quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ah, o amor!

'I love because I love, I love to love' (St.Bernard)
Como se diz em italiano, esta forte frase de S.Bernardo cuja festa celebramos amanhã, dia 20 de agosto, me ha colpito, me atingiu o coração, foi iluminada pelo Espírito Santo e me 'falou' pessoalmente. E ela fala daquilo que é o mais importante da vida, o amor. 'Eu amo porque amo, eu amo para amar' diz o monge que tanto amou e escreveu sobre Nossa Senhora, o caminho mais rápido e seguro para se conhecer Jesus Cristo, seu Filho.
Para mim o que reconheço internamente no meu espírito, no fundo de minh'alma é a presença deste Amor que é o próprio Senhor, a fonte, a torrente sem fim, que lá sempre esteve mas que nesta dança da vida se revela e é encontrado aos poucos. É mistério sorvido paulatinamente, apreciado aos goles, no silencio, na oração, na conquista, na busca sem fim, às vezes na dor, outras não. O amor que atrai e que faz tremer as pernas, que seduz e gera indescritível alegria, a alegria de aprender a amar e de se saber livre para amar. Eu amo porque sou amada e amo porque quero amar em resposta, amando-O em tudo e amando aqueles que Ele ama.
Esta é uma escola por demais exigente mas eu nasci para frequentar cada uma de suas séries e turnos, cercada de pessoas em cada fase e tempo e, quanto mais nela aprendo e me gasto na existência, mais verdadeiramente humana me torno, mais viva estou.
Existe maior alegria na vida do que esta, saber-se pessoalmente querida e cuidada por Deus que é Pai, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que Nele me adotou como filha também? Existe maior ventura do que saber onde se encontra a fonte do amor que é mais forte do que a morte e que ninguém nem nada tem o poder de a extinguir? Talvez haja sim: é a alegria de levar outras pessoas a entrarem nesta mesma Escola, a do Amor, ou seja, a redescobrirem o Corpo de Cristo, místico e concreto, na Igreja, na vida comunitária.
É apontar o caminho da paz e da ressurreição, do coração transpassado e vivo de Jesus, com a alegria juvenil de Teresinha, com compromisso absoluto e radical de João Batista, ou ainda com a intensidade e gratidão de Maria Madalena. É repetir: Ele é o Cordeiro, o Amado, que tira o pecado do Mundo, seu Amor é sem fim e é para todos, para todos, sem exceção. Mais que palavras, sempre fáceis e abundantes, é querer ser, é não desistir de ser, é dar sempre chance a si mesmo e aos outros do Espírito Santo agir, iluminar o caos, pensar as feridas, imprimir a verdadeira vida e sabedoria. Ah! O amor... é amar o Amor mais, sempre mais... Como não ama-lo?

Um comentário:

Lorena de Férias Gadelha disse...

Amiiiga,
q bom ter notícias pelo blog!! Ver fotos dos amigos... Saudade de vc.
Estamos na novena do seu niver! Gde bjo.