segunda-feira, 8 de março de 2010

Quando a fraqueza bate à porta

O título diz tudo o que tem acontecido nos últimos dias: uma certa fraqueza física, um desejo de ficar quietinha, encolhida, se eu disser em posição fetal vão pensar que é depressão mas não é. Acho que é somente desgaste pela sucessão de fatos que passa pelo acidente e inclui a notícia das transferências e o quadro de erisipela que fiz mais uma vez, no braço direito. Mas vamos às outras novidades mais interessantes.
Para a nossa missão de Haifa chegará o Tiago, D2 ou discípulo de segundo ano da Comunidade de Aliança, de 24 anos, que virá por três anos . Desde 2009 o Conselho Geral da Obra começou a pedir às pessoas que se ofereciam para a missão no exterior, que se dispusessem a oferecer três anos por causa dos desafios de aprender um novo idioma, as questões culturais, de adaptação... Não sei quando o Tiago chega mas sei que ele é bem-vindo, fará compainha ao Leandro e vem de Salvador, na Bahia. Quem volta para lá também baiana, dando uma reviravolta na vida, com a graça de Deus, é a Viviane que após um longo discernimento passará para a Comunidade de Aliança depois de muitos anos como Comunidade de Vida. São os tempos e as obras perfeitas de Deus. Sentiremos falta dela, todos nós...não goste nem de pensar.
A missão sofre também outras mudanças logísticas neste tempo de preparo para o primeiro Halleluya Haifa-Israel que acontecerá no dia 7 de maio de 2010. Desde já peço orações e intercessão. O centro de evangelização que ficava no segundo andar de um prédio de dois andares ao lado da catedral católica melquita, foi transferido para uma velha casa nas mesmas imediações, onde a comunidade já morou há três anos atrás. Em termos de localização não podia ser melhor. Em termos de conservação não podia ser pior. A casa está caindo aos pedaços, porém, com as economias e doações de alguns e a ajuda da Cúria, começamos nesta segunda-feira uma reforma urgente na estrutura da casa - encanamentos e eletricidade. Somente o andar térrreo e o primeiro andar da casa serão usados, por enquanto. Neste espaço temos a capela e algumas salas, mais cozinha e banheiro que darão condições mínimas para reunir os jovens e atender as pessoas e tudo o mais que Deus quiser nos dar. Assim, em breve, teremos outra inauguração do novo centro de evangelização. Ele na verdade, está nas costas da escola católica de Haifa, ligada à diocese da Galiléia, a nossa, melquita, em cujo pátio, que dá para uma movimentada avenida de Haifa, acontecerá o Halleluya. Estamos no coração da cidade, no coração cristão árabe da cidade onde estão a maioria dos colégios e a juventude, em especial os adolescentes.
Não há novidades com relação ao processo que corre na Polícia e na vila o clima é cada vez mais distante do acidente. Domingo vi ao longe a avó do Edmund, a vítima, sentadinha no mesmo lugar, com a mesma fisionomia, toda de preto. Também eu estava de preto e sem maquiagem. Tenho evitado roupa colorida, mais ainda o meu tão querido casaco vermelho, pelo menos neste primeiro mês completado no próximo sábado, 14, para respeitar o forte costume local de manter o luto. Árabes e judeus usam e abusam do preto, e é bom aderir. Não é nem sacrifício pois não há quem não goste de preto e ache-o elegante, iludindo a silhueta como magra...
Fechei o diagnóstico com o homeopata e começo estes dias a medicação. Acho que vai continuar sendo bom porque o Dr.Murad além de longa anamnese me deu a providencial oportunidade de expressar-me longamente inclusive sobre o acidente e suas consequências... Foi um alívio e o sinal de que Deus, que cuida dos pássaros, cuida mais ainda dos filhos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Elena!!!
Q bom q vc deu noticias!!Estou rezando por vcs!!

Shalom!!
bj
Raiane

Realejo depois dos 40 disse...

Oi Ena!
Hj acordei com saudades de voc6e e com o sentimento que apesar de ter tentado não respondi seu email.. é sempre um chamado, uma saída e uma loucura.. vc sabe como sao as coisas no Brasil.
Então.. vim para o blog matar saudades da irmã e amiga. Por aqui as coisas ainda na mesma mas já se ajustando. Te dou noticias ta? beijo
Soraya Borges

Unknown disse...

Oi Elena, dei uma passadinha hoje no seu blog, obrigado por suas palavras, estou rezando pela missão.
Shalom!