sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Marcas de Expressão

Estou sempre comentando e partilhando as riquezes espirituais que Deus me concede descobrir e conhecer e tenho pena do tanto que não consigo dizer. Mas hoje se celebra a festa dos Reis Magos, ou epifania, não posso deixar de falar sobre eles. Esta é a epifania que o rito latino ou romano celebra e epifania significa manifestação de Deus. Está ligada ao Natal, ao Menino Jesus visitado e adorado pelos Reis Magos do Oriente, não judeus. Já na Igreja do Oriente, do rito Melquita, a epifania é o Batismo de Jesus, já adulto apontado por João Batista como o Cordeiro de Deus, e declarado pelo Pai como Filho Bem Amado a quem Ele plenifica com o Espírito Santo para a missão. É a manifestação de Deus como Pai, Filho e Espírito Santo. A Voz do Pai, a Presença de Jesus, o Amor do Espírito.

Voltemos aos Reis. Das coisas que li e meditei, posso dizer que o mais marcante foi contemplar a busca de Deus destes três sábios, não judeus, portanto ignorantes da revelação e da Palavra de Deus, no caso a Torah, que querem entender e buscar o sentido daquela estrela. Eles representam todos os povos que viriam a ser inseridos na Videira e pelo batismo receberiam a salvação concedida a todas as nações e não somente ao povo eleito em cuja cultura Jesus nasce e é um deles. Nos Reis magos estamos nós, todos, que já conhecemos Jesus e queremos ir novamente ao seu encontro para ama-lo e adora-lo mais e melhor ofertando o melhor que somos e temos,  mas estão também os que ainda não o encontraram, os curiosos, os sedentos e inquietos, os que sofrem com a injustiça do mundo e buscam um sentido para a vida.

Quem é este Menino? Quem é Jesus? Estas são perguntas que continuo a me fazer pois conhecer Jesus é graça, é tempo, é amor e relacionamento e dá trabalho, muito, que põe pelo avesso. A gente começa a busca muitas vezes na adolescência, e benditos os que o Senhor chama ainda na juventude e infância, e depois segue este caminho que deixa marcas no coração e no rosto. Estes dias atrás me olhei no espelho e me dei conta que estava com duas novas marcas de expressão e com olheiras, coisa que nunca tive! Me achei mais velha, e não tem como ser diferente. Será que quando eu puder ir ao Brasil novamente e reencontrar família e amigos eles vão se surpreender com a mudança, mesmo que não digam por caridade ou mesmo 'peninha'? Não sei, não tenho como dizer. Meu consolo é pensar que também lá, em terras brasilis as rugas aparecem... Só não quero perder o brilho dos olhos por amor a Deus e o encantamento pela vida e pelas pessoas.

Ficarei de hoje a 16 em retiro, a Reciclagem, que acontece todo ano para todos que são da Comunidade Shalom. Grande graça de oração pessoal e comunitária e formação intensa. Seremos 12. O tema será a Pobreza. Quando voltar eu conto. Prometo orações e quero contar com a oração de quem ler este post.

Paz! Derrama Senhor o teu Espírito e renova a face da terra. Faz-nos santos, faz-nos teus!

Um comentário:

Anônimo disse...

Rezarei pela sua reciclagem e tb pelos irmãos que estarão fazendo com vc.

Deus abençoe vcs!
Shalom!!

Raiane