sábado, 24 de setembro de 2011

Primavera ou Outono?

Eu ouvi hoje com emoção forte e muita atenção o discurso do presidente da Palestina Mahmud Abbas na na sede da ONU, pedindo que o país possa fazer parte dos quadros das Nações Unidas como aquilo que é ou quer ser: um país independente, democrático, sem sofrer mais o terrorismo nacionalista imposto por Israel. 
 
Felizmente o camarada que traduzia o discurso na Euronews do canal de Portugal era muito bom e não tive a impressão que não perdi quase nada. Todos os canais de Israel só transmitiam isso e este com certeza foi o grande tema deste último shabat do ano já que semana que vem é ano novo no calendário judaico. 
 
Esta é a hora é o que todos dizem, hora propícia para negociar mas, pela postura dos EUA que não aprovam o pedido - por que será meu Deus? só rindo com ironia pensando nos judeus americanos que sustentam os dois países - e pelo discurso do presidente de Israel logo a seguir, é difícil que os votos sejam suficientes para que a Palestina torne-se um país membro das Nações Unidas. Pelo que entendi e pelas reportagens internas que vieram a seguir, além da resistência política de Israel que não ve nos Palestinos nenhuma boa vontade verdadeira para a paz, há também questões territoriais insolúveis e o tema da capital. Jerusalém não pode ser de ninguém e os Palestinos querem para si o leste da cidade e, nos assentamentos criados em terras confiscadas dos Palestinos, moram aproximadamente 500 mil judeus. Fazer o que com estas pessoas? Cada cm de terra em Israel é considerada terra santa, terra do povo eleito e aí a briga é grande é antiga... O nosso bispo é quem diz sempre: a terra é Deus e foi dada a todos. 
 
A gente sente que Israel está perdendo as chances diplomáticas de diálogo tomando uma postura de resistência que antipatiza o país perante a maioria das nações do mundo. Eu amo Israel e povo daqui mas os políticos são uma casta soberba à parte. Há que se temer o Hamas que é o partido político radical que domina na Faixa de Gaza só que o presidente da Cisjordânia, o Marmud Abbas, que representa todos os Palestinos e falou em nome de todos na ONU hoje, é do Fatah, que é um partido político mais razoável se não fosse não conseguiria chegar onde chegou. O nosso bispo Elias Chacour conhece pessoalmente o Presidente da Palestina e esteve com ele no início desse ano e comentou que ele é um homem moderado e inteligente em condições de levar o país adiante. 
 
Rezemos, rezemos pelo milagre da paz e da luz da Verdade nos corações de boa vontade que tem autoridade sobre os povos em especial Israel e Palestina. No dia 21 no hemisfério norte chegou o outono que traz a queda das folhas e a nudeza das árvores, que mesmo assim, os ventos sejam de primavera, de sopro de vida nova no Oriente Médio e na Terra Santa, o sopro do Espírito de Deus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, amém!

Nenhum comentário: