quinta-feira, 19 de maio de 2011

A primavera e os aviões

Finalmente a primavera manifestou-se exuberantemente e os jardins a canteiros estão floridos e verdinhos. Há rosas por todas as partes e as mais maravilhosas para mim são as violetas tom que eu nunca tinha visto. Coisa mais linda! E enquanto eu escrevo ouço aviões-caça passando sobre minha cabeça e ontem aproximadamente neste mesmo horário, ouvimos a sirene que toca em tom oscilante, sinal de que haverá bombardeio e que a cidade está em guerra. De vez em quando o Ministério de Segurança de Israel faz esses treinos para a população se lembrar como é. No rádio e na televisão foi amplamente divulgado que ninguém se preocupasse. Na semana anterior no feriado e dia de Memorial pelos mortos no Holocausto (Shoah) houve também às 10 uma sirene tocando por dois minutos ininterruptamente. Tudo e todos pararam e se levantaram. Eu estava na aula de hebraico e junto com os colegas me levantei, fechei os olhos e intercedi por todos os mortos no Holocautos. Mas tive a impressão que só eu rezei, os demais simplesmente fizeram silêncio pois como são todos russos e filhos do comunismo não tem fé ou se a tem, ortodoxa, escondem porque para o país eles são judeus e não russos ortodoxos com ascendência judaica, que é o que lhes dá credencial para emigrarem para Israel.

Ando meio cansada e a bronquite não me deixa. Os pulmões estão limpos, tomei antibiótico bem direitinho e não tenho febre mas a 'tosse de cachorro' não me deixa e o peito continua cheio. De noite é um horror! Ontem tomei leite queimado para ver se ajudava. Acabei com dor de barriga pela quantidade de açúcar... mas resolvi acolher o conselho do Fra Biagio, médico e amigo que me atendeu no Hospital em Nazaré e descansar um pouco mais o corpo. Ontem e hoje vim mais tarde para o trabalho para poder dormir um pouco mais e amanhã farei o mesmo. Tem que ter paciência, eu sei, e também aprender a reconhecer os limites que o corpo impõe, gritando por mais calma. Acho que estou precisando de férias e precisando ver o povo de casa, o povo das minhas raízes...  Deixo tudo nas mãos de Deus e vejo que Ele já está dando os sinais da Sua providência pois soube esta semana, e esta é uma grande novidade a ser partilhada, que posso sair do país. O advogado me ligou dizendo que após a devolução do meu passaporte após 9 meses de retenção, e a renovação do meu visto até 31 de dezembro de 2011, o Ministério de Imigração me permitia sair de Israel em caso de necessidade, mesmo o processo policial ainda estar em andamento. Claro que eu terei que lhes dar satisfação de saíde e retorno para não parecer fuga, mas agora eu posso sair quando quiser! Bendito seja Deus! Que incrível experiência de liberdade, mesmo que ainda parcial, e que gratidão a todos que me sustentaram todo este tempo com suas orações. Além do mais a gente ve que o Senhor está no comando. Eu estou a espera de seus mimos e providência por causa do seu grande amor. E quando vejo as flores e o azul do céu entendo que o amor de Deus não se cansa de manifestar.

Um comentário:

ruthe disse...

ELENA, que desafio você enfrenta em cada momento. Incrível sua coragem. Olhando a minha vida aqui no Brasil, sou obrigada a me calar totalmente e mudar minha visão das coisas, dos acontecimentos que me parecem tão complicados as vezes,e na realidade são tão insignificantes. Se observo sua luta, sua esperança apesar de toda desesperança, me envergonho, fico no chinelo, pedindo perdão ao Meu Criador pela ingratidão. Louvar e bendizer em lugar de reclamar e novamente glorificar a Deus pelo Espírito Santo transbordar em seu coração, iluminando sua caminhada como Missionária.Hoje não vou dormir sem orar por você e pela sua saúde. Fique em paz. Ruthe