quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Quanta aflição! What to do?

Quanto mais próximas ficam as eleições no Brasil, mas escândalos surgem. Esta semana foi o candidato a Deputado Federal Gabriel Chalita, hiper conhecido e amado em SP por todo o trabalho que fez, pelo que escreve e por seu programa de grande audiência na TV Canção Nova, colocando na justiça a Comunidade Família de Deus, que trabalha na Regional Sul 1 da CNBB, na pessoa do seu fundador, porque a Comunidade pedia que os católicos não votassem nele após divulgarem dois videos, facilmente encontrados no YouTube, onde o Chalita elogia e diz ter comunhão de pensamento com a Martha Suplicy que é abortista declarada! 

O que é isso, meu Deus? Se os videos podem ser acessados por qualquer um e o que está lá é inequívoco, porque o processo por calúnia e difamação? Qual difamação? Na carta de esclarecimento escrita pela Comunidade ela se apresenta como ativista do pró-Life (Vida) e em total comunhão com o pensamento e a postura da Igreja Católica em suas orientações, e sabe-se que a Igreja tem abertamente aconselhado e alertado os católicos sobre o que significa votar em qualquer candidato ou candidata que seja a favor do aborto ou do PT.

A mesma Comunidade também esclarece que não está à serviço de ninguém nem de nenhum partido só não concorda que o candidato Gabriel Chalita se diga católico, peça votos, e pertença a um partido que é a favor do aborto e que apoia pessoas a favor da aborto e da descriminação do aborto com a falácia de que é questão de saúde pública. Mentira em cima de mentira pois a causa que menos mata as mulheres a cada ano, segundo dados do Ministério da Saúde é o aborto provocado! Há muitas questões de saúde pública a serem tratadas e o aborto não é uma delas porque não pode estar em pauta! O que acontece é que tem muito dinheiro de grandes Gates e Rockfellers do mundo querendo implantar o aborto em todas as nações com forte ênfase na América Latina, por questões financeiras e ideológicas que não são seguramente o bem das mulheres e dos pobres.

Verdadeiramente são poucos os que amam os pobres e vivem para eles sem instrumentaliza-los e, como instituição, eu só ponho a mão e alma no fogo pela Igreja Católica com sua história milenar mais que provada e aprovada no quesito serviço e amor, valorização da pessoa humana integral também nos pobres.

E agora Gabriel Chalita, o que fazer? Fico arrasada por ele e pela TV Canção Nova, que sempre amei e respeitei, fico arrasada pelos meandros da política que são pérfidos e enganadores, e que exigem têmpera de mártires e almas profundamente humildes que não se deixem levar pelo sopro das tentações. Bem disse a primeira leitura da liturgia eucarística de hoje: não há nada de novo debaixo do sol... Todo novo, substantivo, que pode vir para o coração do homem para torna-lo novo, adjetivo, é o novo, substantivo, que Jesus Cristo pode dar por ação e presença do Espírito Santo! Isso não é um discurso religioso, essa é uma realidade sobrenatural na qual estou, estamos inseridos, quer queiramos quer não! Ou deixamos e desejamos com garra que este novo de Deus, sua ação substantiva, aja em nossas profundezas e nos liberte pela verdade e para a Verdade, nos deixando pelo avesso, e fazendo transbordar esta obra de Deus para tudo o que somos e onde atuamos na esfera pessoal e nos espaços sociais por onde transitamos, ou continuaremos a viver sem nada de novo debaixo do sol!

Eu sou uma pessoa de esperança nem tanto por temperamento mas por causa da Palavra de Deus, pois, ela sim, não passa e é eterna. E por causa dela tenho esperança e rezo, intercedo e suplico a misericórdia do nosso bom Deus para nossa insensatez brasileira. Não julgo ninguém, nem tenho todos os dados nas mãos e nem se os tivesse,  não poderia julgar porque só Deus conhece o coração, mas posso sofrer e me indignar com a mentira, com o engodo e com a dureza de coração e posso confiar mesmo quando parece não haver mais motivo para a esperança.

Hoje festa e feriado judaico da Sukkot ou festa da Tendas, lugar do encontro e da proteção do Senhor no meio do deserto enquanto o povo de Israel caminhava errante, me lembrei de uma explicação belíssima da Festa, levada à plenitude na pessoa de Jesus e no Novo Testamento, que vem bem a calhar nestes dias de denúncia e pré-eleição. A sombra sob a qual nos protegemos e que protege o mundo de todo do pecado e da destruição, de todo desespero, de toda não saída é a Cruz do Senhor. A sombra da Cruz não é o lugar do medo mas o lugar da vida e da esperança. A mentira, as trevas, a cegueira transvestida de luz estão fora, e só existem para quem fecha os olhos e não quer ver, mantendo-se rígido como pedra... A nossa sukkot, a tenda de encontro é a Cruz onde encontramos Jesus Vivo, o Ressuscitado que passou pela Cruz, e na sua sombra nos abrigamos! Que a Sua sombra nos cubra a todos e que S.Pe.Pio, cuja festa celebramos hoje interceda por nós, ele que disse que passaria a eternidade na porta do Paraíso esperando até que o último de seus filhos entrasse. Já pensou em pedir para ele te adotar?

3 comentários:

Anônimo disse...

Fico triste pelo Gabriel Chalita...

Raiane

Fátima Simas disse...

A misericórdia de Deus é que sustenta nossas fragilidades.
Elena! continue anunciando e denunciando.

Boa noite!
Fátima

Anônimo disse...

que bom vê-la antenada com a realidade minha amiga! Deus a abençoe continue fazando-a precursora do Messias em meio ao deserto árido e inóspito dos contra-valores e oportunismos sórdidos que se tornou a política no Brasil!
Pe. Marcos.