domingo, 2 de novembro de 2008

Dia dos Finados Santos

Seria tão bom se todos os finados fossem santos e estivessem usufruindo da glória de Deus e de seu amor para o qual cada um foi criado!... Acho que é por isso que a Igreja, didaticamente, colocou juntas as duas festas: a de todos os santos com a de todos os mortos. Tem uma linha de teólogos que diz que o inferno está vazio por causa da misericórdia de Deus, e o mistério que acontece, naquele último segundo de vida que cada ser humano tem diante do Senhor, no qual lhe pede perdão por todos os pecados diante do esplendor de Seu amor. Eu não sei de nada. Esta é uma questão muita acima das minhas capacidades e mesmo para os grandes teólogos, será sempre especulação. Ninguém tem certeza absoluta a respeito do assunto. A Igreja sempre ensinou que o inferno existe, porque Jesus disse que havia, mas nunca disse quem estaria lá.
Jesus falou do inferno e também provou e nos mostrou em gestos e não em discursos, a força, o tamanho, o alcance da sua salvação e do seu amor, até no último instante de lucidez e escolha de um ser humano. Falo do Ladrão, crucificado ao seu lado, que ao roubar-Lhe o perdão e o coração com uma simples e singela oração, ganha o Céu e a vida eterna! 'Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino!'. É linda demais essa oração.
Por conta disso, a gente fica sem saber quantas pessoas se encontraram com o Salvador no seu último momento de vida como aconteceu com este homem desesperado e culpado, que passou para a história como o Bom Ladrão. Só Jesus e o Pai sabem que estará à direita, à esquerda, ou definitivamente perdidos. Só Eles têm condições de julgar o coração do homem e com justiça e compaixão medir e dar peso a todas as variáveis que compõem a existência de cada pessoa.
Por isso ninguém pode julgar ninguém, em hipótese alguma, principalmente as intenções do coração.
Só Eles sabem qual o destino eterno de cada um: se na 'ante-sala do banquete definitivo', ou purgatório, como aconteceu com o filho pródigo, que já tinha voltado para casa do Pai mas se preparava e lavava-se para entrar na festa e participar do banquete, se o Céu, que é para quem pode entrar definitivamente no banquete porque já está devidamente trajado com as vestes alvejadas, de 'esposa imaculada' ou se, infelizmente, por se negar a entrar, será aquele que ficará do lado de fora, na escuridão eterna e desesperadora do inferno que não é outra coisa que a total ausência do Pai.
Hoje rezei por tantas pessoas queridas que já foram para a eternidade... pedi ao Senhor que todos estivessem com Ele e a Eucaristia foi nessa intenção. Tenho confiança - não por causa da minha oração, mas por me unir à oração de toda a Igreja, a amada esposa do Senhor, que intercedeu pelos mortos - que hoje houve muita festa no Céu pela entrada de muitos que estavam no purgatório que se uniram à festa definitiva. É o Senhor morto e ressucitado atuando e fazendo valer seu sacrifício e seu amor. Sem dúvida o Seu Amor é a palavra definitiva sobre todo ser humano e sobre toda a realidade humana, principalmente aquelas mais estapafúrdias e dolorosas.
Quando penso nos mortos mais próximos como o Papai, o Afonso, tio Pimentel, tia Ignez, os avós, tios, etc, penso também nos cristãos que têm sido massacrados no Congo, no Iraque, na Índia, na Faixa de Gaza, e naqueles que morrem em desespero, em dor, sem nenhuma consolação humana ou espiritual. Também rezo e intercedo por todos os amigos e parentes, professores e gente que passa pela vida da gente para quem, em algum momento, a experiência de fé e de amor se perdeu, a pessoa de Jesus e a amizade com Ele se perderam e tudo virou conceito, ideologia passíveis de serem descartados. Quanta gente que eu conheço e que são pessoas boas, generosas, cidadãs comprometidas que vivem sem Deus, sem religião, sem transcendência, sem sacramentos, oração, missa, Palavra, sem a voz do Espírito Santo e sua Consolação... pra mim é um mistério. O que será que passa nos seus corações num dia como o de hoje quando a saudade das pessoas queridas que já se foram bate forte e a morte mostra a sua inexorável face?
Como eu peço ao Senhor que lhes reacenda a sede de Deus e o desejo das coisas espirituais verdadeiras...como eu peço ao Senhor que não lhes deixe ter um coração de pedra, capaz de se envolver com filosofias inconsistentes que ensinam o absurdo da reencarnação, por exemplo, e cego e resistente a Jesus Cristo e à sua Igreja. Como eu suplico ao Senhor que tenha misericórdia de todos nós que um dia fomos batizados e não vivemos como santos, ao contrário, preferimos viver como mortos nos esquecendo que tudo o que vivemos aqui terá peso de e para a eternidade... Como eu peço ao Senhor pelas pessoas da minha geração que colocaram todas as suas fichas no socialismo, no comunismo, e que depois se desiludiram. E há os que se desiludiram dentro da própria Igreja...
Haverá sempre intenções e necessitados. Vale a pena em tudo e por todos, continuar intercedendo, continuar testemunhando com a vida e a Palavra, mesmo que sejamos, como eu sou, limitados. Grande é o Senhor. A Ele pertencem todas as almas, os corações, as ovelhas, todos os 'ladrões do mundo'. Só Jesus Cristo conhece e escuta a batida agonizante de cada coração que reza: Jesus, lembra-te de mim! E para Ele não há casos perdidos!

Nenhum comentário: