quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Na Abadia de Latroun, perto de Jerusalém

Interior da igreja da Abadia Trapista de Latroun, perto de Jerusalém, conhecida por sua discreção e belíssima escultura de Nossa Senhora por detrás do altar, que está disposta de tal maneira que fica iluminada pela luz do sol enquanto há dia e luz. Ela carrega nos braços o Menino que não está acordado, desperto, de olhos abertos, mas esparramado em seu colo. Causa uma ternura imensa no coração. Acho que bem uma dúzia de mulheres e até alguns homens também, que conheço, ficariam emocionados, começando pela minha mãe e as mães em geral. Pena que não pude passar do limite onde me encontrava, onde se assentam os leigos e visitantes, inclusive para rezar matinas as 4:15 da manhã, para tirar uma foto mais nítida, mas quis muito, cheguei a perguntar se podia me aproximar, mas o monge, de longas barbas com quem cruzei o olhar, fez sinal de não. Fica a intenção!
O que eu fui fazer em Latroun? Fui participar de um retiro sobre o Cântico dos Cânticos - somente a introdução da introdução - com o Father Bonaventure, OCD, que por três meses deu umas aulinhas básicas sobre espiritualidade que foram sensacionais. Quando a gente se depara com um padre espiritual que realmente reza e é filho de Sta.Teresa e de S.João da Cruz, aí é que a chama do amor à oração e do próprio amor são acesas! Comigo puderam participar somente duas outras pessoas de Isifya, o Naim e o Charbel, pai e filho, do rito católico maronita. Charbel tem grande potencial de liderança e segue para o Seminário no começo de setembro. Ele era dado a certos devocionismos exagerados por falta de orientação, mas o Senhor foi em seu auxílio na pessoa do Pe.Bonaventure e agora ele segue mais litúrgico, mais enraizado na Palavra de Deus e no que é verdadeiramente da Tradição e Católico. No retiro houve um 'penetra' que por algumas vezes apareceu nas aulas, o Anise, primo do Charbel, que está em franco processo de conversão. Às vezes eu tinha a impressão que ele estava voando nas explicações e partilhas, mas quando sou tentada a fazer este tipo de julgamento e tenho que me exercitar na paciência e no progredir na caridade, a Palavra de Deus me põe no meu lugar pois ela me recorda que quem semeia a boa semente é o Pai e somente Ele sabe como está o terreno do coração de cada um. Quem disse que eu também não estou voando e distraída diante de tudo o que Deus quer me dar e falar ainda? E Ele é tão misericordioso e paciente... O Anise é o de bermudas. Ao meu lado está o Father Bona, seguido do Naim. O Charbel não quis ir conosco ver os vinhedos e o lugar onde o nacionalmente conhecido vinho dos monges de Latroun é preparado. Demais! O de azul é irmão Antonio, monge mas não sacerdote, um especialista. Por trás de onde estamos pode-se ver os tonéis, lugar da fermentação do vinho, que comportam mais de 60 mil litros cada. É claro que os almoços e jantares foram regados à vinho!


Foto histórica. Foto para lembrar e matar a saudade. Os três alunos com o mestre, sentados nos degraus da igreja tendo Jerusalém a frente para contemplar. Charbel, Naim, Father Bonaventure e eu.

Esta foto foi a despedida, tirada no Muhrakah, aos pés e sob a intercessão do Profeta Elias, onde o Father passou seu ano sabático, vindo de Boston, nos EUA. Father Bona voltou para o carmelo, para casa, na madrugaa do dia 16, para os alunos, postulantes e noviços, deixando muito boas lembranças entre nós na Comunidade e na vila. Encontrei nele um segundo pai espiritual e um grande amigo. A foto ficou ruinzinha mas quis mostrar para os leitores do blog. Graças a Deus os recursos da tecnologia fazem a gente se comunicar com facilidade com quem vai e com quem a gente deixou pra trás.
Esta experiência me faz testemunhar como a Palavra de Deus é certa: quem deixa tudo por amor ao Reino recebe o cêntuplo já neste mundo, e também novos amigos e irmãos e é tão abundante a Providência Divina que a gente nem consegue imaginar ou agradecer o quanto mereceria ser agradecido.

Nenhum comentário: