domingo, 27 de março de 2011

Um Convite

Passei dois dias em Nazaré por causa da Festa da Anunciação. Sempre gostei particularmente deste mistério de plenitude dos tempos conforme está em Gálatas 4,4 onde Deus entra novamente na vida, na carne, na realidade humana em sua totalidade ao se encarnar no seio de Nossa Senhora. O Filho de Deus, Jesus Cristo torna-se Filho do Homem para sempre. Nunca mais precisaremos ficar afastados de Deus e do seu amor e presença porque Ele tomou a iniciativa de vir e no tempo perfeito dos desígnios do Pai, ficar no meio de nós, cumprindo as Escrituras do povo de Israel, através da Virgem Imaculada de Nazaré que dá o sim perfeito em nome de toda a Humanidade.

Ele, Jesus o novo Adão e ela, Maria, a nova Eva, modelo da Igreja, da Esposa, de todos os que até o fim dos tempos amarão  a Jesus Cristo como Senhor e Messias. Todo sim que damos é como um eco ao sim perfeito de Nossa Senhora dado em nome de toda a Humanidade... E confesso, é uma grande emoção rezar e pensar e me debruçar diante deste grande e terno mistério diante da Gruta da anunciação em Nazaré. Eu não sei nem o que dizer e nem como agradecer, e nem digo nem penso. Fico só quietinha sem perder a oportunidade de trazer e apresentar comigo todos os nomes e situações, todas as pessoas que me pedem oração e que a mim estão ligadas de uma forma ou de outra. 

Na vigília do dia 24 enquanto o Santíssimo Sacramento passeava no meio do povo, entre peregrinos comovidos de todos os rotos e línguas, eu olhava para Jesus e debulhava rapidamente os nomes mergulhando-os no coração do Senhor que tanto nos ama e quer nos dar a Sua paz, colocando ordem em nossa vida, por Sua Graça e Presença. Quanto mais rezo e intercedo mais tenho convicção de que o Senhor quer nos livrar das cadeias do mal que nos afligem pelos nossos próprios pecados e pelos pecados dos outros lançados sobre nós e que nós carregamos sem necessidade...

Uma amiga do Rio de Janeiro que é do Opus Dei está fazendo uma campanha através do blog que ela mantém que é um convite à confissão. Está no link que segue no fim deste post. Um convite a pararmos e tomarmos a decisão de dar o remédio certo para a doença certa que é o sacramento da confissão sacramental. Disse o Santo Padre Bento XVI que o mundo perdeu a noção de Deus e portanto perdeu a noção do pecado e do arrependimento, porque perdeu a fonte da Luz verdadeira. Só se enxergam as sombras se olharmos para a Luz. E arrependimento não é culpa nem justificativa. Arrependimento é reconhecer o núcleo da minha liberdade ainda intacta mal dirigida pela minha vontade. É reconhecer onde eu me deixei levar por mim mesma a agir e pensar e viver segundo as concupiscências e o meu grande e escravizante ego e não segundo a Palavra de Deus.

Só quem reconhece que tem liberdade é capaz de se arrepender e esta é uma grande graça que Deus nos quer dar, ou melhor, está a disposição para quem quiser acolher. Quem é eternamente vítima continuará sendo e se fazendo vítima até mesmo de Deus como se Deus fosse o culpado do pecado do mundo! Achei essa idéia da minha amiga muito especial e peço ao Senhor que muitas pessoas a acolham e a coloquem em prática e façam como o filho pródigo e digam: 'pequei, Pai!'. Só assim o abraço do Pai pode ser experimentado e a festa que é a Eucaristia, a festa do banquete dos filhos e das filhas pode ser vivida! A festa dos que conhecem a misericórdia e querem viver uma nova vida no Amor e na Verdade e não mais uma vida complicada de escravos derrotados...

O Reino de Deus está no meio de nós e eu tenho a impressão que na eternidade o Pai, a cada ano, prepara muitos cordeiros a espera de que seus filhos voltem principalmente os mais feridos e desesperançados, os mais desapontados com as misérias humanas da própria igreja, ou seja a casa do Pai (não era assim entre os dois irmãos? ciúme, competição, um desentendimento total de quem era esse Pai e como era esse amor?) e voltem para viver um tempo novo. O Pai nos espera. Jesus nos espera e Ele toma a iniciativa e diz não só para a samaritana mas para cada um: tenho sede, dá-me de beber. O Espírito Santo nos espera para nos revestir de vestes de novas, de amor novo, de fé nova, de esperança e dignidade novas onde nós deixamos de depender das pessoas e passamos a depender do Senhor e Ele nos dá a água viva que mata toda a sede e jamais seca.

Preciso correr. Também eu depois de agradecer ao Senhor pelo dom da minha consagração no dia 25 de março, preciso me confessar desde hoje, sem esperar até o fim da quaresma, arrependida dos meus pecados e muitas fraquezas, abandonando-me mais uma vez ao amor do Senhor pedindo que sua vontade se cumpra em mim pois nela encontro toda paz, sentido de vida e felicidade.

Shalom! Santo e feliz Domingo da quaresma para cada um! 

http://bit.ly/Confissaopascal

Nenhum comentário: