domingo, 28 de novembro de 2010

Tempo novo

Ainda valem as fotos que ilustram fatos marcantes que valem a pena ser partilhados.
Esta foto foi tirada no asilo em Isifya que os irmãos e Moysés fizeram questão de conhecer, obra de promoção humana da missão de Haifa.
Em ordem: Pe.João, Pe.João Paulo, Cândido, Elena, Moysés, Viviane, Cristina, Glória, Lorena e Yara. Na frente: Soraya, Adeeb abraçando o Sharif e Daniele.


A mesma 'gangue' no terraço do asilo vendo o panorama da Galiléia numa manhã esplendorosa de outono.
A diferença é que os óculos escuros foram acionados.


O almoço que teve a seguir para toda a Comunidade mais os dois sacerdotes melquitas que servem a vila, Abuna Emile (mora em Isifya de onde já foi pároco mas hoje serve em outra vila) e Abuna Samir.
A comida árabe agradou a todos e a simplicidade do Moysés também foi apreciada e notada pois a igreja oriental, por ser muito tradicional, tende a resistir às mudanças, à Renovação Carismática, aos Movimentos, Novas Comunidades... pergunte à turma do Neo-Catecumenato como é a vida deles em Israel... Mas nosso Fundador com seu jeito muito humano e humilde, sem fazer força para ser ou parecer o que não é, acaba sendo instrumento poderoso do Espírito Santo que toca os corações e vence as resistências.
Esta manhã e almoço marcaram um passo a frente na acolhida do Carisma e da Comunidade na vida da diocese de fato e não de teoria. O primeiro sinal dessa mudança foi o Abuna Samir oferecer-se para celebrar na quarta-feira no asilo para que a Comunidade - Vivi e Cristina especificamente - para elas e os idosos não ficassem sem Eucaristia. Nos outros três dias Abuna Emile já celebrava e continuará celebrando. Deus é fiel e não há nada que lhe agrade mais do que um coração humilde.


Essa eu vou imprimir.
Moysés conversou um pouquinho com nós três que começamos a fazer uma experiência nova como Aliança Missionária, e pediu em oração que o Senhor nos guiasse para fazer somente a Sua vontade e que Nossa Senhora nos protegesse e intercedesse para este 'novo' do coração de Jesus que nós nem sabemos direito direito para onde vai, mas queremos pois queremos o que o Senhor quer e nada mais.


As fotos a seguir são a parte dois deste tempo novo que é o título deste post e que tem a ver com o Advento que se aproxima e aquilo que Deus nos dá de surpresa para nos falar ao coração, nos dar o Seu Amor e nos libertar.
Falo de um presente de fim de ano - fim de ano litúrgico - que aconteceu ontem, dia 26 num passeio promovido pelo bispo, completamente inesperado para mim. Foi um dia de convivência para os padres e suas esposas - é engraçado falar assim - mais religiosas e alguns funcionários da Cúria, e nessa turma eu estava incluída. Como a Cristina volta para o Brasil dia 20 de dezembro após cumprir seus dois anos como Aliança Missionária, já tendo passado antes dois anos em Propriá - é muita coincidência, fala sério! - eu pedi uma vaga para ela poder conhecer os lugares onde íamos. Graças a Deus deu certo e foi um dia muito cheio de belas vistas.

Saímos de Haifa para Nazaré e de lá para a direção de Jericó, na Samaria descendo para a Judéia, região desértica de Israel, ao sul do páis.
No caminho paramos num mosteiro ortodoxo para um café da manhã.
Tudo meio pobre e meio mal cuidado, talvez por ser território palestino, a Cisjordânia, mas talvez simplesmente por ser ambiente penitencial...Não sei. Fiquei logo pensando em Santo Antão e nos monges do deserto dos primeiros séculos. Numa parte que visitamos havia o local dos mosaicos com artesãos cortando pedrinhas e colando pacientemente uma a uma. Coisa mais incrível! Lindo mesmo. Tirei algumas fotos pensando mesmo em partilhar no blog pois, assim como eu, creio que poucas pessoas já viram um mosaico sendo feito num mosteiro ortodoxo!



Os desenhos são feitos à mão, à lápis e depois as pedrinhas vão sendo colodas uma a uma. O que me chamou atenção foi ver o artista escolhendo a pedrinha de tamanho exato para cada espaço, numa paciência e cuidado impressionantes. Amor ao Belo que remete a Deus, Ele que é a própria Beleza. Fico pensando em cada pedrinha que Ele vai ajeitando em seu amor e sabedoria para formar em nós a face bela e perfeita que nos concedeu em Jesus... e corta daqui, ajeita dali, reveste acolá, pole, limpa, brilha, reveste de ouro, cores escuras e cores claras, apara, troca, e o esplendor da obra de arte se revela.



 Só um detalhe para ilustrar o que acabei de falar num jogo harmonioso de cor, forma e tamanho.



 Pássaros e uma tijela. De cabeça pra baixo?
E não é assim que tantas vezes nos sentimos? Mas nem por isso deixamos ser pássaros e obras de suas mãos de amor.


Quando saímos do mosteiro seguimos para uma área militar de Israel fortemente cercada por onde se entra somente escoltado com um jipe do exército, que vai dar nas marges do Rio Jordão onde ele faz divisa com a Jordânia. Neste lugar Jesus foi de fato foi batizado.
O rio Jordão nasce na Jordânia e segue seu curso por Israel e é possível visitar um ponto turístico na região de Tiberíades que é sempre lotado onde se entra no Jordão e os evangélicos gostam demais de vir celebrar batizados. Vem protestante do mundo inteiro. 
Esta área porém, que fomos ontem, é mais rara de se visitar. Levamos quase 20 minutos esperando o jipe chegar para nos escoltar até às marges do rio, como se ve na foto acima, e outros 20 para sairmos. Do lado de cá da foto é Israel, do lado de lá, Jordânia. Quando nossa turma começou a cantar umas canções melquitas tradicionais bem lindas, em árabe, os turistas do lado de lá tiraram dúzias de foto e começaram a acenar.



Eu e a Cristina para guardar de lembrança. Também pedimos no coração que o Senhor renovasse em nós a graça do batismo e de quebra eu enchi uma garrafinha de água do rio para ela levar para a mãe de presente, no Amapá.


A turma da nossa peregrinação-passeio-lazer de fim de ano.
Dá para notar os turistas do lado de lá, Jordânia?

Alguns padres que estavam no grupo, infelizmente nessa hora D.Elias Chacour não estava por perto. 


 Os padres muito conversadores, árabes, simpáticos, puxando conversa com os soldados israelenses super armados que acabaram não resistindo e relaxando um pouco. Por mais que me acostume, não me acostumo ao ver os soldados entrarem no ônibus principalmente nos check points - lembrando que estávamos entrando ou saindo da Palestina para Israel - armados até os dentes...É tão invasivo e violento... Só de pensar que no Rio de Janeiro a situação está igual ou pior... 'Senhor misericórdia de nós que nos afastamos tanto do teu amor e dos teus caminhos e tornamos o mundo tão desumano...'


Eu com duas grandes amigas e irmãs! Como eu queria ter levado todas as meninas de casa comigo... fica para a próxima vez, se Deus quiser.


Vista do rio Jordão que mais parece um córrego, para quem é brasileiro e está acostumado com muita água, mas vale a pena, claro, ver pois foi neste lugar que o céu se abriu e o Senhor manifestou sua voz de Pai dizendo que ouvíssemos o Filho bem Amado a quem Ele ungia em plenitude com o Espírito Santo para Ele ser o Salvador do Mundo. Aqui Jesus foi chamado de Cordeiro de Deus por João Batista, o Cordeiro que tira o pecado do mundo.


A última fase da visita foi entrar em Jericó que dizem que é uma cidade com aproximadamente 10 mil anos. Na mesma hora me lembrei da musiquinha do princípio da Renovação Carismática que dizia 'vem com Josué lutar em Jericó... e as muralhas ruirão'. Muralhas eu não vi, mas subimos de teleférico até o alto do monte onde Jesus após o batismo no Jordão foi guiado pelo Espírito Santo para ser tentado e vencer Satanás. A vista do alto é belíssima e esta foto tirei-a de dentro do teleférico.

Foi uma grande graça de Deus passear, estar junto, rezar e interceder por todos, todos que guardo no coração. Enquanto descia e depois ao caminhar  em Jericó acompanhando a mulherada que fazia verdadeira feira da semana pois, frutas e verduras nessa região são muito mais baratas que em Israel, eu agradecia por tudo e pelo tanto que o Senhor tem me dado e dado àqueles que vivem comigo, perto de mim. São tantas graças, é tanto amor, são tantas orações respondidas, nas famílias, entre os amigos... Não faltam as lutas mas enquanto lutamos o Senhor nos fortifica os braços e o coração. É assim que sinto e percebo, confirmando o que diz a Palavra de Deus.
Que bom que é Advento e que é tempo de agradecer e de começar tudo de novo, de querer amar mais e melhor, de querer ser mais aberta para viver a maravilhosa liberdade de filha de Deus. O segredo é querer todo o tempo e em todas as circunstâncias a bendita vontade de Deus. 
Amanhã tem mais, há sempre o que contar e partilhar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Elena!

O post ficou maravilhoso.Bendito seja Deus que te enviou em missão em Israel e que de certa forma nos enriquece também com cada experiência,partilha,cada foto.
Os mosaicos?Incrível!
Abraços
Valéria-Ba