sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Festa e Notícias Variadas

Diz uma tradição apócrifa que dia 3 de fevereiro é a festa de S.Simeão e Sta.Ana os dois que na festa do dia 2, da purificação no templo, reconhecem no colo daquele jovem casal o Menino que traria a Salvação a Israel e a todos os povos. O evangelho diz que Ana tinha 84 anos e Simeão, segundo esta tradição, 102. Ele seria pai de Gamaliel que educaria S.Paulo anos depois. Estes dois idosos que não sofriam pelo jeito de nenhuma doença degenerativa e deviam ser bem saudáveis para permanecerem no templo louvando e servindo a Deus nesta idade, me fizeram um grande bem na oração de hoje e me levaram a agradecer profundamente ao Senhor pelos santos escondidos da terceira idade que passeiam pelas ruas, enchem as igrejas e as paróquias, e rezam por suas famílias e por toda Humanidade. Isso sem perder a elegância e a dignidade que os santos da terceira idade têm, mesmo quando são pobrezinhos e simples. E isso não é romantismo meu, é visível e palpável mas nem todos olhos conseguem ver e valorizar.

Mudando de assunto... a situação no Egito é preocupante e mesmo a vida em Israel se mantendo calma há tensão no ar porque esta leva de protestos populares começados na Tunísia e em plena erupção no Egito, podem inspirar outros países ao redor como a Síria, a Jordânia e mais distante mas não menos perigoso, o Irã, países árabes de maioria muçulmana que simplesmente 'odeiam' Israel... O irônico é que Mubarak em árabe significa 'abençoado' e ele está mais para maldito do que para qualquer outra coisa. Muitos comentam que há cabeças pensantes manipulando e provocando estes levantes com interesses de maior controle do mundo. Difícil dizer. Sei que não posso deixar de rezar e interceder pedindo que o Senhor tenha piedade deste mundo. A minha mão pode alcançar e fazer pouco pela paz e o que faz é sempre mínimo diante dos complexos problemas da Humanidade, pois só posso agir pessoa a pessoa, passo a passo e limitadamente. No entanto conheço o Senhor da Paz, conheço o Cordeiro Imolado e Ressuscitado que já salvou o Egito e toda a humanidade, Jesus, o Shalom do Pai e a Ele posso pedir o milagre da Paz pelo derramamento do Espírito Santo sobre toods os que tem autoridade e poder de fazer alguma coisa. Foi pela Paz e a reconciliação dos Homens que consagrei a minha vida e o alcance desta consagração depende de Deus e sua Graça, daí o valor da oração fervorosa e cheia de fé, persistente, da intercessão pessoal e comunitária, principalmente quando unida à toda a Igreja na Eucaristia e na Liturgia das Horas. Pedir, interceder, unir-se a Jesus e não desistir de ter esperança, suplicar seu perdão e continuar desejando e rezando todo o tempo: a tua vontade Senhor, seja feita a tua vontade, sem deixar de viver concretamente aquilo que se espera de mim, de nós como Carisma e Comunidade.

Ainda não tive notícias do Frei Patrício que está no Cairo mas assim que tiver as darei aqui. Rezemos por ele, pelos carmelitas e consagrados católicos e cristãos que vivem no Egito e que tanto têm sofrido. A grande maioria no país são católicos do rito copta, gente de muita coragem e fé com testemunhos eloquentes da interferência e proteção do Senhor ao longo da história, origulhosos de serem de Jesus Cristo, porém eles têm sofrido perseguição e precisam da nossa oração e apoio. 

Que nossa súplica seja sincera e consciente de que é o Corpo de Cristo que sofre e continua sendo ferido, massacrado e injustamente morto. Como Família Shalom rezemos! Principalmente os santos da terceira idades, os avós, tios, viúvas, mães e pais de quem falei no primeiro parágrafo, que sabem que o Santo de Israel está no meio de nós.

Nenhum comentário: