quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Thankgiving

Última quinta-feira de novembro é sempre festa de Ação de Graças nos EUA. Esta é a maior festa, o maior feriado norte-americano depois do Natal. A gente ve isso muito em filme porque às vezes é a única oportunidade de várias gerações se encontrarem ao redor da mesa para comer o tradicional peru e outros pratos típicos e tradicionais para a ocasião.
É uma festa que relembra o tempo dos primeiros colonizadores ingleses que ao chegarem à América, no primeiro inverno rigoroso, quase morreram de frio e fome. No ano seguinte, contanto com a solidariedade e ajuda dos indígenas locais - só me lembro agora dos nomes das tribos indígenas sioux e cherokees - plantaram de maneira correta e na estação certa o milho, o trigo, e tiveram provisão para os meses de frio. Dessa maneira, se sentaram ao redor da mesa para dar graças a Deus pela colheita, convidando os índios para juntos celebrarem. Nascia assim o Thanksgiving Day.
Infelizmente fiquei sem a foto, mas nesta segunda-feira, 24, um pouco antecipadamente por caus da agenda do arcebispo, tivemos uma festa de Ação de Graças na Escola de Ibillin, no 'Mar Elias Educational Institutions'. Duas voluntárias americanas, Katherine e Debbie, se reuniram e prepararam para alguns convidados da Escola e da Cúria - em especial o Abuna Elias Chacour, obviamente - um delicioso e típico jantar de Thanksgiving, seguindo a risca as receitas tradicionais herdadas dos avós e bisavós. Da torta de cenoura, ao bolo de chocolate coberto de calda, ao peru fatiado estava tudo delicioso e com sabor de Estados Unidos. Foi uma experiência ótima para o paladar, sentir um gosto novo que não lembrava nada que fosse Brasil ou comida árabe. Eu e Lubna, que fomos juntas, aproveitamos demais!
E hoje que é a festa de verdade, tenho consciência do quanto tenho a agradecer por tudo que o Senhor tem me dado, por sua obra perfeita em minha vida e coração. E não somente em mim, mas também ao meu redor. Mesmo quando as dificuldades se acumulam e as notícias no mundo inteiro só falam de violência e crise, mesmo assim, podemos cantar, como fazem os anjos e como nos convidou a Palavra de Deus durante toda a semana:

'Grandes são as tuas obras Senhor! Ó Deus, Rei do universo!
Justos e verdadeiros são os teus caminhos!'

Nenhum comentário: