sexta-feira, 4 de junho de 2010

Santo Padre

Tristíssima a situação de tão poucos cristãos numa terra que foi o primeiro lugar evangelizado fora da Terra Santa! Ao mesmo tempo, emocionantíssimo e histórico o encontro do Patriarca Gregorius II com Bento XVI que em seu pronunciamento de boas vindas não somente reconheceu a autoridade do Papa chamando-o de Santo Padre mas abertamente pediu proteção e ajuda para a igreja ortodoxa cipriota massacrada pelos turcos desde 1974. Nesta data, à força, a Turquia invadiu e tomou posse de 38% do pais, ao norte, e expulsou todos os padres ortodoxos, destruindo 500 lugares santos e igrejas. Muito emocionada fiquei ao rezar na coluna onde Paulo e Barnabé foram açoitados. No local, sobre as ruínas da sinagoga, foi construída uma igreja onde se celebra eucaristia em todos os ritos católicos presentes na ilha, inclusive anglicano. Na frente da igreja foi montada uma grande tenda os autoridades religiosas e civis deram boas-vindas ao Santo Padre. Na coluna de S.Paulo rezei e supliquei para todos os shalomitas do mundo o dom da parresia! Rezei mesmo! 
Outro lugar que visitamos foi a região de Pafos, deslumbrante demais, passando pela enseada onde a mitologia grega contava ter nascido da espuma do mar fecundada por Zeus, a deusa Venus ou Afrodite. Também fomos a sítios arqueológicos gregos do X século aC. Tenho foto de tudo e de todos os ângulos possíveis. Eu, quando mocinha, adorava ler sobre a mitologia grega influenciada pelos XII trabalhos de Hércules do Monteiro Lobato, mas nunca, jamais pensei que veria obras gregas originais... Deus é assim, nos surpreende e me dá uma peregrinação e de quebra cultura. Me vi defronte de estátuas gregas e de centenas e centenas de mosaicos gregos originais! Demais!
A convivência com o Neo-Catecumenato tem sido enriquecedora mas a gente sente falta da turma, de casa, do mesmo jeito de ser... é Shalom! Mas não deixa de ser um privilégio ver a obra maravihosa que o Espírito Santo faz no mundo e na Igreja através destes irmãos.
Escreveria muito mais mas preciso economizar o segundo cartão para que ele dure até o fim da viagem.
Amanhã vamos a Salamina que fica na região turca onde há mais ruínas e a tumba de S.Barnabé. Estou levando um mapa para mostrar tudo depois. Shalom! Abençoado fim de semana! Que férias incríveis o Senhor está me proporcionado... Ele deve ter seus planos...

Nenhum comentário: