segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Futebol entre amigos

 Time campeão entre os adultos, time de muçulmanos

 O capitão da equipe ganhando uma camisa do Brasil

 Time dos cristãos que perderam mas não fizeram feio.
Nele jogaram o Tennessee e o Leandro foi goleiro.

 Time juvenil campeão, também de muçulmanos. O técnico, de azul à esquerda, faz um grande trabalho de ajuda a estes meninos e outros que vem de famílias complicadas e violentas ajudando meninos a sair da droga através do futebol. O Espírito Santo sopra onde quer!

 Entrada do Colégio em Haifa onde aconteceu a
IV Copa Shalom de Israel!

 Poster do evento escrito em árabe e em hebraico.
Tema: Onde está o teu irmão?

 Irmãos da Comunidade e da Obra Shalom conversando e evangelizando os expectadores!
Bendito seja o Senhor que nos fez Shalom!
 Time vitorioso com a taça!

 Todos os presentes da Comunidade e da Obra no cantinho da intercessão! Aleluia!

 Esta é a Nédia da Obra que tinha dois sobrinhos netos jogando nos times. E eu com a minha lindíssima camisa do Flamengo com a assinatura do Zico!
E abaixo a mais charmosa de todas as meninas de Israel: Silvinha em seus lindos 9 meses doida para sentar!

Sábado, 24 de setembro tivemos a IV Copa Shalom de futebol reunindo cinco times: quatro de Haifa e um de Nazaré, três times muçulmanos e dois cristãos, na categoria adulto e juvenil. Os dois times vencedores ganharam além do troféu e da medalha uma camiseta do Brasil diretamente importada de um bom camelô! Que sucesso fizeram!

Não é de agora que se sabe que a prática do esporte favorece não somente a disciplina e o desenvolvimento do corpo mas também a aquisição de valores que passa pelo respeito ao outro, pela importância do trabalho em equipe, o apoio mútuo na vitória e na derrota. Em contexto de diversidade religiosa tão radical como é a nossa realidade de Israel, o esporte e em especial o futebol é um instrumento muito eficaz para criar laços de amizade e propiciar situações de testemunho e de evangelização explícita como é o chamado recebido por Deus para quem bebe do carisma Shalom, em ambiente agradável e nada artificial. E não há nada mais propício do que um jogo de futebol onde se enfrentam cristãos e muçulmanos em clima de respeito e sincera fraternidade. 

Somos chamados a evangelizar com sabedoria mas com parresia, com bom senso e bom gosto, mas com audácia, sem temer. Todo o tempo lançar a semente e criando situações onde a semente, que é a Palavra de Deus, possa ser lançada pelo simples fato de se estar junto. E foi isso que aconteceu. Enquanto assistíamos os jogos sentados nas arquibancadas de um colégio público de Haifa que nos abriu as portas por um preço bem razoável, aproveitávamos para conversar com os que aguardavam sua vez de jogar. E nessa conversinha desinteressada e sincera para conhecer um pouco mais quem estava participando da Copa, aproveitar para dar testemunho de quem somos como Comunidade, missionários brasileiros e falar de Deus, de Jesus Cristo, aquele que nos moveu o coração para fazer o que fazemos e o que somos. 

Quem fez bonito, bendito seja Deus, foram os irmãos da Obra, 8 pessoas, que já tem uma caminhada nos grupos de oração e sem participar do futebol passearam e se revesaram com as pessoas da Comunidade para acolher as pesoas e puxar conversa em bom árabe. Foi tão bom! Enquanto uns rezavam e intercediam para que a 'terra fosse boa' outros lançavam a semente, depois os papéis se invertiam. Só sei que esta semana esperamos ter algumas surpresas de pessoas que aceitaram o convite e nem que seja por curiosidade passem no Centro de Evangelização para conhecer o Shalom e tomar um cafezinho. Cada ano há um tema que norteia a Copa e o desse ano foi a pergunta do Senhor a Caim após a morte de Abel: onde está o teu irmão? Pergunta do capítulo 4 do livro de Gênesis que continua ecoando no nosso coração pois a felicidade é conhecer Cristo e não haveremos de sossegar enquanto não tivermos feito tudo o que estiver ao nosso alcance para que muitos corações se abram a Jesus e a sua Luz entre, ilumine e traga vida nova.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Elena. Conheci a Yara e a Lorena na pré-jornada em Granada.

Deus abençoe todos da missao.
bjsss
Shalom!!

Raiane
Petrolina-PE

Anônimo disse...

Que legal vc ter postado as fotos.
Shalom!!

Raiane
Petrolina-PE