quarta-feira, 15 de julho de 2009

Fotos de Roma - As primeiras

O Centro S.Lorenzo no coração de Roma foi criado pelo Papa João Paulo II para acolher a juventude peregrina de todo o mundo. Se não me falha a memória foi criado em 1985 pelo Ano Internacional da Juventude, quando lá estive pela primeira vez, eu e o Carmadélio, o primeiro irmão shalomita que conheci. A Guida e a Laura Beatriz também partirciparam deste evento inesquecível...éramos jovens naquele tempo. Na foto estou com Alessandro e Rita que já foram da Comunidade de Aliança e com Pe.Yussef, croata, que naquele sábado celebrava a missa de 'envio', melhor de 'retorno' para a sua terra depois de quatro anos servindo ao Senhor junto à juventude italiana e mundial no Centro. A Cruz do fundo é a Cruz peregrina que percorre as nações nos anos das Jornadas Mundiais. Lembrei-me dos jovens, de muitos jovens dos Projetos Juventudes do Shalom e de toda a Igreja, dos meus sobrinhos, alunos. Os santos de calça-jeans tão amados de João Paulo II.

Como era fim de junho os irmãos da missão de Roma e de Civita Castelano, que fica a uma hora de Roma, fizeram uma grande festa de S.João para o padre croata! Foi demais! A quadrilha saiu melhor do que se tivéssemos ensaiado muito. Meu par foi o Edie, irmão de comunidade, seminarista que estuda em Roma há um ano. Enquanto dançávamos e suávamos a camisa e os vestidos pois o verão estava a toda, pensei no resgate da diversão sadia e casta que é possível acontecer entre adultos homens e mulheres. É possível se gastar energia e riso, se usufruir da feminilidade e masculinidade recíproca e complementar sem que necessariamente haja um adjacente jogo de sedução e malícia. Estes momentos de fraternidade são grandes dons de Deus e tornam-se escola de liberdade e canal de cura. E viva S.João! E viva o forró! E viva quem lembrou de levar os CDs made in Brazil...

Foi difícil escolher entre tantas fotos... nesta estão, à esquerda, Carla de Civita Castelano, já há alguns anos em Roma. Ela morou muitos anos no Rio ainda no tempo do Timbó e da Mauria e por isso levou um susto quando se deu conta de que eu era irmã da Adriana e do Bill, e tia das crianças, agora jovens... Depois vem o Cristiano Pinheiro, seminarista, ex do Missionário Shalom, grande voz cheia de unção e talento, na foto chegado de Fortaleza há somente uma semana para uma vida nova como estudante de Teologia. À direita Maíra da Comunidade de Aliança, filha do Constantino e da Socorro, que está terminando curso de Psicologia com os Salesianos (tudo de bom!). Por último a Maria, há 9 anos missionária da Aliança em Roma... Assistente Social e cheia de talentos é uma pessoa prestativa e amiga, daquelas com quem se aprende a alegria de amar e servir. Foi quem me acompanhou na perícia.

Sem comentários quanto ao Coliseu que eu visitei somente uma vez, exatamente em 85... Ao meu lado o Renilson primeiro missionário a vir para a Terra Santa com a Lorena e que eu tinha muita vontade de conhecer. Ele mora em Roma mas não é seminarista, está noivo e, se Deus quiser se casará em breve, com outra Lorena, a Responsável Local de Civita Castelano. Este passeio foi maravilhoso, numa tarde quentíssima de verão europeu. Dá-nos, Senhor, a mesma têmpera e amor dos mártires! Que o sangue e o amor dos que por ti morreram ainda seja fecundo em nossos dias, entre os brasileiros...

Este é o padre Joâo Wilkes, Assistente Internacional da Comunidade Shalom, um irmão entre irmãos que mora em Roma e viaja pelo mundo inteiro representando o Moysés, Fundador, onde ele não pode estar. Sua tese de mestrado fala sobre 'A Espiritualidade da Comunidade Católica Shalom' que está para ser lançada ainda em 2009 pelas Edições Shalom. É um texto simples, conciso e iluminador para entender o sopro do Espírito traduzido como Carisma Shalom, nascido aos pés de João Paulo II, instrumento da Nova Evangelização. Encontrei-me rapidamente com o padre que partia na mesma noite em missão para o Halleluya na França... só deu mesmo para tirar a foto, trocar rápidas notícias e pedir oração para o Lucca seu afilhado de batismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Elena, que legal ver o Cristano Pinheiro por aí.Que Deus o abençoe nesta nova etapa da sua vida.

bj
Shalom
Raiane
www.amigosshalompetrolina.blogspot.com