domingo, 23 de janeiro de 2011

Voltando das férias

Parece até que tirei férias sem computador, mais de quinze dias sem escrever... em certo sentido foram férias não de descanso físico mas, ao menos, de mudança de rotina pelo retiro que foi muito bom. O que acontece é que a reciclagem foi 'aqui em casa', em Isifya e quando terminou, o pouco tempo livre à noite ficou reservado para lavar todos os lençois e toalhas, pois eram sete pessoas hospedadas, rearrumar os cobertores nos armários, e ajeitar pequenas coisas que consomem o tempo. Eu tenho este defeito: com as coisas de casa eu sou detalhista. Quando guardo eu acabo arrumando os ármarios, sejam os de mantimentos, das louças, das panelas, dos panos de prato... Enfim, tentar voltar ao ritmo normal tendo que simultaneamente responser a quase duas centenas de emails acumulados, pegar matéria atrasada das aulas de hebraico, voltar à tradução dos Estatutos e a um trabalho de revisão de um livro, mais meu trabalhinho na Cúria, me deixou com a agenda meio apertada... Fiquei com pouca estamina para escrever no blog. Como eu tenho sempre a impressão que escrevo para mim mesma, achei que não precisava gastar meu precioso tempo comigo, que ele seja gasto para os outros e para fazer o que precisa ser feito...

O que me surpreendeu na Reciclagem cujo tema foi a Pobreza foi abrir a mente e o coração para mais um aparente paradoxo do Cristianismo que é exigente mas profundamente libertador. Os textos base que acompanharam os momentos de oração e meditação pessoal após as palestras assistidas em DVD, foram do Pe.Raniero Cantalamessa e o fato de serem dele já dá a certeza de que eram ungidos e densos de verdadeira sabedoria. Quem é capaz de nos ensinar a virtude e o carisma da pobreza e nos convencer e convertar a ela é Jesus, o Pobre. O texto bíblico que iluminou e serviu como base de todos os dez dias de retiro e que fundamentam o porquê do abandono à divina providência, desejando-a sempre mais foi II Cor 8,9, que diz assim: "Pois conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por vós tornou-se pobre para vos enriquecer com sua pobreza". Esta palavra me derrubou! Jesus me enriqueceu com a sua pobreza e não com  a sua riqueza! Esta palavra me abriu o entendimento da pobreza para além, muito além da pobreza material que é fruto do pecado e do egoismo da Humanidade. A pobreza é bem aventurança, a miséria é pecado. Ser pobre não é não ter nada mas estar aberto a dar tudo como Jesus, dar de si e o que se tem. Dar por amor, sem acumular, enriquecendo o outro com a minha pobreza! Por isso madre Teresa de Calcutá podia dizer que a pobreza era a sua liberdade... Com certeza não é possível viver e penetrar nesta mentalidade do Reino acumulando bens e idolatrando o dinheiro, Jesus mesmo disse, mas quanto mais eu quiser imitar a Jesus, o Pobre, fazendo dele o meu tesouro e verdadeira Riqueza, mais eu amarei a verdadeira Pobreza e desejarei a simplicidade na vida.

A reciclagem foi então, uma oportunidade única para me converter e iluminar numa área onde meu coração estava fechado e cego e vejo que uma luzinha nova foi acesa. Mas não é assim a Palavra de Deus, luz para os meus passos, espada que atinge a medula e separa os pensamentos, trazendo-os à luz? Sempre a Luz. Numa das palestras do Moysés gravadas em DVD ele nos falava que como Comunidade Shalom deveríamos alargar os horizontes e entender que a pessoa do pobre para nós consagrados não são somente os jovens, adultos ou crianças que atendemos nas ações de promoção humana, mas todas as pessoas que não fizeram uma experiência com Jesus Cristo ressuscitado que nos dá o seu Espírito. Este é o pobre! Seja ele pobre materialmente ou não! Quantos ricos de tanta cultura e mesmo bens estão à mingua e às cegas sem conhecer, tocar, viver o amor de Deus? E mesmo os pobres atendidos nas ações de promoção humana tem o direito de serem enriquecidos com o mesma experiência de Jesus!

Penso que as novas comunidades e a Comunidade Shalom com certeza, fazem o movimento contrário que o mundo e a mentalidade laicista querem impor ao dizer que o universo da fé e da religião é privado e subjetivo, particular, não tendo nada a ver com a sociedade em geral. Não! A Luz da Verdade de Nosso Senhor Jesus Cristo precisa ser oferecida e abraçada por todas as pessoas de boa vontade e também por aquelas de má vontade! Ele vem a nós! Ele está no meio de nós! Conhecer ou não conhecer Jesus Cristo no próprio coração e história fazem sim toda diferença! Só o seu amor e sua presença podem dar sossego e paz à nossa alma e comunicar verdadeiro sentido à vida nos arrancando da pobreza que nos destrói e da riqueza que nos aprisiona.

Creio que foi a primeira vez na vida que de todo coração e com o uso da minha razão e liberdade pude dizer: 'quero ser como Tu, Jesus, pobre! Ensina-me a pobreza!'. Também foi uma alegria ímpar estar com outros irmãos das missões de Roma, Rômulo e Zeca, mais Tatiane cuja família, pais e mais 5 irmãos, vai abrir a missão na Holanda daqui a pouco tempo, e a Camila da missão de Londres. Esta última conheço de anos, éramos da mesma 'célula' em Fortaleza. Ouvir novas vozes, outas brincadeiras, rezar junto diriamente laudes, oração da tarde mais a adoração ao Santíssimo sem contar a Eucaristia foi e é, sem sombra de dúvida, um outro grande presente que Deus dá àqueles que fazem Reciclagem juntos. É como se os laços do Espírito Santo no espírito de cada um estreitassem ainda mais os laços humanos, coisa que só Deus sabe fazer.

É...acho que voltei.

4 comentários:

Aladir disse...

Uma volta preciosa com um texto de dar água na boca de qualquer cristão católico, imagine Shalom! Bom retorno Elena!

Anônimo disse...

Querida Elena;

Que alegria ver-te de volta ao blog.Já esperava por uma bela partilha sobre o retiro!Mas não pense que suas partilhas no blog é para você mesma, estou aqui tão distante de Israel mas atenta a cada post e sei que tantas outras pessoas também estão!Belo inicio de ano!
Abraços
Valéria(Bahia-Brasil)

Anônimo disse...

Enita, Beijos

Anônimo disse...

Bem vinda Elena!

Deus te abençoe!!

Shalom!!

Raiane
www.amigosshalompetrolina.blogspot.com