quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Um santo segredo do Beato João Paulo II

Dia 21 de novembro, é festa da apresentação de Maria no Templo, a Virgem Maria, Mãe de Jesus e Mãe nossa (e como é bom dizer isso!). Festa celebrada no Oriente desde o século VI e no Ocidente desde o século XV. É a festa da primeira doação total de Nossa Senhora a Deus e assim agem as almas esposas, segundo definia o Beato João Paulo II quando falava do amor esponsal, elas se doam totalmente ao Senhor. Hoje é dia de renovarmos nossa oferta de vida irrestrita ao Senhor. Assim o Pe.João começou a homilia da missa comunitária, que temos a graça de ter diariamente, nos lembrando de fazer como Maria Santíssima, nos doarmos inteiramente ao Senhor sendo quem somos, no estado de vida e idade que tivermos, sem qualquer restrição. O amor esponsal é para todos, é para cada um de nós, batizados. E este é o nosso anúncio, a grande alegria a ser apresentada ao mundo: todos são almas esposas! Isso não é para uns poucos eleitos, a eleição do amor de Deus é para todos. E de repente, ficou tão claro que é possível viver o que todos são chamados a viver, e se torna menos complicado, se nos colocarmos debaixo da poderosíssima intercessão da Mãe do Céu...

E o padre então continuou falando da cidade de Jerusalém, do templo de Jerusalém terreno e nos chamou à intercessão contínua pela paz, pela possibilidade de paz construida no diálogo e num cessar fogo urgente dos dois lados, para que menos inocentes morram e menos crianças, jovens e adultos fiquem traumatizados e feridos para sempre. E como somos uma vocação de paz, nos contou uma história verídica que muito me emocionou e tocou o coração, como quando se descobre um segredo de uma pessoa que se ama e respeita muito. Diz respeito ao Papa João Paulo II. 

Nesta segunda e terça-feira passadas, 19 e 20 de novembro, houve um retiro em Roma para sacerdotes ligados às comunidades novas, liderado por Dom Dominique Rey, arcebispo de Toulon. Participaram do Shalom, Pe.João e Pe.Denis. Ao chegarem, ontem à noite, na hora do jantar, disseram que foi muito bom e com bom humor, acrescentaram que, de ganho paralelo receberam um curso grátis de francês de alto nível, mas não entraram em detalhes porque na hora das refeições na comunidade é sempre hora de coisas light e de muito riso e brincadeiras... mas hoje na homilia Pe.João partilhou uma pérola que eu, por minha vez apresento aos leitores do blog. Ele nos contou que um dos padres que falou no retiro, Pe. Maurice qualquer coisa, partilhou em dado momento ao rezar pela paz em Israel, que ele teve a graça de ver, de estar perto do Papa João Paulo II enquanto este rezava. E contou o fato e quando: era no tempo da guerra na ex-Iugoslávia e o Papa rezava com enorme intensidade, profundamente mergulhado em Deus e só se podia ouvir sair de seus lábios duas palavras repetidas um sem fim de vezes em total confiança e súplica: Maria...Shalom...Maria...Shalom.  

pra emocionar descobrir este segredo de como o nosso tão amado Beato João Paulo II rezava mas, mais que isso, dá pra perceber o convite dele de fazermos o mesmo como almas esposas que somos por pura graça e eleição.

Rogai por nós santa Mãe de Deus, Rainha da Paz, rogai por nós! Rogai pela paz em Israel e pelos corações de todos que fazem parte daquele tão amado país. Rogai por nós Santo Padre, rogai pela paz em Israel e para que nós sejamos o que Jesus, o Senhor, o Shalom do Pai, nos chama a ser.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada por compartilhar este conhecimento e experiencia. É sofrida a guerra, a oração pela paz é tão importante. Daqui faço minha pequena contribuição as orações universais pelo cessar fogo e iniciar amor, alias Amor! Bj

Anônimo disse...

POR FAVOR, ATUALIZE SEU BLOG!AMO SUAS POSTAGENS,SUAS PARTILHAS SOBRE A MISSÃO!

Shalom!

LUCAS