terça-feira, 2 de junho de 2009

Alegria em Pentecostes - Parte 1

E não é que a salinha no andar superior estava aberta à visitação e eu entrei lá e rezei em todas as línguas que sabia, chorei com todas as lágrimas que pude e me alegrei intensamente no Espírito e em meu espírito, por poder ver e viver o que estava vivendo: Pentecostes no Cenáculo em Jerusalém !?

O lugar é pequeno, cabem umas 80 pessoas de pé, em círculo, no máximo, mas aquelas pedras testemunharam grandes mistérios: Jesus lavando os pés dos apóstolos, partindo o pão e fazendo berakah, criando e instituindo a Eucaristia e depois da sua morte, o Cenáculo transformou-se em refúgio, com certeza a primeira igreja do mundo! E os mistérios continuam: foi para lá que Maria Madalena correu para contar que tinha visto o Senhor ressuscitado, foi de lá que Pedro e João correram para chegar ao Sepulcro, vazio. Aquelas pedras brilharam na presença de Jesus Vivo que seguramente esteve ali com os apóstolos que com Ele comeram e conversaram, muito especialmente Tomé, que aos prantos declarou: meu Senhor e meu Deus!´

Ao escrever meu coração ainda salta de emoção e de gratidão tamanha a força da experiência que tive, eu e as mais de 50 pessoas ligadas à Comunidade entre amigos, parentes dos amigos, recém-convertidos, aqueles que Deus escolheu, para derramar a força do seu amor em um novo Pentecostes. Foi demais! Quando eu olhava para aquelas pedras, simetricamente dispostas em quatro paredes altas, terminadas em arco, e pensava no que acontecera ali antes e depois da Ressurreição de Jesus minha alma pulava de alegria! E minha mente não parava de pensar: Jesus Vivo e glorioso, com as marcas da Cruz em seu corpo esteve neste lugar que meus olhos contemplam! Ele! Ele mesmo, transfigurado!

Um dos mais fortes insights ou iluminações foi compreender que ali também nasceu a vocação Shalom como germe fecundo e eterno a ser manifestado no tempo e ha história na Eucaristia do dia 9 de julho, 1982 anos depois na presença de João Paulo II, sucessor de Pedro. Foi ali que Jesus expressou e soprou seu Shalom e Seu Espírito para os seus... outro incrível mistério do tempo e da hora do Pai. Entendi como nunca o que significam as palavras de Jesus a respeito da obra do Espírito Santo que revelaria toda a Verdade...

Nós entramos no Cenáculo por volta das 11 horas e lá ficamos por mais de hora cantando, louvando e longamente cantando no Espírito e orando uns pelos outros. A portinha de entrada aberta a todos atraiu e levou alguns turistas e peregrinos a terem uma experiência inesperada de toque profundo do Amor de Deus, o próprio Espírito Santo. Houve muito choro de libertação, muitas almas sendo lavadas, muitas pessoas encontrando Jesus ressuscitado! E a música não acabava, sendo regida pelos anjos. Sem muita preocupação com o tempo adoramos o Senhor e usufruimos de Sua ação e presença entre nós. Mais uma vez suplicamos a poderosíssima intercessão de Nossa Senhora para que a promessa de Jesus se cumprisse, e nós tocamos com nossos dedos o toque de Deus.
Intercedemos pelo mundo inteiro, por todos os continentes, pela Igreja e pelo Santo Padre - já desde a viagem rezemos o terço pedindo que houvesse um Pentecostes em toda a face da Terra! - e é claro, pelas pessoas e intenções que trazíamos no coração. Com minhas lágrimas os nomes brotarem abundantes em meus lábios e eu não me esqueci de ninguém. Mas muito mais do que eu, o próprio Espírito do Senhor, aquele que ressuscitou Jesus dos mortos, foi ao encontro de cada um, consolando, falando, manifestando-se, disso eu não tenho dúvida.
Amanhã tem mais!
Shalom!

Nenhum comentário: