segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Feliz Aniversário Mãe do Céu!


Detalhe das mãos de Nossa Senhora carregando o Menino no ícone do Nascimento de Jesus da parede lateral da igreja melquita da vila de Isifya



A imagem um pouco maior, incluindo o rosto da Virgem Mãe e dos animais


Anúncio do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria, revelando-lhe sua missão particular e única em toda a história da Humanidade e na Economia da Salvação: Ser Mãe do Filho de Deus! Também este é um ícone de uma das paredes laterais da paróquia melquita de Isifya


Ícone da Crucificação: vemos Santa Maria Madalena apoiando Nossa Senhora que tem sua mão no rosto, tamanha a dor de ver seu Filho amado, flagelado e em agonia. Também ela, mais uma vez e com Jesus, deu o seu SIM à vontade do Pai



Este é o ícone mais importante de toda a igreja, do lado do ícone de Jesus Pantocrator, que fica em um dos pórticos que dá entrada ao local onde fica o altar. Lá somente o sacerdote entra para celebrar a Eucaristia ou o sacrifício da nova e aliança no Sangue do Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo
Quis mostrar todos estes detalhes e ícones como uma homenagem à Mãe do Céu, pois hoje celebramos a festa de seu nascimento. Aqui na Palestina, entre os árabes cristãos, ela é profundamente amada. MARIAM, a querida MARIAM. Os irmãos que vivem em Nazaré e trabalham diariamente atendendo a enxurrada de turistas e peregrinos que visitam a Basílica da Anunciação, me contaram que freqüentemente eles vêem mães, especialmente mães, muçulmanas e até judias, vestidas à caráter, irem até a gruta 'conversar com Nossa Senhora', derramar diante dela seus corações atribulados e aflitos. Realmente Nossa Senhora é tudo de bom e eu posso testemunhar que a partir de 2006, quando eu fiz minha primeira consagração à Ela pelo método de S.Luiz Grignon de Montfor (mesmo tendo que dar todos os descontos pelo vocabulário de mais de dois séculos atrás, meio empolado e distante do nosso jeito), minha vida espiritual, vocacional, deu uma guinada de muitos e muitos graus, de uma maneira que eu jamais poderia imaginar. Tornar-se 'escravo de Nossa Senhora' para ser mais perfeitamente 'escravo de Jesus'. Tudo no amor e na liberdade de quem quer encontrar e cultivar a pérola preciosa da felicidade.
Só me resta dizer: Ave cheia de graça! O Senhor é contigo e bendita tu serás sempre entre todas as mulheres e todos os homens, porque tu disseste um Sim perfeito a Deus, em nome de toda a Humanidade, apagando o Não de Eva. Te amamos Mãe, e louvamos o Pai por teres te criado, a mais perfeita de todas as criaturas humanas, para seres a Mãe de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nosso Shalom, o grande amor de nossas vidas, e Nele e por causa dele, por nos teres adotado como filhos. Abençoa todos os teus filhos que lerem estas páginas e dá-lhes a paz e a alegria da fé.
Por mais romântico e piegas que possa parecer, ao dizermos parabéns, queremos, na verdade, ser mais semelhantes a ti, querida Mãe.

Nenhum comentário: