sexta-feira, 15 de junho de 2012

Corpus Domini, Cuore Domini oggi e sempre

Quantos dias se passaram... quanta dificuldade para encontrar um novo ritmo de vida no meio de tantas novas realidades e irmãos... facilmente vejo o tempo correr entre os dedos, sem desperdiça-lo, porém. São novos encontros e novas vozes, outras pessoas a serem conhecidas e amadas por mim em minha enorme pobreza. Como ainda é preciso crescer no amor verdadeiro e desinteressado...só deixando Jesus fazer. Enfim, o que mais importa é que tenho conseguido rezar com paz e sincera necessidade minhas duas horas diárias antes de ir para a aula na bela capela da casa comunitária, a casa feminina, da missão de Roma, que fica no jardim da Casa Mãe das Ursulinas em Roma. Um pedaço considerável de verde, de pássaros e árvores, muitas florezinhas no coração de um bairro elegantge romano, o Nomentano, um verdadeiro refúgio. Depois do café vou rezar na capela e da janela contemplo um gramado enorme e fico me distraindo com os passarinhos que vem cantar laudes e os salmos comigo. Assim que termino saio para a aula e nesse movimento levo uma hora para ir e outra para voltar, o que eu acho ótimo porque me permite caminhar, andar de ônibus - eu não sobreviveria ficar sem andar de ônibus depois de quatro anos no sobe e desce entre Haifa e Isifya - rezar meu terço e ver e ouvir as pessoas em bom italiano. Assim que desço do ponto do ônibus passo nessa capela de S.Maurício, se não me engano este é o nome, que tem o Santíssimo Sacramento exposto ao público, e cumprimento, adoro, fico um pouquinho com Jesus. Tirei essa foto para todo mundo ver e se lembrar de fazer o mesmo, todas as vezes que tiverem oportunidade. Adorar Jesus vivo no Santíssimo, Ele que é o coração do mundo, a alma da humanidade, o sentido de toda a vida, a fonte de todo amor. Quem precisa é só chegar perto e deixar-se amar pois Ele sempre está lá e nos espera, nos espera... Bom é lembrar que se semana passada tivemos a festa de Corpus Christi, amanhã é a festa do Sagrado Coração de Jesus. Seja o Corpo, seja o Coração, não falamos de partes mas de Deus inteiro, todo amor, todo Homem, Jesus.

Com Cristiano Pinheiro e Ana Lúcia a espera da missa de Corpus Christi que seria presidida pelo Santo Padre nas escadarias da Basílica de San Giovanne Laterano, onde a Comunidade teve várias celebrações há um mês atrás.

Parte da turma da Obra e da missão de Roma que estava presente. Ao fundo a Basílica. Eram sete da noite e parecia cinco porque com o verão anoitece quase as 9 da noite, com isso ninguém consegue dormir cedo.

Saindo da frente da Basílica no fim da missa para nos unirmos à multidão que se uniria ao Santo Padre e aos milhares de religiosos, padres e freiras, povo de Deus em procissão pelas ruas de Roma até a Basílica de Santa Maria Maggiore.

Na procissão vem primeiro os leigos e algumas associações como Filhas de Maria, Grupos de Oração de S.Pe.Pio, muita gente na procissão e um tanto ainda maior do lado de fora, esperando o Papa passar.

Para quem ama o Pe.Pio e pede a sua intercessão. Como ele é famoso por aqui, impressionante! Que ele que nos ajude do Céu a sermos tudo o que Jesus tem preparado para nós como batizados e consagrados Shalom.

Depois dos leigos e das associações leigas, as religiosas. Uma quantidade enorme de hábitos e rostos de todas as raças e idades. Lindas!

Primeiro os seminaristas e então os padres, graças a Deus muitos padres e a maioria rezando e cantando com tanta piedade que foi fácil ficar emocionada e interceder por eles agradecendo pelo dom que eles são.

Depois vieram os bispos e os cardeais. Vimos o padre Daniel Ange que parou em frente a turma do Shalom e reconhecemos alguns cardeais.

Todos os celulares em punho e as máquinas fotográficas para receber o Santíssimo Sacramento e o Santo Padre, também ele sacramento vivo de Jesus no meio de nós. Eu já tinha visto esta procissão e missa na televisão mas participar dela ao vivo foi um grande presente de Deus. Fiquei muito emocionada e as lágrimas e o louvor me transbordavam livres do coração pelo amor que tenho à Igreja Católica e pelo que ela é de Bem para o mundo e para todos os homens, tudo dom e graça do Pai.

O carro se aproximando e Jesus Eucarístico nele adorado pelo Santo Padre publicamente. Como não querer fazer o mesmo? A homilia dele nesta missa fez uma síntese fabulosa, didática, inequívoca, sábia e providencial, unindo e explicando os dois mistérios que não se contrapõe mas se complementam: a celebração eucarística e a adoração ao Santíssimo Sacramento. O Papa explicou onde está a interpretação equivocada que se fez depois do Concílio Vaticano II separando estas duas realidades e com unção e clarezas do Espírito nos mostrou porque e como fazer. Vale a pena buscar, ler, estudar e viver o que ele nos ensinou.

Só mais de perto mesmo a foto não sendo muito boa. Nós te adoramos Senhor Jesus no Santíssimo Sacramento do altar! Que tudo o que existe em nós bendiga o teu Santo Nome como diz o salmista.

Acabando de passar por nós. A partir desse ponto a multidão se mexe e segue cantando. Nas janelas as pessoas saem e colocam toalhas e flores coisa mais linda. Milhares de fotos, milhares de turistas, Deus permita, milhares de corações se convertendo e sentindo saudade de Deus, de Jesus...

Vendo mais de longe e o povo caminhando. Fiquei impressionada com a quantidade de pessoas, adultos, muitos homens, famílias inteiras, carrinhos de bebê em plena quinta-feira, depois de um dia de trabalho. Jesus é ainda amado e adorado por muitos e muitos...

Virando uma esquina já na direação do fim da procissão.

Só uma brincadeira para o Cristiano Pinheiro como um recado de Deus: frase deixada na porta de uma das igrejas que passamos no caminho. Adora o Senhor e caminha com Ele. Serve para o Cristiano e para todos nós :-).

No fim da procissão em frente a Basílica de Santa Maria Maggiore onde houve a bênção do Santíssimo Santíssimo dada em latim - será que vale mais? - pelo Santo Padre. A grande maioria das pessoas se ajoelhou no meio da rua. Pense numa emoção! Depois a multidão se dispersou e voltamos para casa de ônibus. Já era mais de dez da noite. No meio da multidão reconheci o Pe.Giovanni, carmelita idoso que mora no Stella Maris em Haifa e que estava em Roma sei lá porque, mas ele não me viu. Mas uma coisa é verdade: Jesus me viu e viu a cada um que esteve lá e no mundo todo para adora-lo, para agradecere pelo dom da Eucaristia, pelo dom do Espírito que a torna real e Jesus presente, pelo dom da fé católica que nos faz viver desse e para esse mistério até sermos completamente transfigurados Nele...

Um comentário:

Anônimo disse...

Deus te abençoe Elena!!!

Shalom!

Raiane
Petrolina-PE