quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Família e Notícias


Minha irmã Adriana me enviou esta foto hoje dizendo que ela merecia ir para  blog para todos conhecerem seus lindos filhos e meus sobrinhos e afilhados. Ela tem razão. Esta é parte da família que mora no Rio de Janeiro: Gabriel, Alessandra - a loura - e Bruna - a bruna, ou morena. O pai, Aldo, deve ter sido o fotógrafo por isso não aparece. São jovens de ouro por quem eu rezo sempre para que sejam tudo aquilo e tão somente aquilo que Deus sonhou para eles quando os criou através de seus pais. Lembro-me que quando Aldo e Adriana se casaram queriam construir uma família de Deus tendo como alicerce o versículo do salmo que diz: 'Se o Senhor não construir a casa em vão trabalham os operários'. Essa construção é mais trabalhosa do que os filmes românticos apresentam e a fantasia facilmente cria, mas ela é sobre a Rocha e por isso trabalhosa e por isso segura. E creio que assim eles têm vivido. A casa é o casal, a casa é cada um que é filho e se torna templo vivo do Deus vivo com uma missão de amor neste mundo. Como os amo! Quanta saudade e como são belos! Como já disse rezo diariamente por eles com todo amor do coração e junto deles há uma lista longa...

Tomara que em breve meu irmão Marco e minha cunhada Cláudia me mandem uma foto deles e dos filhos, Marco, Lucca e João para eu mostrar aqui a face da família que mora em Fortaleza que também é muito amada e especial. Estão todos de férias na casa da mamãe, no Rio, eu espero vivendo dias de boa convivência e de coragem para viver em 2011 a vontade de Deus.

Tantas vezes me pergunto porque nos deixamos tentar tanto contra a vontade de Deus. Por que acreditamos tanto em nossos achismos e continuamos batendo a cabeça na mesma porta que não se abre em vez de mudar de tática e aceitar uma humilde e simples mudança? Eu vejo por mim mesma... É tempo de perder o medo, é tempo de duvidar das próprias certezas irredutíveis e confiar mais e buscar mais a vida de oração, os sacramentos, a pequenez que nos torna, enfim, grandes e dignos filhos de Deus! Partilho que ontem fiz uma boa confissão e como me preparei bem, sem culpas ou justificativas mas com consciência do quanto o pecado ainda me escraviza nisso, naquilo e mais ali, me apresentei a Jesus como alguém que sabe que precisa, que sabe que é amada mas que quer crescer no amor. Quero ser mais amada e quero amar mais com mais liberdade! E neste escondimento que vivo em Israel, saí da confissão me sentindo tão digna, tão importante porque objeto do amor total de Jesus que a vida tomou outra cor e novo fôlego mesmo continuando a mesma externamente, porque a vida verdadeira está dentro de mim e a graça do sacramento é real! E então, neste espírito de 'princesa amada' que me acometeu, desejei no meu coração que mais pessoas, muitas pessoas, todas as pessoas da minha família, os amigos e as amigas, os sacerdotes, toda a comunidade Shalom, todos os ateus que viraram ateus mas carregam em si o mistério da presença da Santíssima Trindade, os protestantes, os mais feridos e cansados, os que se sentem envergonhados e enganados pela culpa, redescobrissem o valor, a ventura - que palavra antiga! - a cura profunda, a libertação, a experiência de amor que se vive quando se faz uma boa confissão... E há santos homens de Deus no mundo todo, em muitas paróquias, mosteiros, conventos, em todas as línguas, dispostos a ouvir e a dispensar com generosidade o amor salvador de Jesus que vem e beija e abraça o pecador, o sofredor, aquele que é vítima dos seus próprios pecados e dos pecados alheios. Ele nos carrega no colo bem assim, como se vê neste ícone abaixo, do Bom Pastor, que eu tanto amo e não me canso de contemplar. E quantas vezes forem necessárias - e será sempre necessário por causa de nossa tamanha fragilidade - o Senhor nos perdoará e curará mais um pouquinho. Ele não se decepciona conosco porque sabe quem somos e é seu amor concreto, apaixonado que pode verdadeiramente nos libertar e iluminar as sombras e as melancolias. Eu tenho esperança de me tornar melhor por causa do amor salvador de Jesus que já me salvou e quando eu vivo um sacramento é como seu eu vestisse a salvação, tomasse o remédio e a quimioterapia perfeita para o veneno que me destrói e fosse aprendendo a olhar com mais nitidez a beleza do meu próprio rosto e o tamanho da minha dignidade como filha de Deus, amiga de Jesus, obra das mãos do Espírito Santo, irmã dos santos dos céus, filha de Nossa Senhora, etc, etc...


Este ícone do Bom Pastor é deslumbrante. Não sei o autor mas não me canso de contempla-lo, como disse acima. Acho que já divaguei demais, mas a verdade é que o ombro de Jesus é oferecido todo, inteiro, largo para cada um e nos ombros de Jesus há tanta segurança e conforto que dá até para fechar os olhos e repousar a alma como faz a ovelha acima.


No mundo inteiro semana passada se rezou pela unidade dos cristãos, mas na Terra Santa, excepcionalmente, a semana da unidade é celebrada na quarta semana de janeiro para não haver choque de datas com as festividades do tempo do Natal da igreja de rito armeno que segue outro calendário e cai na terceira semana de Janeiro. Sendo Terra Santa e Jerusalém esta semana de oração pela unidade toma um caráter ainda mais importante, simbólico e comprometido.

Nesta quinta-feira, dia 28, a oração se dará no Cenáculo, em Jerusalém, na sala do alto, aberta excepcionalmente neste dia e em Pentecostes para a oração e visita dos cristãos, pois este 'lugar santo' está sob a custódia dos judeus, de Israel,  e não sob a custódia da Igreja Católica. Meandros políticos-históricos bastante complexos que não vem ao caso. O que vem ao caso é a oração, é a abertura de coração para o outro, para o diálogo e o respeito verdadeiro construído na amizade.

E para quem tem curiosidade, segue abaixo uma pequena explicação de quando e como nasceu esta semana de oração pela unidade entre os cristãos. Para quem não sabe inglês, o principal: Padre Paul Austen, um anglicano norte-americano, começou em 1910 esta Semana pela Unidade e até o fim de sua vida trabalhou pela reconciliação e pela unidade entre os cristãos, para que se cumprisse o testamento de Jesus para os seus: 'que todos sejam um'.

"The week for Christian Unity was first held in the United States and the initiator was Father Paul Austen, an Episcopalian (Anglican) Franciscan. Father Paul began the tradition of the Week for Christian Unity in 1910. Until his death in 1940, he continued to work for reconciliation. The aim of the week of prayer was and remains until today: to pray, as did Our Lord Jesus Christ, that "they might be one", to pray for Christian unity.

The Week of Prayer means praying for peace and renewal within the church and throughout the world. During the week it is recommended to meet and pray with Christians we know from other Churches. Sometimes these meetings lead to new initiatives for collaboration."

E ninguém melhor para se pedir intercessão providente do que São José. Bom e grande homem de Deus, rogai por nós! Rogai pelos homens cristãos e católicos! Rogai pelos meus irmãos, sobrinhos, primos, amigos, tantos sacerdotes! Rogai pela unidade da Igreja e ensina-nos a contemplação, o amor a Jesus e a coragem de querer mudar os planos para fazer e ser tudo o que Deus quer! Somente o que Ele quer. Rogai por nós! Amém!

Acabei de me lembrar que quando eu era jovenzinha durante muito tempo rezei uma oração que a mamãe me ensinou na intenção de fazer um bom casamento, encontrando aquele que Deus tinha separado para mim, se assim Ele quisesse... Mais do que Santo Antonio, parece que S.José é um grande 'casamenteiro', acabou me apresentando junto com Nossa Senhora e na ação do Espírito Santo em meu coração, o Filho dele... Mas este é assunto para outro dia. Quem sabe eu não consigo com minha mãe esta 'poderosa oração' e a posto no blog?

2 comentários:

Unknown disse...

querida comadre, que surpresa a minha ao fazer uma pesquisa para uns vitrais que recebi de encomenda, ser levada ao seu blog! lindos ícones, obrigada por compartilhá-los com o mundo! bjos

Unknown disse...

querida comadre, que alegria a minha que ao estar pesquisando alguns ícones para a encomenda de uns vitrais, vir parar no seu blog! obrigada por compartilhar estes ícones tão lindos com o mundo! bjos