sábado, 12 de junho de 2010

Maria Imaculada, a Virgem Enamorada

Resolvi postar algumas fotos de ícones tirados nesta última semana em Chipre, em homenagem à Nossa Senhora, a Mãe Imaculada cuja festa celebramos hoje, também dia dos namorados no Brasil. Maria Santíssima enamorada de Deus, seu Pai e seu Filho em perfeitíssima união de amor no Espírito Santo, é também enamorada, apaixonada pela Humanidade. Mas essa experiência de amor não é genérica, ela é Mãe de cada um! Ela é minha Mãe!

Passei anos da minha vida com certa distância de Nossa Senhora por pura imaturidade humana e espiritual, transferindo para ela minhas misérias nos relacionamentos com minha mãe e outras mulheres. Mas nós nos encontramos. Hoje sei que não há lugar mais seguro para se esconder e aprender do que o coração da Virgem Maria pois, neste coração, só existe uma presença e um amor, o de Jesus. Maria Imaculada é a fenda da fenda da Rocha! E ela, seguramente, é a mulher mais realizada, feliz, livre, linda que jamais existiu! Quem a ela se confia segue a mesma escola. Que assim seja!

Feliz festa da Mãe Imaculada!
Feliz dia dos Namorados!
Que possamos dizer muitos eu te amo!

Em Chipre no caminho para o mosteiro de Kykkos, ortodoxo, do século XI que guarda a relíquia de um ícone de Nossa Senhora pintado por S.Lucas!
 A história é longa de como ele foi parar lá vindo do Egito, mas a emoção de rezar diante dele, só comparada a rezar na Gruta da Anunciação em Nazaré. Como é o rosto? A gente não vê...só vê os braços e as mãos...coisa dos ortodoxos, vá entender...



Vista do lado de fora do mosteiro. Centenas de rosas rosas.
Estamos eu e Lubna, minha amiga assessora de D.Elias Chacour na Cúria, que me convidou para a peregrinação.



Portão de entrada do mosteiro.
É uma tal exuberância de ícones e mosaicos neste lugar que a gente nem sabe para onde olhar.
Na verdade a iconografia purifica e refina o olhar, nem dá mais para pensar naquelas figuras românticas de Jesus, renascentistas, pouco másculas, de cachinhos dourados. Nada a ver.
Os ícones remetem ao mistérios de Deus e de sua revelação aos homens na História da Salvação.


Um dos mosaicos da porta de entrada do Mosteiro de Kykkos.



Um dos afrescos contando um dos milagres atribuidos ao ícone da Virgem pintado por S.Lucas.  Há muitos afrescos e muitos milagres atribuidos a ele nestes mil anos de História.


Isso é o que vemos do ícone original. O que está em prata são os braços e as mãos da Virgem. Mesmo não vendo o rosto e o ícone por inteiro, a reverência e a unção do lugar são enormes e muito rezei por todos que carrego no coração e por quem pediu minha oração. Você estava lá também!

Esta é a foto de um ícone feito por um monge a quem foi permitido olhar o ícone original da SSma.Virgem. Ficou um pouco escura e foi uma batalha conseguir me aproximar e tirar a foto, mas o rosto é de uma ternura impressionante, de uma doçura o olhar que não há quem não queira ser filho e estar nos braços de tão boa Senhora... Fico pensando nos cabeça dura dos protestantes que enganados por falsas interpretações da Palavra de Deus e invenções humanas rejeitam a Mãe, a Imaculada, a Teotokos.
 É interessante reparar neste ícone como a Mãe e o Filho se parecem! 

Nenhum comentário: