quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O Senhor está no meio de nós!

Missa celebrada no sábado passado, 27 de setembro de 2008, no salão de entrada da 'Maison de la Fraternité', ou 'Old People's House', ou simplesmente asilo dos idosos da vila de Isifya, como nós chamamaos em casa, que é gerenciada pela Comunidade Shalom há pelos menos dois anos - depois eu confirmo esta informação - desde que as religiosas francesas que trabalharam aqui por quase 50 anos, voltaram para sua terra de origem. O bispo então pediu que o Shalom assumisse este trabalho, nos cedeu para morar a casa onde as cinco irmãs viviam, daí os cinco quartos, e nos delegou esta árdua missão, que é cuidar dos mais pobres e sozinhos que muitas vezes, também aqui, são os 'velhinhos e velhinhas', mesmo não sendo este termo politicamente correto. Correta porém é a necessidade e a dedicação daqueles meus irmãos que exercem seu apostolado e santificação aqui. Esta foto foi tirada no fim da celebração, por volta das 18h. Estão presentes os idosos cristãos que quiseram e puderam participar, algumas pessoas do grupo de oração de Haifa (vieram cinco), nós do Shalom e o pe.Bonaventure, carmelita americano que chegou há quase um mês para viver seu ano sabático lá no Murahkah, junto com o profeta Elias e pe.Alberto, mexicano, de quem eu já comentei, nosso amigo e confessor.


Esta senhora lindinha de mais de 80 anos, de origem libanesa, nasceu no Brasil, em São Paulo e se chama Victória. Ela fala três ou quatro frases em português pois seus pais voltaram para o Oriente Médio quando ela tinha sete anos e ela perdeu completamente o contato com os parentes brasileiros. Ela é uma doçura de pessoa...dá prá notar não dá?

Aqui temos o padre Bonaventure, sorridente e simpático. Ele celebrou em inglês, as respostas foram dadas em árabe, pela assembléia, como também as músicas, muito bem tocadas e escolhidas pela Yara e o Tennessee, que são estes irmãos da foto abaixo. O glória foi cantado em português e a homilia foi feita em inglês a traduzido para o árabe pela Lorena. Um verdadeiro Pentecostes!



A grande graça desta celebração eucarística, além das razões óbvias da celebração em si mesma e todo o mistério contido da presença de Jesus que se manifesta, foi estarmos juntos, todos juntos. Me explico. Esta missa que passará a ser quinzenal, com plena autorização do nosso bispo Elias Chacour, é um passo de unidade entre nós, que estávamos juntos como Corpo de Cristo, como Carisma Shalom de duas missões, Isifya e Haifa, unidos àqueles irmãos a quem servimos e com quem convivemos diariamente, seja no asilo, seja no Centro de Evangelização. Não houve queima de fogos nem holofotes, nem tampouco tanta gente, como se vê na primeira foto, mas o Senhor estava no meio de nós e Ele derramou o Seu Espírito consolador em muitos corações, especialmente no dos idosos que depois, no lanche, manifestaram a sua alegria. Foi o Shalom do Pai sendo doado abundante e escondidamente nesta Terra Santa, a terra de Nosso Senhor!

Nenhum comentário: