sexta-feira, 19 de março de 2010

San Giuseppe

Se eu tivesse um filho ele se chamaria Giuseppe porque acho lindo demais, em italiano, o nome do pai do Menino Jesus. Giuseppe. É sonoro. É confiável. Já foi o nome mais popular no Brasil, não deve ser mais. Em árabe Yussef, também especial. Se eu tivesse gêmeos colocaria os dois nomes: Yussef e Giuseppe. Seria como dois irmãos, alunos meus de inglês em determinada escola em SP, que se chamavam Guilherme e William. Os pais não deviam saber que um nome é a versão portuguêsa do outro, ou talvez fossem apaixonados por Shakespeare e fosse eu a ignorante.
Festamos S.José o grande santo amado de Teresa de Jesus, aquele a quem devemos nos confiar e pedir ajuda se queremos nos tornar pessoas de oração, pois, se há alguém que contemplou os mistérios de Deus encarnado e as realizações das promessas todas, de seu pai Davi, do Antigo Testamento, foi José, o justo. Gosto de pensar no justo como aquele que se ajusta, que toma a fôrma e a forma necessárias para que todos os planos do Senhor se cumpram. Assim foi José, deixando que a própria vida e a vida daqueles que lhe foram confiados se ajustassem com perfeição aos planos de Deus. Que obediência e confiança admiráveis... A perspectiva de vida de José partia sempre de Deus, da sua vontade, das suas promessas e palavras e todas as demais lógicas e instrumentos de análise da realidade vinham em segundo plano. Olhando para a vida de José e sua atitude sinto um desejo ainda mais forte de me confiar mais uma vez à sua adoção paternal. Que ele cuide de mim! Que ele cuide de nós, todos os filhos e filhas de Deus em seu Filho, Jesus.
Que neste tempo que vivemos onde se pretende negar a cultura e os valores espirituais herdados do Cristianismo e do Catolicismo no Brasil, na América Latina, na Europa, repetindo o gesto de Herodes que sumariamente manda matar todas as crianças por medo do Rei dos Judeus, O Menino, que acabara de nascer, que seja S.José, mais uma vez, a interceder por nós que não concordamos, nem queremos, nem podemos viver sem Deus. Que ele nos ajude a jamais perder Jesus Cristo e a fazermos tudo, tudo o que for possível, inclusive mudar todos os planos e quantos planos forem necessários refazer, repensar, reajustar para que o Senhor permaneça Vivo no coração dos homens e no nosso mundo. Que o Espírito do Senhor nos de esta mesma disposição de pernas, de braços, de bens de toda ordem, como deu a José para salvar o Senhor e sua presença de Amor neste mundo que tão abertamente quer bani-lo.
Que Ele fortaleça nossa saúde física, mental e espiritual e nos de entendimento sobrenatural de que ao doarmos diariamente a vida em amor, mesmo que seja escondida e insignificante, estamos fecundando o mundo por causa do amor que arde em nós. É o Amor que foi derramado em nossos corações e que os grandes deste mundo se negam a ver porque são inteligentes demais, seguros demais, cultos demais e se esquecem de que o que tem lhes foi dado... Tudo é uma questão de escolha: podemos ser Herodes ou José. Tudo vai depender de como nos apresentamos diante de Jesus, o Mais Belo e Amoroso dos Filhos dos Homens, a Misericórdia Encarnada, o Filho de Deus, o Filho dos Homens como Ele gostava de se apresentar, o Filho de Mariam e de Yussef.

Nenhum comentário: