segunda-feira, 3 de novembro de 2008

F1

'A amizade com Deus é o âmago da nossa vocação. Decidir-se pela amizade divina e crescer nesta amizade é o segredo da vida'
(Moysés - Carta à Comunidade Shalom 2005 par.55)
Neste domingo o Felipe Massa quase ganhou o campeonato de Fórmula 1. E este quase foi questão de segundos na última volta quase na reta final do Autódromo de Interlagos. Eu e os meninos, Tales, Leandro e Tennessee, (nenhum menino pra falar a verdade, cada galalau enorme e o mais novo tem 28 anos!), vimos a corrida toda, sendo liberados inclusive para comer nosso jantar, uma pizza deliciosa feita em casa, com o prato em cima das almofadas na frente da televisão. Foi bom demais! Me fez lembrar os domingos no Brasil, principalmente quando eu morava em S.Paulo, e assistíamos as corridas de F1, principalmente a largada e as últimas voltas, que são sempre as mais emocionantes.
S.Paulo - desta vez o Apóstolo - já se serviu da simbologia dos esportes, da corrida, para falar da vida da fé, da vida com Deus e da perseverança nesta caminhada. Sempre me edifica a persistência, a insistência, a disciplina e o amor que os desportistas têm por aquilo que fazem. Superam dor física, cansaço, falta de apoio e de dinheiro, muito mais perdas do que ganhos, pressão psicológica, ausência dos familiares, sei lá mais quanta coisa, tudo para ganhar uma medalha Panamericana, Olímpica ou Mundial. É lindo e edificante para nós que queremos chegar à santidade que é um chamado do Senhor a todos os seus filhos: há que lutar, perseverar, continuar e...ganhar! (Ainda bem que no Céu tem medalha de ouro para todo mundo!).
Verdadeiramente o esporte ensina muita coisa e pode ser um grande instrumento de resgate da dignidade de jovens e crianças, livrando-os de serem fisgados pelas drogas ou por tribos imbecilizantes e manipuladoras como são os 'emos' e todos os seus derivados ridículos e perniciosos. Claro que o bom mesmo é quando os jovens e as crianças podem conhecer todo o benefício advindo da prática esportiva sem fazer dos esportes, Deus. Cada coisa no seu lugar. E aí a gente se lembra do amado e inesquecível Papa João Paulo II e do Beato Pier Giorgio Frassati, que amavam os esportes e os praticavam regularmente (alpinismo, natação, hipismo ou simplesmente trilha, caminhadas ao ar livre), desde a juventude, na alegria de serem jovens e de serem contemplativos, orantes, amigos de Jesus e de Nossa Senhora. Carregavam e meditavam o terço enquanto se extasiavam com a natureza. E faziam isso sozinhos, em grupo, com amigos e, no caso do Papa até quando sua saúde permitiu, na terceira idade. Pier Giorgio morreu de tuberculose, em uma semana, aos 24 anos.
Estes dois santos homens nos falam sobre Deus e sobre os esportes, sobre o que é verdadeiramente uma vida saudável e plena. Como o Felipe Massa passaram por muitos sofrimentos e derrotas em situações que pareciam seguramente ganhas... o segredo deles porém, a ser imitado e aprendido, é buscar, achar e cultivar, como numa maratona, a pérola preciosa que é Jesus Cristo. Nele tudo o que passamos de dor e de sofrimento se transforma sempre em amor.
Massa, você nos ensinou o que é fazer um jogo limpo, ser um bom profissional, trabalhar em equipe e mesmo quase chorando pelo desapontamento da derrota, ser grato pela ajuda de todos e seguir olhando em frente, sabendo que ano que vem tem mais. Que o Senhor te abençoe e abençoe as corridas de F1 da vida de cada um! Shalom!

Nenhum comentário: