domingo, 8 de maio de 2011

Depois do sumiço, Aleluia!

Não teve escapatória: com tantas emoções pascais acabei doente. Gripe forte, erisipela, pressão alta novamente depois de um ano - já estou medicada não se preocupem - e, agora uma tosse forte com jeito de bronquite me deixou sem condições físicas e mentais para escrever. Pode até parecer um paradoxo que a alegria da ressurreição tenha me deixado doente, não é isso, mas talvez, somente um acúmulo de fortes emoções, tensões e correrias que fazem parte da vida missionária.

Achei muito providencial que a morte do Bin Laden tenha acontecido no dia da beatificação do Papa João Paulo II na oitava da Páscoa, dia da Divina Misericórdia, primeiro de maio. Se foi verdade ou não que ele foi pego naquele domingo, há quem duvide e ninguém sabe. Há quem acredite que ele já tinha sido morto há tempos e que somente agora o Obama para poder se reeleger fez esta grande encenação política, inclusive sepultando o corpo no mar. Que o Senhor tenha misericórdia da alma do Bin Laden e faço minhas as palavras prudentes e justas do Santo Padre Bento XVI através do porta-voz do Vaticano:

Bin Laden "teve a gravíssima responsabilidade de difundir divisão e ódio entre os povos, causando a morte de inúmeras pessoas, e de instrumentalizar as religiões para esse fim". Porém, "frente à morte de um homem, um cristão não se alegra jamais", destaca a nota. Ele "reflete sobre a grave responsabilidade de cada um diante de Deus e dos homens, e espera e se empenha para que tal situação não seja ocasião para um crescimento posterior do ódio, mas da paz". 

Este exercício evangélico de perdão e de respeito com todos as pessoas é uma graça conferida na Caridade de Cristo Jesus. Somente participando e aprendendo com Jesus na ação de metamorfose do coração e conversão do pensamento pela ação do Espírito Santo é que se pode amar o não amável, perdoar o imperdoável, interceder pelo inimigos... Quando eu penso no Kadafi e o que esta acontecendo na Líbia minhas entranhas se contorcem. Na Síria então, sem comentários... O Senhor que está Vivo e que doou à cada homem a liberdade e a paz, a vitória sobre o pecado, a morte e todo sofrimento fruto do pecado, enquanto põe os inimigos como escabelo de seus pés, como diz o salmista, e prepara a Esposa para a sua segunda volta gloriosa e definitiva, continua sendo crucificado em cada realidade humana que vive nos frutos da carne e sob inspiração maligna. Daí nosso chamado à evangelização e à intercessão contínua, a viver a santidade para que o Reino de Deus se expanda e a salvação seja experimentada e conhecida e no mundo haja esperança e paz. Não posso, não podemos desistir e nem tampouco achar que o outro lado é mais forte.

Quando a gente ve pela televisão aquele mar de gente em Roma - um milhão de poloneses e outro milhão de gente do mundo inteiro - louvando o Senhor e se alegrando pela beatificação de João Paulo II, a gente ve o quanto a Igreja está viva, o quanto o Espírito do Senhor a guia e inspira e conduz, o quanto a santidade de um homem é capaz de interferir no destino da Humanidade! E é bom aprendermos o seu segredo: vida de oração intensa, mergulhada em Deus, diária, apaixonada, vida sacramental também intensa e apaixonada, principalmente a Eucaristia bem celebrada e vivida e a confissão semanal. (Este dado partilhado por um dos seus assessores mais próximos me desconcertou. Já pensou se todos os bispos e sacerdotes, consagrados, leigos e religiosos, pelo menos estes, usufruissem do sacramento da reconciliação toda semana? A Igreja teria outro rosto e frescor, outra leveza, humildade). Há muito o que aprender com JP II, muito. Ele que conseguiu apontar Cristo Jesus novamente como a razão da esperança de todo homem, seu verdadeiro rosto e identidade, apontando o Cristianismo como a esperança da Humanidade que se via iludida por ideologias que não deram em nada. Quando eu vejo meus colegas russos de aula de Hebraico, na faixa dos 60 criados como ateus, sem nenhuma experiência de Deus e do seu amor, sem nenhuma noção de quem eles são verdadeiramente, me dá uma tristeza tão grande pelo desastre do comunismo, cheio de grandes quimeras, perdição de muitos. 

Como Comunidade Shalom nascida aos pés de João Paulo II esta beatificação tem ainda um valor mais caro e precioso. Se antes já se contava com a intercessão dele como um verdadeiro pai quanto mais agora que a Comunidade se prepara para celebrar os 30 de anos existência, mais se precisará de sua intercessão do Céu para que possamos ser aquilo que o Senhor espera de nós em frutos de santidade, de castidade - um coração indiviso onde Deus é o primeiro amor -, de vida de oração, de contínua e total oferta de vida em cada um dos seus membros. A gente sabe que a maior de todas as tentações - e ela é bíblica e evidente na vida do povo de Israel - é desanimar, é achar que não vai dar conta, é olhar para a Cruz - uma tortura - e não para Jesus na Cruz. Se o olhar fixa-se na Cruz a tentação é o desespero, se o olhar fixa-se em Jesus, encontra-se a companhia perfeitíssima no sofrimento, encontra-se o Amor, toca-se em Jesus, Deus e Homem, sofrido e humilhado e Nele todas as realidades humanas de dor e sofrimento. E em Jesus e Sua Palavra e Presença é possível ter paciência, ter força, perdão, coragem e experiência de amor em meio à dor. Mas este encontro e esta mudança de perspectiva só acontece na oração, é dom do Espírito Santo, é vida da graça... Que o Senhor nos renove neste tempo pascal em toda a Comunidade, em toda a Igreja este dom preciosíssimo da oração pessoal, da prioridade à oração, ao estar com Jesus, com o Pai, com o Espírito Santo, o dom da contemplação, do silencio, do recolhimento, do saborear a Sua Palavra e fermentar o mundo... Olhando para o segredo de João Paulo II a gente entende que sem oração não dá. Que ele nos ajude neste caminho e nesta maravihosa aventura de sermos discípulos, almas esposas, intercessores, sinais de amor e de serviço, de esperança, de paz para tantos que sofrem porque não conhecem o Senhor. 

Abaixo resolvi partilhar umas fotos meio antigas mas sempre belas pois sei que todos apreciam ver os lugares santos.

Aproximadamente 15 mil pessoas de todo o país e do mundo todo foram particpar da Domingo de Ramos em Jerusalém. Eu fui pela primeira vez e amei! Esta é a vista que se tinha do mar de pessoas que participaram da procissão que parte de Betânia - isso mesmo, onde moravam Lázaro, Marta e Maria - e segue até a Jerusalém antiga, fazendo o mesmo caminho que Jesus fez.



O povo carregando palmas. Esta é a visão dos que estavam à minha frente, na foto anterior, os que estavam atrás.

 

As pessoas dançando e cantando já dentro da Jerusalém velha, enquanto esperavam a palavra do Patriarca Latino, no fim da procissão.


Meninas árabes bem lindinhas!


Antes de começar a procissão de Ramos, que sai à tarde, nós estivemos no túmulo de Lázaro em Betânia e estes dois faziam parte do grupo de peregrinos. Ele sudanês e ela filipina. Impressionante a força do amor de Cristo Jesus e da fé Católica!


Antes da procissão também fomos ao Jardim das Oliveiras e ao Getsêmâni contemplar a oração de Jesus abraçando a vontade do Pai no ápice do Seu amor e liberdade por amor à Humanidade. Num dia como este a gente silencia e contempla e também reza de todo coração, unindo o pequeno sim, porém, importante sim, ao perfeitíssimo e absoluto sim do Senhor. E é claro, não deixa de interceder por todas as pessoas que contam com a nossa oração.


Duas muçulmanas que acompanhavam a procissão da porta de casa. Na hora da foto esta gringa resolveu entrar na foto... fazer o que?

 

Uma carmelita bem idosa vai para a porta do Carmelo de Jerusalém para ver a procissão de Ramos. Lindinha demais!

 

Agora é a vez de um muçulmano! E ele ouviu o povo cantando e aclamando Hosana ao Filho de Davi!

 

Uma menina francesa no cangote do pai!

 
Dois soldaods israelenses responsáveis pela segurança de olho na multidão que cantava a todos pulmões!

Eu estava bem próxima do grupo de seminaristas salesianos que era dos mais animados, com violão, flauta, tambor, cantando em italiano, inglês, hebraico. Este era um dos seminaristas africanos que fazia parte do grupo.

 

A porta do Carmelo de Jerusalém! Fico pensando no quanto a oração destas religiosas sustenta os cristãos e a Igreja de Israel

 

Meu grupo de companheiros, faltando o Pietro, voluntário italiano, que tirou a foto. Todos do Muhraqa: Pe.Jose, Charbel e Omar, sobrinho do padre.


Crianças nascidas em Israel, filhas de imigrantes filipinos, na sua maioria, mas também alguns vindos da Etiópia, do Sudão e de outros países africanos. Todos vestidos de s.francisco.


Nem precisa de legenda!

 

Essa tampouco. O muçulmano da foto anterior ficou de pé na frente do mosteiro beneditono de Jerusalém!
Claro que mais uma gringa teve a mesma idéia que eu!

 

Mais gente na direção da entrada de Jerusalém!


Entrada de Jerusalém velha! Foi uma grande emoção cantar
 Hosana ao Rei Jesus!

E no dia das Mães - saudades da minha! - que melhor presente do que uma
foto da Silvinha nos braços da mãe?
Shalom!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Elena!!
q bom q vc deu noticias.

Deus te abençoe.

Shalom!!

Raiane
Petrolina-PE

Fátima Simas - Belém disse...

Olá!! Parabéns pelo dia das mães, vc. tem muitos filhos,espalhados pelos 4 Continentes, e que foram gerados a partir do fermento que vc.está derramando e que se chama Jesus Cristo ressuscitado. Belas fotos partilhadas. Obrigada!! A Silvinha está ficando rechonchuda, graças a Deus. Abraços