terça-feira, 20 de julho de 2010

Partilha

Hoje é o dia internacional do amigo e eu nem me lembrei. Acho que nem sabia, mesmo sendo tão ligada aos meus amigos e amigas, que são tantos, graças a Deus, cultivados nas estradas da vida que já somam quase cinco estradas, nem acredito. Mas este é assunto para o mês de agosto.

Falei com a Soraya Borges que teve a sorte de me achar no msn enquanto eu estudava hebraico, fazendo tarefa de casa. Estudava em casa porque dia 20 de julho é festa do grande profeta Elias e foi feriado. E entre Elias e o dia internacional dos amigos, este segundo fica esquecido. Elias, o profeta que foi tão humano e tão escolhido de Deus, capaz de ter medo e de sofrer tristeza enquanto em sua alma o zelo pelo Senhor o consumia. O zelo que é o amor esponsal, o segredo de todo relacionamento com Deus. É um profeta que atrai. Dia 21 é dia do profeta Jeremias, outro também especial.

Participei com a Comunidade Shalom da missa celebrada para todos os Elias no Stella Maris, convento Carmelita mãe de todos os carmelos, que foi erguido sobre uma das grutas onde o profeta rezava, segundo a tradição, e que no dia de hoje atrai judeus e cristãos de todo o país. A primeira missa foi no rito melquita - e haveria outras para os maronitas e os latinos - em especial homenagem ao nosso bispo Elias Chacour e a outros dois sacerdotes da diocese também Elias, e depois da missa fizemos uma horinha até a hora do almoço. Foi tão bom almoçar fora! Fiquei pessoalmente satisfeita por nossa casa ter sido toda convidada e não somente eu por trabalhar na Cúria.

Completei dois anos de Cúria e de missão no dia 20 de junho há exatamente um mês e algumas pessoas começaram a me perguntar se eu volto para o Brasil, quando volto, como vai ser... Confesso que não sei. Sei somente que ao buscar o direcionamente, perscrutando a vontade de Deus, que é o que me interessa em primeira e última instância fazer, não pude deixar de entender que os sinais externos me apontam para permanecer na missão. Como o processo na Polícia por conta do acidente ainda está em aberto sem data ou previsão de término, e isso implica na minha proibição de sair de Israel, eu só posso entender que aqui continua sendo o meu lugar. Vim por dois anos, mas renovarei meu pedido de permanência por mais um ano, confiando que o Senhor continuará manifestando o que Ele quer para mim e de mim. Já estive mais aflita mas agora estou em paz, sinceramente. Não deixa de ser um sacrifício e uma renovação de oferta de vida, mas Deus que me conhece e me ama, arranjou um jeito de não me deixar sair prematuramente da missão, desta missão, ou do centro da sua vontade neste tempo de grande obra nova em minha vida. A vida missionária fez de mim outra pessoa, mas a obra deste tempo ainda está acontecendo e não fechou o seu ciclo, disso tenho convicção. Por isso fico, por isso abraço mais este tempo, por isso ergo meu sacrifício de louvor, com sinceridade de coração.

Preciso novamente contatar as pessoas que caridosamente guardaram as minhas caixas de livros e alguns poucos pertences em Fortaleza para ver como vai ser, mas tenho certeza que encontrarei uma solução amigável e pacífica.  Tomara mesmo. As saudades sempre existem, mais ainda às vésperas do Halleluya Mãe que é o de Fortaleza mas com a tecnologia a gente consegue acompanhar ao vivo pela internet e tudo fica mais acessível, próximo! Só não conseguimos ainda dar um jeito para ludibriar o fuso horário de seis horas. Para acompanhar o Halleluya é madrugada adentro...

Hora de deitar. Hora de dizer laila tov, boa noite! E também Rak Elo'him Yode'a! que significa só Deus sabe. Só Ele sabe de nós.

Abraços para os leitores do blog que são todos amigos e amigas e sempre as minhas orações. Rezem por mim também!

Bom Halleluya! A festa que nunca acaba! A força que faz viver! 

Nenhum comentário: