quarta-feira, 5 de novembro de 2008

As Comunidades Novas

'Sem dúvida, esta é a verdade incontestável e que não pode ser esquecida: o verdadeiro progresso é interior. O exterior é conseqüência'
(Moysés Azevedo - Escritos: A Profissionalização - par.04)
Que graça extraordinária é poder participar deste tempo novo que vive o mundo em que o Espírito Santo suscita carismas novos, que são jeitos novs de viver coisas antigas (e nunca velhas!), fundamentalmente o Evangelho! Especialmente falo das Comunidades e Carismas nascidos a partir da Renovação Carismática, que vieram lançar vida e fogo na Igreja. E neste sentido o Brasil não se tornou um país emergente somente em termos econômicos mas também e acima de tudo em termos espirituais. E seguindo o raciocínio e as palavras que citei acima do Moysés, que na verdade parafraseava S.Maximiliano Maria Kolbe, o crescimento econômico e as perspectivas de mais justiça e esperança para os pobres que temos visto no Brasil, seja fruto do abundante derramamento do Espírito Santo na vida de milhares de centenas de católicos e de cristãos que passaram a viver sua fé de modo consistente e autêntico, genuinamente feliz e comprometido.
Não quero ser inocente tratando em termos simplistas e superficiais as questões econômicas, sociais, políticas do Brasil e do mundo que são prá lá de complexas e complicadas. Porém as verdades de Deus são simples e transparentes e uma delas está expressa na frase do Moysés acima: o verdadeiro crescimento de uma pessoa se dá de dentro para fora e não o contrário. E esse crescimento a que ele se refere significa conversão ao Evangelho, a viver o batismo recebido na infância, a viver a vida da graça e não a vida puramente 'natural', instintiva, carnal, usando um termo de S.Paulo. Viver em Cristo Jesus!
O Moysés ainda não é 'santo de altar', mas vive santamente e um dia o será, com a graça de Deus. Concordo com o que ele e Sto.Maximiliano disseram. As futuras gerações do Brasil ainda verão muitos santos e santas genuinamente brasileiros, e não importados da Europa! E se ele, Pe.Jonas, Maria Emmir são muito conhecidos, há milhares de anônimos vivendo esta vida das Comunidades Novas e dos Carismas Novos suscitados pelo Espírito. É bom a gente lembrar e proclamar que há muita sede de santidade espalhada por este Brasil e pelo mundo! Há muita gente querendo mudar de vida e mudando de vida! Há muitos jovens optando pela castidade, pelo amor e serviço, pela oração, por uma vida cheia de sentido onde Deus tem lugar de primazia. Há milhares de casais se unindo 'para sempre', dando assim testemunho de que é possível a vida a dois e depois 'a muitos' com os filhos. Há pessoas descobrindo que 'sair do armário' e assumir uma vida e uma cultura homossexual é uma grande furada e que é possível ser o que se é segundo o que Deus pensou ao criar-nos homem ou mulher, e que o milagre é possível - de dentro para fora - e se dá diante dos olhos. Há muita gente fazendo o bem, partilhando os bens, sendo bom profissional, bom operário, bom trabalhador, professor, empregador... Há muita bondade circulando no Brasil e no mundo porque Deus sempre será Deus e a força do Evangelho e da pessoa de Jesus, Senhor da História, o Filho do Deus Altíssimo, continuará atraindo pessoas em todas as culturas e nações para sempre!
E destes carismas novos que atraem milhares de pessoas e as reconciliam com o Senhor, com a Igreja e consigo mesmos, cito duas grandes Comunidades cujos carismas nasceram em solo brasileiro: a Canção Nova, de 30 anos que recebeu no dia 03/11 o Reconhecimento Pontifício - parabéns irmãos! - e a 'minha' Comunidade, a Comunidade Católica Shalom que em fevereiro de 2007, aos 25 anos, Jubileu de Prata, recebeu o mesmo Reconhecimento Pontifício, tornando-se assim um Carisma a ser patilhado entre todos os povos para todas as nações.
Quanta alegria poder participar deste tempo da História da Salvação e da História do mundo! Que alegria poder ter esperança e espalhar esperança, reconciliação e paz! Que alegria poder ver com gratidão tudo o que Deus já fez através de seus filhos e pobres vasos de argila! Que alegria poder participar dos grandes desafios que representa levar novamente o Evangelho - pela Nova Evangelização - aonde Deus quiser e nos enviar, juntando trabalho, serviço, muita doação de vida concreta e - é muito importante esta conjunção aditiva - evangelização explícita. Isso é ser Shalom! É juntar diaconia = serviço + parresia = evangelização para que mais pessoas tenham Shalom = Jesus Cristo!
Seja qual for a identidade espiritual que tivermos sido chamados por Deus a viver, o importante é que a vivamos em kenosys = esvaziamento de nós mesmos, com alegria e coragem, sem murmurar, levando a sério mas sem sisudez, a amizade com Jesus. E viva a língua grega que expressa com precisão estas realidades espirituais que nos cercam!
Enfim, que alegria poder conhecer o Senhor e ser conhecido por Ele! Que Ele cresça e que nós diminuamos!
Shalom!

Nenhum comentário: