terça-feira, 21 de julho de 2009

Notícias, Mais Fotos, Partilha

Esta é uma foto de turista. Foi meu último dia em Roma, véspera da perícia e da partida para Lugano, na Suiça. Eu tinha acabado de estar por mais de hora rezando e chorando - não poderia ser diferente! - diante do túmulo do Papa João Paulo II, no Vaticano. Foi um misto de gratidão e de abandono à sua intercessão por mim mesma, para a família de sangue e a família do espírito, pelos amigos, tantos amigos e amigas de toda uma vida... Também senti forte arrependimento de meus pecados e dureza de coração que impedem a graça e o amor de Jesus de serem livres em mim e através de mim... O grande Papa João Paulo II! Que ele do céu interceda por nós e nos guie pelos caminhos da santidade neste mundo marcado pela negação de Deus cada vez mais acintosa. Felizmente formamos um povo de milhares e milhares de homens e mulheres que querem ser santos, livres e felizes por causa de Jesus Cristo, o único e verdadeiro modelo do que é verdadeiramente humano! Nele está toda a nossa esperança!

Ao sair do Vaticano passei pela Livraria do Vaticano - como resistir? - e escolhi um lançamento chamado 'The Truth Will Set you Free' que fala sobre o Papa Pio XII e o que verdadeiramente aconteceu no tempo da Segunda Guerra. Ele fez mais pelos Judeus e pelos cristãos e todos os dizimados pela loucura do Nazismo do que presidentes que tinham exército e poder, como Roosevelt ou Churchill, fizeram! O que se diz a respeito do 'suposto silêncio' do Papa Pio XII, e que é repetido maliciosamente na televisão, vêm de informações de livros que contêm imprecisões históricas e fundamentações distorcidas de documentos, escritos com o intuito de difamar não somente o Papa mas toda a Igreja Católica. É importante que nós católicos nos informemos e tomemos uma atitude de testemuho a favor da Igreja Católica grande responsável por salvar, por exemplo, 75% dos Judeus italianos escondendo-os nos mais de 140 conventos e mosteiros de Roma por ordem expressa do Santo Padre na época (entre 1942-1943)! É evidente que nas últimas décadas é cada vez mais aviltante e vergonhosa a perseguição contra a Esposa do Senhor, sua Igreja, também nossa Mãe, a Igreja Católica.


Tantos dias sem escrever...é que estou sem computador em casa, com o laptop passando por um check up, cheio de virus e não dá para escrever do trabalho com a liberdade que gostaria, como faço agora, rapidamente para dar notícias e postar mais fotos. Sei que os leitores do blog apreciam as fotos...

Comecei pelo fim, colocando a foto do Vaticano, mas vamos às notícias.

O que aconteceu nestes dias de importante? Além da nova encíclica do Santo Padre, merecidíssima de ser lida e saboreada, do aniversário do João Etienne-Amo-te-Adoro-te, do Gabriel-Bimbo e da Mamãe, celebramos a grande festa de Santo Elias e sinto que comecei uma nova fase na missão. E é Santo Elias quem intercede por mim. Ele, o grande humano profeta, cheio do ardor do Espírito, contemplativo e amigo de Deus, sempre consciente de sua fraqueza... Este tempo, intuo e desejo, que seja um tempo para aprofundar a vida de oração, dando qualidade ao estar na presença do Senhor. Tempo de compromisso com as pessoas, nos relacionamentos sinceros e mais cheios de amor e aceitação, no trabalho, em casa, na Obra. Tempo de enfrentar medos e desafios no que diz respeito à língua árabe, à cultura, e à constatação de que o que se faz é pequeno e insignificante diante do que Deus merece e as circunstâncias exigem, mas nem por isso a grande e perfeitíssima e soberana obra do Senhor deixa de acontecer...

Aprendi nas aulas de 'espiritualidade' que tenho participado há dois meses, que Santa Teresa d'Ávila ensina e comenta que das sete petições do Pai Nosso a mais importante delas e a chave que abre todas as portas é uma e somente uma: Pai, seja feita a vossa vontade! E desejar esta vontade sobre todas as situações da vida pessoal, comunitária, universal, familiar é a intercessão mais poderosa que existe. E Jesus fala disso no Evangelho da liturgia de hoje: quem faz a vontade do Pai a cada dia torna-se seu amigo, seu irmão, seu filho, sua mãe!

Vamos às outras fotos. Esta é casa para onde a Comunidade de Roma deve ter mudado semana passada. Fica no bairro das embaixadas e a casa se situa no fundo do terreno da Casa Geral das Ursulinas que ocupa um quarteirão inteiro! Na foto acima temos a vista da casa das Ursulinas, foto tirada do fim do terreno onde está a casa para onde a Comunidade se mudou - se tudo deu certo - foto que está abaixo. É como se esta casa tivesse sido construída para o jardineiro, o caseiro ou coisa parecida. Pelo que entendi nunca foi usada... Não pude vê-la por dentro mas pela descrição que o Edie fez, (ele é o responsável local da missão que está comigo na foto), parece que as religiosas contruiram esta casa pensando na Comunidade de Vida Shalom: tem duas áreas separadas para homens e mulheres com banheiros próprios, área comum de cozinha e refeitório, mais lavanderia e uma sala para capela. Melhor do que isso impossível! Nessas horas a gente ve o humor de Deus e como Ele é soberano sobre todas as coisas, pessoas, circunstâncias, arquitetos e engenheiros!

Na Itália o dia 29 de junho, festa de S.Pedro e S.Paulo, é feriado nacional. Como estava lá, tive a boa surpresa de fazer um passeio com os irmão de Comunidade tanto de Roma quanto de Civita Castelano que resolveram fazer um pic-nic neste lindo lago - não me lembro do nome! Por conta disso pude tirar belíssimas fotos deste dia de verão. Havia muitas famílias no local e a água fresquinha, mas não gelada, fez a alegria de todo mundo. Na foto abaixo estávamos saindo do estacionamento e nos dirigindo ao lago que fica num vale...

Todos os presentes, exceto Jamille e Carla que estavam nadando e Maria que tirava a foto. Eu estou perto dos rapazes tomando uma cervejinha bem gelada com eles porque 'nós merecemos'! O mais legal destes dias é a oportunidade de conversar e estreitar os laços de amizade com quem já se conhece e fazer novos amigos, como foi o caso do Rômulo, ao meu lado de calção laranja. Figura especial!


Amanhã tem mais se Deus quiser! Shalom a todos!

Nenhum comentário: