quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia de Santa Teresa, esta grande professora!

Fui surpreendida esta manhã com uma chuva fria e forte que me fez lembrar os anos vividos em SP, quando saía para trabalhar munida de sombrinha e de sapato fechado, pois a cidade ia chorar o dia todo. Depois, no CE, aprendi que chuva é festa, é coisa para se contemplar, é coisa pouca, de contadas semanas e caracteriza o que os nordestinos chamam de inverno.
Como será por aqui, em Israel? Havia muita satisfação pela chuva de hoje pois, mesmo a Galiléia sendo muito verde e coberta de árvores e pinheiros, com kibbutz por todos os lados, a estiagem estava por demais longa, interferindo no nível de água do Mar da Galiléia ou Lago de Tiberíades, que é a mesma coisa, reservatório e única fonte de abastecimento de água doce do país, segundo me explicaram. A chuva então, bendita, foi resposta de Deus para judeus, cristãos e muçulmanos, e trouxe certo alívio, pois quando ela começa, dura um tempo.
A chuva rápida e forte de ontem lavou toda a natureza ao redor, e fez subir aquele cheiro inconfundível de terra molhada que agrada não somente as narinas, mas o coração e faz a gente sorrir. Ao descer para Haifa de ônibus a paisagem era simplesmente deslumbrante. Acho que foi um mimo de Deus esta minha primeira chuva na Terra Santa! Falo assim porque este era o vocabulário de Santa Teresa d'Ávila, cuja festa se celebra hoje. Esta era sua maneira de denominar os sinais de amor que recebia de Sua Majestade, Jesus, seu grande Amigo e Senhor: ela os chamava de mimos.
Quantos mimos recebi hoje! Além da chuva e do friozinho que começa a se apresentar entrecortando os últimos dias quentes de verão, tive a alegria de receber email de meus amigos professores no dia do Professor. Pude lembrar assim, desta minha profissão que mais do que uma capa que sobrepuz a mim, é quase um estado de alma herdado e descoberto no decorrer da vida: partilhar o conhecimento e aprender junto com outros professores e com os próprios alunos. Bendito seja Deus por todos os professores e professoras que tive ao longo da vida, sendo que alguns, seguramente, foram e são verdadeiros mestres e espelhos, saídos da própria família, nas gerações que me precederam. Benditos alunos que tive e para quem fui professora!
Mais um mimo: também em 15 de outubro minha irmã e meu cunhado fazem 20 anos de casados! Partilho com eles a alegria de tantos anos vividos em comum - eles lá no Rio de Janeiro - tendo a coragem de não desistirem quando o amor se esconde e toma jeito de renúncia e exige perdão e, com passo firme, continuarem a se amar e a querer se amar, como dom recíproco.
Eles têm uma família linda de três jovens: Gabriel-Bimbo, Alessandra-Lélis e Bruna-Filhote-de-tia-Ena. Quanta saudade! Deus os abençoe e os mantenha unidos até o fim. Queria hoje poder comer uma pizza com eles e toda a família do Rio, deixando-os depois saírem para namorar um pouco...
Por fim, como Comunidade e Vocação Shalom, homenageamos Sta.Teresa d'Ávila, que é esteio e baluarte da nossa espiritualidade. Ela nos aponta a oração profunda, fiel e demorada, comprometida, como caminho seguro de encontro com o Amado e o Esposo do coração de todos os homens, o Senhor Jesus Cristo, o grande Amigo. Santa Teresa é aquela que fala da Amizade de Jesus com os corações, com o coração de cada pessoa que se aproxima dele.
O dom de Deus, a primazia de sua graça para que nós conheçamos e façamos este trato de amizade com Jesus, nos é garantida, mas isso não torna menos trabalhosa a vida de oração. Como é difícil rezar! Como é trabalhosa esta fidelidade, esta busca, este cavar até encontrar a pérola preciosa... mas ela está lá, no fundo da alma, da nossa alma, em quem tem sede de Deus, tem sede da paz e da segurança de Sua presença.
Fiquei com vontade de perguntar aos meus amigos e amigas: qual foi a última vez que você foi sozinho ou sozinha, para um lugar tranqüilo, passar um dia inteiro em silencio e oração, sem celular, sem notebook, sem mp3, sem poder e querer ser acessado, simplesmente acompanhado de sua bíblia, um caderno, uma caneta e seu coração aberto para se derramar na presença do Senhor e poder beber e se encharcar do Seu Amor? Qual foi a última vez que você largou todos os afazeres na confiança de que o mundo não ia acabar, e ficou com o Seu Salvador, o Seu Amigo, com Jesus, aquele que te conhece por inteiro e te ama por inteiro? Quando foi a última vez que você simplesmente foi para perto do Pai com o seu coração de menino ou menina, deixando que Ele te amasse e descomplicasse suas complicações e nós?
Ser missionário e ser pobre tem essas vantagens: a gente faz isso com menos dificuldade. A saudade de Deus e a determinação de buscar esta Amizade, porém, este encontro de amor com o Pai das Misericórdias, é possível para qualquer um que queira. Aí está o segredo: dar atenção ao desejo que se esconde dentro do coração.
Partilho aqui, por último, um pedaço de um poema de Sta.Teresa que ganhei hoje no sorteio, em casa, e que foi o mimo mais pessoal de todos pois traduz bem os anseios e perguntas que tenho em mim. E diz assim:
Se me quereis descansando, por amor o quero estar;
Se me mandais trabalhar, morrer quero trabalhando.
Dizei: onde? como? e quando?
Dizei, doce amor, por fim:
Que mandais fazer de mim?
Que mandais fazer de mim?

Nenhum comentário: