério! Com ele posso aprender a manter o coração firme na Palavra de Deus e na obediência irrestrita a ela, com inteligência e disposição concreta de ação obediente movida por amor e confiança. No texto da liturgia da festa fica o rhema fortíssimo de que por três vezes S.José se muda, muda os planos, refaz tudo, recomeça a vida e a vida de Maria, para salvar a vida do Menino, para salvar Jesus. Quantas vezes forem necessárias também eu deverei mudar tudo para não perder o Senhor e para isso contarei com a intercessão e a presença de José e de Maria. E mais, em Nazaré Jesus se salvou e viveu, tornou-se adulto e foi formado até chegar a hora do Pai de ungi-lo com o Santo Espírito para que Ele cumprisse a sua missão de Salvador da Humanidade. Que reflexo isso tem a ver comigo? Que para salvar Jesus e vê-lo crescer em mim sou convidada a viver na mesma escola de santidade, serviço, contemplação e amor que Jesus viveu em de Nazaré. E isso será obra do Espírito Santo.

Diz S.Teresa que não há melhor mestre espiritual, pai adotivo, amigo e guardião da Providência Divina do que S.José e, na mesma escola de Teresa, quando mais o tempo passa mais me confio à intercessão do Pai adotivo do Menino Jesus, o justo e amoroso, casto e bom esposo de Nossa Senhora. Que ele interceda pelos pais, pelos vocacionados à paternidade e ao matrimônio. Que ele nos ensine a coragem da castidade e da pureza, da obediência e do amor a Jesus acima de todos os outros amores. 'Ah! S.José eu queria ser como tu, homem que agradou a Deus' cantava o Isaías, nosso irmão da Comunidade de Aliança há anos atrás...

Um comentário:

Anônimo disse...

Que a Sagrada Família abençoe todos vocês!!

Abraços,
Shalom!!!

Raiane
Petrolina-PE