terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Minha Festa

Father Christopher, pároco que convidou a Comunidade Shalom para dar o retiro de princípio de ano da paróquia de Mater Misericordiae, eu e uma família à caráter no fim de uma das três missas que acontece a cada domingo. Estamos em Port Hacourt, sul da Nigéria, cidade com aproximadamente 3 milhões de habitantes. O lenço da cabeça bem charmosinho, já falei a respeito em email anteriores, é que as mulheres não andam com a cabeça descoberta em sinal de respeito.

Dá pra perceber a multidão saindo da igreja? Pois é... Neste prédio à direita há um grande salão paroquial, onde acontece uma missa só para as crianças e adolescentes, também lotada, simultaneamente à missa das 10:30h, pois não cabe todo mundo na igreja principal. Graças a Deus a paróquia conta com 5 padres, todos nigerianos, da Congregação dos Padres do Espírito Santo, francesa, com mais de 300 anos, que tem fortíssima atuação e vocações na África. Bem disse o Santo Padre que na África a Igreja põe muito da sua esperança.

Algumas notícias breves: estou de volta em casa, Israel, com clima mais ameno e ritmo mais normal. Às 5 horas da manhã de hoje, terça-feira, graças a Deus me pegaram na estação de trem em Haifa e pude chegar em casa e dormir algumas boas e tranquilas horas de cobertor! Na hora do almoço pude partilhar um pouco com os irmãos de casa como tinha sido a semana, e combinamos que na próxima koinonia, ou convivência comunitária, no sábado, o tema será a missão e a experiência na África com direito a fotos e mais casos. Só que quis adiantar no blog algumas fotos especiais para a família e os amigos verem.

O divertido da hora do almoço é que fizeram questão que eu me apresentasse à caráter, como nigeriana, com um dos dois vestidos de festa que me deram. As meninas enlouqueceram com as cores! Que coisa linda, que coisa mais linda, repetiam... Até o turbante cheio de nós eu consegui fazer! Na Nigéria eu conheci o berço de nossas baianas brasileiras... Um dos vestidos já virou comunitário, com certeza, pois todo mundo tem mais ou menos o mesmo corpo. Vamos ver quem vai ser a primeira a ter uma festa ou celebração a participar, e vai ter a coragem de se vestir com algo menos preto e branco como acabam sendo a maioria de nossas roupas.
Este colorido me impressionou! É tanta vida, cor, som! A África é com certeza um continente de vitalidade e esperança, onde tudo transborda: cultura variada, muita música, belíssima musicalidade e corporeidade, gente, milhões, sons, cheiros e muita esperança e potencialidade. Também os problemas e os sofrimentos que me levaram a meditar em algum lugar tranquilo dentro de mim em meio a maratona que foi a semana, no mistério da convivência do trigo e do joio, como fala o Evangelho. Nos sofrimentos e lágrimas que toquei com meus dedos vi quão profundas e antigas são as raizes do joio. No sorriso fácil e franco, na alegria, na vontade de viver e de crescer, no desejo de amar a Jesus e de experimentar em todas as fibras do coração a Sua Presença, toquei a força do trigo. Este trigo que vira pão e vira Pão. Sempre é o Senhor da vinha a nos alimentar. E foi Ele quem me alargou o coração estes dias...
E por que chamei esta postagem de minha festa? Porque hoje celebramos a festa da Apresentação de Jesus no Templo e é o dia consagrado a todos os consagrados, religiosos ou leigos do mundo e, portanto, é festa minha também! Rezemos uns pelos outros e agradeçamos, mesmo aqueles que, eventualmente, estiverem longe da Igreja e dos sacramentos seja lá por qual motivo, por todos os homens e mulheres de Deus, sacerdotes e religiosas que em momentos importantes de nossas vidas nos ouviram, amaram, ajudaram, aconselharam, nos ministraram os sacramentos e amor do Senhor em tantas situações. Talvez possam ter nos decepcionado também...mas isso torna o amor de Deus ainda mais surpreendente que faz servos seus quem é frágil como qualquer um, e nos dá a certeza de Sua misericórdia e perdão que cobrem o céu e a terra e são eternos.
Até amanhã e parabéns!

3 comentários:

Anônimo disse...

Deus abençoe sua vocação.

Shalom!
Raiane

Anônimo disse...

Olá! quero agradecer e pedir ao Espírito Santo que lhe preencha cada vez mais e vc. possa transbordar e respingar em mim aqui no Norte do Brasil. Seus testemunhos me alimentam e me transportam para a eternidade.

Ore por mim!
Fátima

Soraya Mafra disse...

Meu Deus, nem pra fazer uma visitinha a nós. Era só atravessar o Saara, rsrsrsrs.... Realmente, este continente é uma grande riqueza. Aqui temos muito contato com os jovens estudantes da África Negra. Eles são muitos animados. Dá pra perceber de onde herdamos tanta alegria. Que Deus inflame cada vez mais seu coração. Espero sua visita aqui na Tunísia. Bjs, Salam.

Soraya