terça-feira, 18 de novembro de 2008

Fazer Barulho

O Evangelho de ontem falava do cego sentado à beira do caminho que ouve a multidão fazendo barulho por causa da passagem de Jesus, e deseja se aproximar dele também. Hoje vemos Zaqueu largar o serviço e correr pra cima de uma árvore para poder ver quem era Jesus: tinha ficado curioso. O desejo de matar a curiosidade fez esses homens terem um encontro pessoal com Jesus e, consequentemente, serem curados física e interiormente.
Creio que evangelizar seja isso: levar as pessoas a terem curiosidade a respeito de Jesus, a quererem se encontrar com ele, falar com ele, ouvir sua voz, sentir sua presença, experimentar seu poder. É preciso fazer barulho! É preciso apontar onde Ele está para quem está sentado à beira da vida, seja na desesperança do sofrimento físico, como o cego-mendigo, seja na cegueira de servir o dinheiro na corrupção, mal usando o poder, massacrando pobres e pequenos, como o cidadão Zaqueu.
Creio que o maior de todos os desafios não seja nem tanto dar testemunho ou proclamar a Palavra, mas é vencer a barreira da indiferença e da falta de sentido e esperança que assola o coração das pessoas, da maioria das pessoas hoje em dia. É fazer um barulho que aponte para o Senhor, para Jesus, gerando nas pessoas curiosidade e desejo!
Mas creio que essa obra não seja fruto de planejamento e organização externa, somente. É ação do próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo, fruto de muita oração por parte do evangelizadores. Só Ele pode fazer com que um coração indiferente se torne um coração disposto a arriscar-se e gritar: Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim! Quem já fez a experiência não uma mas quantas vezes precisar, sabe que é segura a resposta de Jesus. Ele pára e pergunta com ternura e firmeza: 'Que queres que eu te faça?'. Só o Espírito Santo faz com que alguém queira vencer os próprios comodismos e paradigmas e suba numa árvore a fim de ver aquilo que antes não via. Zaqueu queria ver Aquele que muitos já viam, ouviam e conheciam: Jesus Cristo.
Acho que nós cristãos além de sal da terra e luz do mundo também somos chamados a ser sino que badala e faz barulho, muito barulho, apontando o Senhor que sempre passa por perto de quem o invoca com sinceridade de coração.

Um comentário:

Anônimo disse...

AÈ verdade tia ena todos deveriam fazer o q Zaqueu fez conhecer melhor quer è jesus.A maior graça q uma pessoa pode ter na vida è a d conhecer e fazer a experiencia do amor de deus.Ao termos nosso encontro pessoal com jesus, mudamos radicalmente de vida,pq descobrimos o verdadeiro sentido da nossa existencia.Tb como no testemunho de São Paulo "Na verdade ,considero tudo como perda diante da vantagem suprema q consiste em conhecer a cristo jesus,meu senhor"(FI3,8)C muita alegria procuremos o senhor incansavelmente e deixemos nos alcançar p Ele. Um bjinho!! Katia