quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Quantos anos ela teria?

Se eu perguntasse a uma criança quantos anos Nossa Senhora tem e ele fosse fazer as contas diria que ela está bem velhinha... Mas fora a brincadeira, porque na eternidade e já em corpo glorioso, a Virgem e Mãe do Senhor e nossa, Maria de Nazaré, que tanto amamos, já não envelhece. A festa do aniversário de Nossa Senhora celebrada dia 8 de setembro remonta o século V em Jerusalém e está ligada à igreja de Sant'Ana na Cidade Velha.

No Oriente as festas marianas são muito presentes e fortes e não há festas maiores e festas menores, fora a Assunção e a Anunciação, que são grandes celebrações. O que se ve é que a Virgem é muitíssimo amada e venerada, é impressionante. Maria Santíssima está sempre ligada a Jesus e aos mistérios pascais de Jesus. Não há festa Mariana sem que Jesus seja o centro e a razão de ser. Este é um espelho a ser contemplado e admirado. Também imitado. Talvez um espelho a ser limpo já que há tantas pessoas que não entenderam o mistério da presença mariana na vida da Igreja, na vida de Jesus Cristo e na vida de quem é Cristão.

Sendo Maria o ícone perfeito da Igreja, tudo o que diz respeito a ela, diz respeito a nós. O que aconteceu com ela também somos chamados a viver. Toda de Deus, toda para Deus, toda feliz. Ícone de maternidade, ícone de virgindade consagrada, ícone de esponsalidade. Em Nossa Senhora se vê o que é ser plenamente humano porque plenamente de Jesus e do Espírito Santo, sem qualquer resistência à vontade do Pai.

Minha mãe da terra sempre diz que sonha em ver o rosto da Virgem... Eu também. Posso testemunhar, por experiência, que não há melhor escolha para se dar um salto de qualidade da vida espiritual e humana nos caminhos do  auto-conhecimento, do que se aproximar de Nossa Senhora, do consagrar-se a Ela. Ela tem o poder de nos levar pela mão e nos ensinar a nadar no rio que se chama salvação, rio de vida abundante, de dignidade, de amor verdadeiro, recebida no sacramento do batismo. E a maioria de nós tem medo de nadar. Em algum momento alguém tem que nos tomar pela mão e nos mergulhar na água para se perder o medo. Maria Santíssima é a melhor 'treinadora' que existe! Ela nos leva como ninguém para o mar do amor de Deus, para a misericórdia, para a santidade, para a descoberta e a vivência da própria identidade, enfim, para ser pleno e feliz.

E viver talvez seja isso nadar em Deus, no Pai, no Filho e no Espírito. E com a Mãe se aprende a enfrentar todas as tempestades e marés, correntezas e cansaços e também a usufruir das bonanças e da beleza, da liberdade. Divaguei, eu sei, mas assim é Nossa Senhora, a Theotokos, a Rainha da Paz, quando a gente fala dela o coração se enche de amor. Soube que em uma das aparições em Medjugorje Nossa Senhora teria dito: 'If you knew how much I love you, you would cry of joy!'. Chorar de alegria por experimentar este amor Materno absoluto.

Parabéns Mãe Imaculada! Que pela tua intercessão e 'treinamento' haja muitos e muitos santos dentro da Comunidade Shalom, começando pelos primeiros, pelas primeiras gerações de consagrados. Que haja muitos 'campeões de natação' para a glória de Jesus Nosso Senhor e para o bem da humanidade. Intercede hoje de modo especial por todos aqueles que seguindo os passos do Fundador Moysés darão hoje o seu sim eterno no celibato consagrado por amor ao Reino do Céus. É o carisma Shalom dando seu sim eterno e entrando na eternidade. Que grande alegria e festa haverá hoje no Céu, tantas celebrações... os anjos devem estar na correria mas enquanto correm cantam felizes o Magnifica.  

Nenhum comentário: