quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Os amigos do Céu

Desde ontem penso muito na popularidade dos santos e do porquê eles nos atraem: com certeza é porque eles e elas nos apontam as realidades eternas e nos 'empurram' para Deus, para Nosso Senhor.
Por ter lido um pouco mais os escritos de Sta.Teresa d'Ávila esta semana, e hoje festa de Sta.Margarida Maria de Alacoque, vejo como a vida destas mulheres, com as devidas diferenças culturais e circunstanciais, se assemelhavam às nossas, nas incertezas, imperfeições, vontade de acertar e sede de liberdade. Sta.Teresa diz, com todas as letras, o quanto passou a sadiamente desconfiar de si mesma, de sua 'bondade', e de quanto passou a confiar e se entregar irrestritamente à misericórdia de Sua Majestade. Foi já adulta, com 47 anos, que Teresa passa por uma 'segunda conversão' que a leva ao trato sério de amizade com Jesus, e sério aqui não significa circunspecto, mas visceral, que é como ela define oração: um trato de amizade, que exige tempo, lugar, dedicação, amor, busca e encontros.
Também me chama atenção e partilho aqui hoje, o quanto Teresa diz ser saudável e necessário pedir a Deus - ao Espírito Santo - o dom do arrependimento, o dom de chorar pelos próprios pecados e erros, para que as lágrimas lavem a alma e a inebriem da misericórdia e do amor louco do Pai, que tudo perdoa, que corre ao encontro, que cobre de beijos como está descrito em Lucas 15. Mas esta graça é uma graça espiritual e sobrenatural, é dom do amor de Deus e não tem nada a ver com culpa, auto-comiseração, justificativa, hiper-reflexão. Talvez tenha muito mais a ver com a célebre oração de S.Francisco, rezada por toda a vida e ouvida por seus primeiros companheiros: Senhor, quem és Tu? e quem sou eu?

Um comentário:

Anônimo disse...

QUERIDA ELENA, HOJE LHE ENVIO UMA FRASE QUE COPIEI DE UM LIVRO, MAS ESQUECI O NOME DO AUTOR: " QUANDO O PAI SORRI PARA O FILHO E O FILHO SORRI PARA O PAI, SE ENSEJA UMA SATISFAÇÃO; A SATISFAÇÃO ENSEJA A ALEGRIA. A ALEGRIA ENSEJA O AMOR - E O AMOR É O ESPÍRITO SANTO!
BEIJOS, TRINITY