quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Desafios novos

Com o outono o frio começou a apertar, e a chuva caiu esta semana depois de uma longa estiagem. Eu gosto demais do frio e acho que 'funciono' melhor nas temperaturas mais amenas. Parece que a 'preguiça' também aumenta e os ritmos internos mudam pela necessidade de mais calorias. Talvez seja esta uma boa desculpa para se comer mais, porém, sinceramente, quando chega a noite, não há quem não 'long for a plate of hot soup' e, na hora de dormir, por um chocolate quente.
O hebraico continua me desafiando e eu não consigo ter a disciplina de estudar em casa como gostaria. Estudo no ônibus na minha viagem de ida para o trabalho, quando estou com a cabeça bem fresca, depois de fazer laudes com o meu 'ofício das horas' em inglês, valioso presente dado pela minha amiga londrina, Kristina Cooper. Vou brincando de decodificar os sinais e as letras de tudo que passa a minha volta, e ontem e hoje ao descer do ônibus agradeci ao motorista dizendo toh-DAH ra-BAH, ou muito obrigada em hebraico. É uma bobagem, mas me senti orgulhosa. Com a graça de Deus vou seguir em frente.
Não quero estudar hebraico só por vaidade ou para provar para mim mesma isso ou aquilo, mesmo sabendo que valeria a pena desafiar o meu cérebro a aprender algo novo. Sem se adquirir o idioma de uma cultura e de um povo é impossível uma verdadeira inculturação e aproximação das pessoas, e sem isso é mais impossível ainda evangelizar. E, para nós como Shalom, e para a Igreja pós Vaticano II, com a Nova Evangelização, ser missionário implica em duas dimensões. A primeira é aquela do serviço, da doação de vida pelo testemunho pessoal e comunitário e, concretamente, no caso aqui de Israel, isso se dá na Cúria, no Centro de Evangelização, e no Asilo, fazendo arquivo, traduzindo um livro, dirigindo um grupo de oração e organizando um campeonato de futebol para os jovens, ou dando banho num idoso. Esse testemunho porém, não será pleno se não contar com a evangelização explícita da Palavra, da Pessoa, do Espírito de Jesus Cristo, se não houver a partilha e a proclamação do Evangelho, do kerigma, com parresia. Esta é a segunda dimensão. E esta palavra, parresia, é um expressão que permeia todo os Atos dos Apóstolos e é uma palavra grega muito cara ao coração do Moysés, fundador da Comunidade, porque ela expressa este ardor e esta necessidade de se contar e partilhar a respeito do tesouro existencial encontrado e disponível a todos aqueles que quiserem, que é Cristo Jesus. Só Ele e Nele se tem vida nova, alívio da culpa, resposta para as questões existenciais da vida, possibilidade de libertação das compulsões, perdão dos pecados, AMOR, AMOR, AMOR, este amor absoluto, livre, leve, feliz, tão desejado... Só em Jesus encontramos a resposta para a questão da morte e sentido para o sofrimento, de maneira satisfatória. Só em Jesus podemos verdadeiramente ser humanos e sermos nós mesmos na plenitude de nossas potencialidades e na liberdade de nossas limitações. Só em Jesus podemos simplesmente ser pessoa, sem ser mil e um papéis, seja de super heróis, seja de anti-heróis. E se a gente já descobriu a pérola, e caminha neste belo, mesmo que muitas vezes doloroso caminho de cultivo da pérola, como não contar para muitas e outras pessoas qual o endereço do terreno onde a pérola se esconde?
Isso é um pouco do que é ser missionário, ser evangelizador, ser consagrado ao Senhor, ser católico, ser cristão no século XXI, ser Shalom.
E é por isso que a gente se esforça para aprender hebraico...

2 comentários:

Anônimo disse...

amiga,

como é bom ler suas mensagens!
para mim são um incentivo para buscar não me acomodar, sabendo que há tanto a aprender.
beijos saudosos
Mercedes

rralpha disse...

Shalom Pessoal, se vocês quiserem aprender O Hebraico Biblico de graça e com suporte do Professor Charles Grebe via email (necessário um nível médio de ingles pois as aulas são neste idioma)vá ao Website dele no endereço:
http://www.animatedhebrew.com/ e se quiser gravar as aulas, vocês podem encontra-las no endereço:
http://www.youtube.com/user/animatedhebrew.
Rubens Alpha Junior - RJ