segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Nova Geração

Que festa extraordinária a de hoje: a da comunhão de todos os santos! Claro que não vou pensar em Halloween e muito menos dizer que acredito em bruxa, como fez alguém no twitter após a vitória da Dilma. Mesmo sendo engraçado não é bem isso que o Senhor espera de nós. Venceu a democracia, venceu legalmente a vontade da maioria por permissão de Deus. Continuemos nós católicos, servos, consagrados, da igreja militante, povo de Deus, que caminha em comunhão com o Santo Padre Bento XVI, a defender os valores da vida e a vida de santidade, encarnada e coerente. Sejamos nós pobres ou de classe média, do nordeste, ou do sul, onde for, a viver o amor ao Senhor acima de todas as coisas.

Estas classificações sociais existem mas não são elas as que mais contam para nós. Somos livres em Cristo Jesus, somos todos pecadores necessitados de sua compaixão e amor, somos todos filhos do Deus altíssimo, que é cheio de benevolência. Ele é o Pai, e nele somos chamados ao amor, ao serviço, à partilha, à pobreza, à obediência e à castidade, como  irmãos.
Estas categorias vindas da economia quando absolutizadas acabam nos enrolando e nos levando a cometer injustiça. Tenho um amigo que é negro e nordestino, de origem humilde, que hoje em dia é pós doutor, respeitado, com carreira universitária sedimentada. Eu sou branca e do sudeste, de classe média, sem emprego, aposentadoria ou inss, missionária no exterior. Quem é mais pobre, ele ou eu? Quem é mais burguês, ele ou eu? Serei eu digna de ódio e desprezível pelos que 'veneram' e ainda crêem na decrépita teologia da libertação por ser branca, de classe média e por ter passaporte italiano, como filha de imigrante? Será ele uma eterna vítima, inferiorizado, mesmo não sendo?
Louvo a Deus por viver este tempo pós Vaticano II, e por ver uma grande leva de povo de Deus de todas as raças e nações, de todas as cores e línguas, que são a geração João Paulo II. Repito, geração João Paulo II! Netos de João XXIII e Paulo VI que tanto bem fizeram à Igreja e o mundo! Gente jovem e também de meia idade que ama a Igreja, a vida, a beleza, a castidade, o estudo e a Verdade, Jesus Cristo, a Virgem Santíssima, a Eucaristia, a Tradição, a obediência ao Santo Padre, a família, a teologia do Corpo, as novas comunidades, a nova evangelização, que ama os pobres e querem ver justiça mas sem tirar da vida a transcendência e o amor, como fez a Teologia da Libertação. Esta geração que avança no serviço e na vida de oração planta sementes de esperança e de um catolicismo santo e humano, revigorado e iluminado pelo Espírito Santo, Ele que sempre une, vivifica, inunda de amor e é capaz de unir fé e razão.  

Há um grande nós, na face da terra que tem feito a diferença, a nova primavera da Igreja como disse João Paulo II e repetiu carinhosamente aos jovens na Inglaterra o Papa Bento XVI, que não perdeu a fé e a encarna cada vez mais sincera e lucidamente gerando um sopro novo de vida no mundo.

Rezemos uns pelos outros, santos e santas de Deus! E que os santos e santas que já estão na presença do Senhor e o vêem face a face também intercedam por nós!
Amém. 

Um comentário:

Anônimo disse...

OI Elena!!!

Que Deus abençoe todos da missao!
Conte com minhas orações.
Shalom!!

Raiane
Petrolina-PE