sábado, 30 de janeiro de 2010

Antes de voltar para casa

Amanha de tarde sigo para Lagos com o padre Christopher (tem que ir de aviao, de carro sao quase 7 horas de viagem), e la' dormiremos num colegio de religiosas para poder de manha com tranquilidade seguir para o aeroporto. Como o tempo esta' abafadissimo e meio nublado, mesmo sem chover, tem dias que nao tem teto e os avioes partem com muito atraso e nao vale a pena correr o risco de deixar tudo para segunda-feira. Estou com vontade de chegar em casa e sentir uma temperatura mais fresquinha... Sera' que ainda esta' frio? Bota, meia fina, cachecol, blusa de manga comprida, sobretudo... so' de pensar da' aflicao. Pensei ate' em ir vestida 'a carater com um dos modelitos nigerianos...acho que seria divertido. Talvez abra uma butique... com certeza ja' tenho um vestidao tipo bata para ir 'a praia no proximo verao em Tiberiades. Em casa veremos depois como fazer. Nao param de me dar presentes querendo agradar e me tornar nigeriana, meio branquela, mas uma com eles.
Acordei especialmente cansada e meio ruim do intestino - nem sei se isso e' coisa que se coloca na internet - e estou a base de cha' sem acucar e ate agora so' ingeri tres cream-cracker. Em meu coracao tenho a gratidao da missao cumprida do melhor jeito que consegui, com a graca de Deus que foi abundante e me jogou no fogo! Na hora do almoco fiquei conversando com 3 padres da casa e da paroquia, sem contar o padre Christopher que e' o paroco e na hora nao estava presente, sobre a beleza da vigilia da noite passada que eles deixaram por minha conta! Pense num desafio! E' que as pessoas daqui tem uma tradicao catolica muito forte e solida por conta dos ingleses e ha' uma solenidade, uma ordem e um respeito com o sagrado nas celebracoes digna de ser imitada e aprendida por todos que sao dados a uma baguncinha, no entanto os pentecostais tem feito um desastre na mentalidade do povao que precisa ser formada na identidade catolica principalmente no que diz respeito 'a Liturgia. E' a formacao que falta. Tambem a musica e' outro ponto que talvez no's como Comunidade possamos ajudar. Tudo esta' nas maos de Deus e no kairos perfeito de sua graca.
Ontem foi uma grande aventura. Rezamos os quatro tercos e em cada misterio eu fiz uma breve meditacao, oracao, entrega, intercessao. E' como se eu os ensinasse a melhor rezar, contemplar, usufruir da oracao do rosario. O povo de velas em procissao rezando com muita piedade me emocionou. Eram umas tres mil pessoas. Durou 2 horas e meia. Depois a missa. O padre pediu que eu fizesse a homilia mesmo havendo 5 padres presentes! Meus joelhos tremiam mas obedeci. Depois houve a adoracao ao Santissimo Sacramento e eu sugeri que um altar fosse colocado no meia da arena. E assim foi feito, so' que na hora H ninguem sabia direito o que fazer e ai' la' fui eu novamente liderar a oracao, a adoracao, de um jeito novo, de um jeito verdadeiramente carismatico e Shalom de ser. So' havia duas musicas de adoracao que o padre Christopher trouxe de Ars na Franca, e com elas a gente se virou. Uma delas, muito ungida, criada pela Comunidade das Beatitudes chamava o Senhor de Adonai, Eloim. Foi lindo ver aquele povao talvez pela primeira vez na vida experimentar a paz e o amor de Jesus, enfim Seu Shalom. Em certo momento os padres pegaram oleo e ungiram as pessoas, em grupos, segundo as necessidades. E eu, com o olhar e o coracao fixos em Jesus e os ouvidos interiores no Espirito Santo, ia proclamando com grande coragem e fe' o que Deus estava fazendo. O maior desafio alem do passo na fe' e' o passo continuo de fazer tudo isso em ingles, de um jeito claro que todos entendam. Haja coracao! Mas Deus fez muito e eu estou exausta. Hoje os padres nao queriam falar de outro assunto por causa da paz que experimentaram pessoalmente e porque viram o que e' ser carismatico. Eu mesma me surpreendo demais com tudo, mas louvo o Senhor por poder com amor e humildade servi-lo sem falsa modestia. Afinal, dei ou nao dei minha vida por amor a Ele e ao Reino?
Agora, eu so' quero mesmo e' chegar em casa. Mas amanha ainda tem missa festiva vestida de nigeriana - o vestido preto e branco ficou lindo! - e a dificil parte da despedida. Sei que minha vida sera' marcada pelo antes Nigeria e pos Nigeria. Me deram um nome lindo em ibo, Adaeze (fala-se Adeze), dado por uma crianca, um menino, que significa the king's daughter... morto de lindo, fala serio! Agora virei Sister Adaeze... a filha do Rei! Beijos a todos e ate' breve. Uma coisa e' certa: a Deus nada e' impossivel e nunca e' tarde!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Elena!!!
Como suas partilhas estão me enchendo de coragem de me doar mais ao Senhor pelos irmãos...pois pra Deus nada é impossível!!

Shalom!!
Fica com Deus minha irmã!
Raiane
Petrolina-PE

Anônimo disse...

Querida Elena,
que linda experiência! Tenho certeza que será mesmo um marco na sua vida, o que significa que você vai ficar melhor ainda, meu Deus!
Aguardo sua volta ansiosamente.Boa viagem!
Shalom!
Berenice