sábado, 30 de agosto de 2008

I Copa Católica Shalom de Futebol - Parte 1






Ninguém imaginou que fosse ter tanta repercussão esta I Copa Católica Shalom de Futebol promovida pela Comunidade Shalom, no fim de semana passado, de 22 a 24 de agosto, para os jovens de Haifa e região. Foi uma maneira de atrair os jovens para o convívio saudável entre si e conosco, no Centro de Evangelização, dando-lhes a oportunidade de conhecer Jesus ou quem são as pessoas amigas dele, no caso dos judeus, druzi e muçulmanos, ou de aprofundar seu amor por Ele, no caso dos já cristãos.


A quadra usada para os jogos foi do colégio católico latino, que fica do lado da Paróquia de S.José, bem próximo do Centro de Evangelização. A Comunidade fez divulgação boca a boca entre as pessoas do grupo de oração, fixou alguns cartazes em lugares públicos permitidos, e teve a feliz adesão de alguns jovens, alguns adolescentes e pré-adolescentes com jeito de meninos. Cada time se inscreveu no Centro de Evangelização, pagou uma pequena taxa de adesão e, por idade, os horários das partidas foram definidos pela comissão organizadora. Os árabes também são loucos por futebol e sabendo que nós somos brasileiros ficam ainda mais atraídos pelo assunto. Os jogos foram eliminatórios e na grande final de domingo houve um time campeão de mais velhos e outro dos quase crianças. Um sucesso, graças a Deus! Mais ainda se pensarmos que a grande maioria são de famílias muçulmanas e pela primeira vez na vida, na abertura dos jovens, teriam a oportunidade de rezar junto com cristãos ou, no dia de receber o troféu, entrariam numa capela católica e participariam de um momento de oração e louvor ao Senhor, em árabe, coordenado pelo Tennessee.
Esta Copa foi resultado de um empenho enorme dos irmãos, Tennessee, Viviane, Tales, Duca e Andréa, (e também nosso que ficamos em Isifya, na retaguarda intercedendo e ajudando na medida do possível), e dos jovens e adultos do grupo de oração, que tiveram que enfrentar toda sorte de desafios e contra-tempos, para que esta Copa acontecesse. Um dos principais foi o 'velho companheiro' chamado falta de recursos que tem o dom de nos ensinar a confiar na Providência Divina e a pechinchar sempre! Não podemos esquecer que vivemos em meio à cultura árabe e judaica e isso significa necessariamente saber negociar e barganhar em qualquer transação.


As fotos que estão acima mostram algumas das cenas das entregas dos prêmios e medalhas que aconteceu ontem, dia 29, e não no domingo passado, porque dessa forma havia a alegria do reencontro e da visita e oração na capela do Centro de Evangelização. Não faltou ninguém dos jovens participantes, para a felicidade dos irmãos organizadores, que ficaram muito impressionados com a repercussão do I Copa Católica Shalom de Futebol , que teve até a imprensa de Haifa presente na entrega dos prêmios. Não sei quem convidou, mas havia repórteres por lá.


Bendito desejo ardente e cheio de parresia, desejo de evangelizar e de levar o anúncio da pessoa de Jesus e seu amor, na fé católica, oportuna e inoportunamente, que leva as pessoas à inovarem, a arriscarem, mesmo com pouquíssimo ou nenhum recurso. Isso é a cara do Shalom! Isso é o jeito de ser Shalom!


Muito lindo foi saber que os jovens muçulmanos aceitaram participar do momento de oração e pediram para ganhar um terço também, colocando-o logo no pescoço, como se fosse um colar, pois achavam que era um colar. Que a Virgem Maryam abençoe a cada um e do jeito que só ela sabe e tem o poder de fazer, atraia estes jovens à Verdade, a Jesus, seu Filho e Nosso Senhor. Ele entrou na nossa vida em plena juventude, nós que hoje somos missionários leigos consagrados, e nunca mais deixou nossa vida ser a mesma coisa, felizmente! Nosso trabalho é plantar essas pequenas sementes de mostarda do Reino de Deus sabendo que o Agricultor delas cuidará com sua caridade e sabedoria.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amiga,
A você e a todos os missionários, meu abraço carinhoso pela atitude corajosa e vitoriosa de, através do esporte, unir povos para levá-los a Jesus. Fiquei encantada com essa iniciativa. Parabéns a todos!
Mercedes

Anônimo disse...

QUERIDA ELENA,
ISTO QUE É TRABALHO MISSIONÁRIO CRISTÃO MODERNO!
PARABÉNS! TENHO CERTEZA DE QUE O ESFORÇO VALEU E QUE OS JOVENS AOS POUCOS SERÃO TOCADOS. QUE NOSSA SENHORA, VENDO O SEU TERÇO NO PESCOÇO DELES, ALCANCE PARA ELES A GRADA DE CONHECER, AMAR, SEGUIR E SERVIR A SEU FILHO JESUS, COMO VOCÊS AÍ E NÓS AQUI FAZEMOS, OU TENTAMOS FAZER COM NOSSAS VIDAS. DEUS A ABENÇÔE! TRINITY