domingo, 19 de abril de 2009

Hoje a Festa é Nossa!

Não é questão de tietagem, mas a festa do domingo da oitava da Páscoa é a festa do Carisma Shalom! Tudo bem que é o Domingo da Misericórdia, festa instituída pelo Papa João Paulo II por causa de Sta.Faustina, mas o texto do evangelho de João 20,19ss é o fundamento cristológico da Vocação Shalom! Jesus ressuscitado que aparece aos seus e por duas vezes lhes diz: SHALOM! Recebei o Espírito Santo! e os envia à evangelização, à testemunhar a experiência que tiveram de ressurreição.
Assim como os apóstolos, a maioria dos seguidores do Senhor está mais S.Pedro, ou seja, com pouca instrução (é assim que nos Atos dos Apóstolos o Conselho se refere a S.Pedro, quando ele é preso por ter curado o aleijado), do que para grandes doutores. Quando é necessário o Senhor suscita os Paulo de Tarso, Agostinho, Tomás de Aquino, Edith Stein, ou o nosso ainda vivo e sábio, muito sábio, Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, que cada tempo e época precisa para aprofundar as Verdades da Revelação. O belo é que no Reino de Deus e na sua Igreja, cada um, com a instrução e o conhecimento de vida ou o conhecimento intelectual que tem, vai fazendo crescer o grande tesouro recebido no batismo: a capacidade de amar, de crer e de esperar.
Tudo isso porém, só tem sentido real se a graça da ressurreição nos alcançar. E para nos alcançar temos que fazer como Tomé, reconhcermos que como ele também queremos tocar, ver, fazer a experiência, não mais porque alguém contou, mas porque eu também quero! E aí, Jesus se faz presente, se manifesta, deixa-se tocar no lado aberto de onde brota tudo aquilo que cada pessoa humana mais anseia que é ser amado absolutamente, sem medidas e para sempre.
A fonte de todo perdão, beleza, liberdade, sentido de vida, experiência de filiação, sentido para a dor, sentido para a morte está no lado aberto do coração de Jesus! É Jesus que nos chama pelo nome, assim como fez com Tomé, e se apresenta pessoalmente. Penso que ao elogiar antecipadamente a fé de todos aqueles que creriam Nele mesmo não O vendo do jeito que Tomé viu, Jesus nos estava assegurando que se manisfetaria ressuscitado a todos aqueles que desejassem conhecê-lo com sinceridade de coração!
Jesus ressuscitado hoje nas igrejas do mundo inteiro se apresentou a nossa frente e nos ofereceu o seu SHALOM. Tomara que ao recebê-lo tenhamos também respondido: Meu Senhor e meu Deus!

Nenhum comentário: