sexta-feira, 12 de setembro de 2008

As Bem-Aventuranças da Semana

Quem vai a missa diariamente sabe que esta semana foi toda voltada para o capítulo 6 do Evangelho de S.Lucas, na parte que ele fala das bem-aventuranças, e qual deve ser a medida da misericórdia. O texto vai falar também da trave que carregamos nos olhos enquanto insistimos em detectar os ciscos dos olhos alheios...
Este textos mexem muito comigo e têm o dom de me fazer ficar no meu lugar, sem me arvorar em julgar as pessoas, muito particularmente as suas intenções. Que há coisas óvias e inequivocamente erradas, há, mas meu papel não é mudar as pessoas mas fazer aquilo que é esperado de mim segundo o que Deus me deu e já me revelou querer e esperar de mim.
Eu sei que tem horas que a gente até desanima e, creio mesmo que muitas pessoas perderam a vontade de alimentar a graça da vida sobrenatural recebida no batismo, pelo escândalo de tantos batizados, consagrados, ícones do sagrado, cujas vidas se batem mutuamente na luta pelo poder e por quem tem a palavra final, como inimigos, em vez de competirmos nas virtudes e no exercício da alegria, da simplicidade, da descomplicação, da esponsalidade do coração.
Volto a não querer julgar ninguém - como é difícil! - pois sei que darei conta dos talentos recebidos e não dos talentos alheios. Aqui nesta Terra Santa, vivendo uma vida meio reclusa e quase eremita - exagero! - as circunstâncias têm me ensinado e me levado a querer a conversão de coração, aquela que deixa brotar e agir mais fortemente a vida do Espírito em mim do que a vida da carne, como diz S.Paulo, ou do mundo, como diz S.João.
Neste aprendizado é o arcebispo Elias Chacour quem mais me edifica e ensina com suas palavras e história de vida. Pouco a pouco vou lendo todas as coisas que estão nos arquivos, enquanto rearrumo e redistribuo os papéis e as pastas, e hoje, coincidentemente, encontrei um email de 2007, onde ele comenta sobre as bem-aventuranças. Transcrevo o que achei mais pertinente para ser publicado no blog e partilhado entre todos. Está em inglês, e espero que sirva como um empurrão e um incentivo concreto à conversão. Diz assim:
'...these blessings and beatitudes should be understood as a calling, an appeal, or an invitation of the Lord to His followers to abandon their static mind and to get up, stand and go ahead, do something diligently. To get their hands dirty for peace and justice rather than to be satisfied with being in peace, just contemplators and justice admirers'.
Que o Senhor nos ajude a arregaçar as mangas e a viver as bem-aventuranças no perímetro dos nossos relacionamentos, com aqueles com quem convivemos e encontramos a cada dia. Amém!

Nenhum comentário: