segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Um pouco mais de Jerusalém


Ninguém consegue imaginar que por trás desta porta está o Cenáculo onde foi instituída a Eucaristia, onde Jesus lavou os pés dos Apóstolos, onde Pentecostes aconteceu! É uma casa grande de pedra, com uma sala superior, o Cenáculo, que já esteve sob o domínio muçulmano - ainda se vê uns vitrais com inscrição em árabe - e que hoje pertence aos judeus. Os cristãos já negociaram de todo jeito para que este importantíssimo lugar santo para nós, fique sob a custódia da Igreja, mas os judeus não abrem mão porque mesmo não tendo comprovação arqueológica fidedigna, há uma possibilidade desta casa ter sido construída sobre o túmulo do Rei Davi, ou seja, o grande Judeu escolhido e ungido de Deus. Por isso somente uma vez por ano - no dia de Pentecostes - o Cenáculo é aberto aos cristãos e ali se celebra a Eucaristia e os cristãos de várias denominações podem entrar e rezar. Este ano houve uma grande programação de louvor e ação de graças onde estiveram presentes pessoas do mundo todo e, alegre e fraternalmente a Comunidade Shalom e a Canção Nova. Eles contam que foi uma experiência inesquecível. Quem está comigo na foto é o pe.Arlon e a Uni(céia), meus companheiros de peregrinação.
Hoje, primeiro dia de setembro, o ano letivo começou em Israel e o ônibus e as ruas estavam lotadas de jovens e crianças indo para a escola. Muito alvoroço e mochilas novinhas, que me fez ter saudade dos meus sobrinhos de Fortaleza que ainda são bem crianças. Estou sem notícias deles. Não sei se a internet da casa deles está boa e telefonar é praticamente impossível.
Ontem tivemos uma reunião que se chama Setorial que reuniu as missões de Haifa, Isefya e Nazaré. Nestas reuniões há formação e partilha para os diferentes estados de vida - celibatários, casados e sacerdotes - se diluindo aí nestes grupos, as viúvas e viúvos, os separados e divorciados e os solteiros. E é claro, há o grupo dos que estão em discernimento do estado de vida, segundo a perfeita e amorosa vontade de Deus. Foram duas palestras da Emmir em DVD, excelentes, sobre a sexualidade humana, o corpo humano, fazendo uma didática, esclarecedora e ungida exegese dos textos bíblicos do Gênesis, da criação do homem e da mulher, que a gente fica com vontade de fazer um pirata e entregar para meio mundo! É assunto para se rezar e pedir profunda purificação e cura, pois temos assumido demais uma mentalidade secular, muitas vezes até mundana, outras vezes entrecortada de conceitos e interpretações da psicologia, que são bons e ajudam, seguramente, mas não são Palavra de Deus com poder criador de fazer novas todas as coisas e de nos levar para a eternidade.
Amanhã falo mais sobre isso: acho que vou tentar fazer uma síntese do que a Emmir ensinou. Só sei que fui criada em dignidade e amor, antes do pecado original, recriada em Cristo Jesus. O corpo humano é caminho de Deus para cada pessoa e caminho de cada pessoa para Deus. As realidades espirituais mais sublimes só podem ser expressas através do meu corpo. Ele tem grande dignidade...e que dor pensar em todo mal uso dele em minha própria vida e na total vulgarização do corpo humano nos dias de hoje. Isso não é discurso moralizante! É arrependimento e desejo de conversão, castidade, pureza, liberdade e responsabilidade. Que a misericórdia do Senhor permaneça sobre nós. Amém! Fui!

Nenhum comentário: