segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sombras e Luzes

Apesar de saber que a vida não se retrata em preto e branco, somente duas cores, mas manifesta seu mistério por causa das nuances e jogos de luz e sombra, me parece que as pessoas hoje em dia, ao contrário da vida, fazem escolhas extremistas que as divide em dois grandes grupos: os que amam a Deus e os que O rejeitam conscientemente em nome da uma pretensa modernidade intelectual.

Há cada vez mais pessoas, famílias, jovens e adultos, leigos, muito leigos, consagrados e não consagrados, vivendo intensamente a vida em Deus, buscando a primazia da sua presença e vontade, em tudo que fazem e são. É uma multidão que decidiu amar e fazer transbordar das margens do próprio coração a força da ressurreição, do amor e da fé em Jesus Cristo e em sua Palavra. São pessoas que caminham contra a maré do relativismo moral e existencial que faz de si mesmo a medida de todas as coisas. É gente de coragem que depende de Deus, que busca comungar e estar com Ele em amizade, pela oração pessoal e vida sacramental assídua, na Eucaristia diária, na busca da reconciliação constante, no exercício da piedade e do perdão. E gente buscando relacionamentos sadios de amor e amizade intensos e fortes, mas onde a medida não é a sensualidade e manipulação do corpo e dos afetos alheios! Tem tanta gente que decidiu olhar para si mesmo com os olhos apaixonados e positivos com que Deus os olha!

Infelizmente há também uma mentalidade que resolveu chamar os cristãos e especialmente os católicos de obscurantistas. E obscurantistas porque defendem a vida em todos os momentos, porque dizem não ao aborto, porque crêem que Deus e o que Ele revelou de si através de sua Igreja, Palavra e apóstolos é a medida das coisas, porque acreditam que os homossexuais são filhos amados de Deus mas que família é uma combinação entre um homem e uma mulher, enfim, os católicos tem sido ridicularizados porque crêem e amam aquilo que a mentalidade do mundo descarta e julga ultrapassado.

De certa modo é tempo de abraçarmos a bem-aventurança que se revela nesta experiência de sofrimento por causa de Deus e, ao fazê-lo, firmamos nossas convicções, sem enrijecer o coração. Pois, para nós, a medida é exigente, a medida é Jesus Cristo, o verdadeiro homem! Ele é a medida de tudo o que é verdadeiramente humano, para todas as realidades humanas, femininas e masculinas, sociais, subjetivas e objetivas! Somente nele coincidem a Verdade e a Liberdade, somente Ele é fonte absoluta de amor e felicidade! Nisto cremos, por isso vivemos, pois Nele se encontra a fonte de sentido para todas as realidades.

Evidentemente que reconheço dentro de mim e ao meu redor - e cada um conhece as pedras que tem no próprio sapato enquanto percorre os caminhos da vida - que este ideal e plenitude de ressurreição e paz ainda não foi alcançado. E como é duro ver tanto sofrimento e desumanidade ao nosso redor! Como é duro ser massacrado diariamente pela força do mal e da injustiça, do pecado e do medo, da desumanização das pessoas e dos relacionamentos... às vezes tudo parece perdido e sem esperança, e nossa fé é atingida. Mas a santidade é uma maratona a ser vivida nas entranhas pessoais e na experiência comunitária, no exercício constante, na determinada determinação de ir além tendo Jesus como meta! Ele é a meta, Ele está sempre próximo e ao alcance! Ele e somente Ele tem a medida de cada pessoa humana, tem a minha medida de felicidade e realização, tem a quantidade de amor - o amor esponsal - que preciso receber para ser feliz como um passarinho livre! Somente Jesus revela e mostra a beleza e o mistério da vida e ensina a viver e a sofrer, até a morrer!

Creio que somente os cristãos não têm medo das sombras e das nuances da existência humana e da vida pois, em qualquer realidade que se pensar, damos de cara com Jesus Cristo, o Senhor, e o mistério de Sua comunhão com a natureza humana. Enquanto que todos aqueles que nos chamam de obscurantistas, ao se auto-autorizarem a fazer todas as coisas, pensar todas as coisas, colocando-se como medida, apresentando 'um moralismo vago que quer apagar Deus da vida pública da humanidade', como diz Bento XVI, estão na verdade, levando a humanidade para a beira do precipício, cegos guiando outros cegos como nos fala o Evangelho.

A opção pelo amor ardente a Deus e ao seu Reino continua a disposição. Nossa alma imortal tem saudade e anseia por esta comunhão de amor e o GPS que há no interior de cada um aponta o caminho de casa, a casa do Pai. E lá não há intelectuais e analfabetos, doutores e empregados, gays e heteros, modernos e ultrapassados, extremista de lá ou de cá, não há categorias, nem muçulmanos, nem judeus, nem democratas ou republicanos, petistas ou anti-petistas, há somente filhos e filhas amados convidados ao banquete do Amor e da Misericórida...

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá irmã!

Gostei muito do seu blog pois assim podemos conhecer mais da missão em Israel.Fica com Deus.

Na alegria de sermos Shalom
Raiane

Qd puder, visitar o blog dos Amigos do Shalom de Petrolina-PE:
http://www.amigosshalompetrolina.blogspot.com/