quarta-feira, 2 de junho de 2010

Breves e primeiras notícias

Amigos, cheguei em Chipre e as primeiras impressões são ótimas. No aeroporto a fiscalização foi chatíssima com as 120 pessoas, uma novela, mas tudo bem.
O país que vi até agora tem um jeito de Europa com ares de Haifa, área judia, obviamente. Para onde se olha se ve o Mediterrâneo, doendo de azul. O trânsito inglês, com a mão dos carros ao contrário, e sinalização em grego também é novidade. Mais um alfabeto para meus olhos contemplarem.
As pessoas do NeoCatecumenato sao gentis, falam e cantam muito alto à la Espanha, e a gente estranha um pouco. Chegamos agorinha de uma celebração penitencial muito bela onde todas as pessoas presentes foram convidadas ao sacramento da confissão para de fato estarem com o coração livre para o que o Espírito Santo quiser doar e fazer neste jornada com o Santo Padre.
A celebração aconteceu numa igreja que está sob a custódia dos Franciscanos, para variar, e o belo da celebração é que os 7 padres presentes mais o bispo melquita de Jerusalem, D.Jule que é do Caminho há 30 anos e eu não sabia, foram os primeiros a publicamente escutarem a confissão uns dos outros. Muita unção e graça de Deus neste momento. Testemunho eloquente. Também eu me confessei.
Amanhã iremos para mais longe, visitar um mosteiro da época bizantina, Kykkos, do século XI. Trarei comigo o mapa para poder dar nomes que alem de complicados sao gregos!
Foi emocionante a meditação sobre os Atos dos Apóstolos, capítulo 13, que fala de Paulo e Barnabé chegando em Chipre e evangelizando o pró-consul, Sergio-Paulus, livrando-o de um falso profeta e das garras do demônio. Este país teve o primeiro governador cristão da História.
Amanhã, se der vou brincar na piscina lembrando de todos de casa. Férias antecipadas mas sem os irmãos não tem tanta graça. Claro que nao deixo de rezar por quem me pediu. Estar aqui além de ser um grande presente e consolo do Senhor é me parece uma oportunidade de entender o que significa evangelizar e fecundar com a vida a Palavra deixando-a transbordar em boas obras, plantando o Reino de Deus para as futuras gerações. Somos, sou fruto de quem veio antes de mim e não posso viver sem passar para frente a maior de todas as experiências da vida: o amor e o conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amanhã escrevo mais. A internet é paga em euro e muito cara.
Shalom!

Nenhum comentário: